foto de sustentabilidade na moda
|

Maneiras de combinar a moda e a sustentabilidade!

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é conhecida por ser uma das mais poluentes que existem, segundo dados do relatório “A new textiles economy: redesigning fashion’s future” feito pela Ellen Macarthur Foundation, 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa são liberadas no meio ambiente por ano. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, que tem como assunto principal a moda e a sustentabilidade, US$ 500 bilhões são desperdiçados com peças de roupas pouco ou nada usadas, que são descartadas em aterros sanitários.

Como falamos acima, a sustentabilidade é um assunto muito atual e que não pode ser mais ignorado. Existe uma preocupação decorrente da limitação de recursos disponibilizados pela natureza, assim como crescentes levantamentos que mostram que é preciso encontrar soluções que minimizem os danos causados pelas atividades humanas.

Segundo uma pesquisa realizada pela ONG Global Footprint Network, a humanidade já esgotou seu conjunto de recursos renováveis em um ano, por isso existe uma necessidade imediata de rever as ações, formas de produção e começar a se reinventar. Felizmente, as novidades que surgem com a transformação digital e a conscientização do consumidor abrem espaço para um universo com potencial para reestruturação do uso de matérias primas e recursos naturais na indústria têxtil.

Confiram abaixo diferentes maneiras de combinar a moda e a sustentabilidade:

Investimento em matérias-primas sustentáveis

Algumas das razões que fazem com que a produção têxtil tenha potencial de se libertar do posto de ser um dos setores que mais poluentes do planeta é o manejo sustentável dos recursos e respeitar os critérios ambientais e sociais.

As matérias biodegradáveis abrem espaço para certificações e selos que indiquem que uma empresa ou indústria de confecção investe e está alinhada ao cumprimento de soluções que afetem de forma sistêmica o segmento do qual fazem parte.

Porém, a ligação da moda com a sustentabilidade não pode estar apenas no uso de matérias-primas diferenciadas ou até mesmo na confecção de peças que são feitas a partir da reciclagem dos resíduos. É preciso adotar uma abordagem ampla: econômica, cultural e ambiental – para assim gerar negócios.

Para reduzir o impacto no meio ambiente, é necessário investir em matérias-primas sustentáveis. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
Para reduzir o impacto no meio ambiente, é necessário investir em matérias-primas sustentáveis. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Uso eficiente de água

A indústria da moda consome bilhões de metros cúbicos de água anualmente. Diferentes estudos e levantamentos indicam que para confeccionar apenas uma calça jeans, são necessários cerca de 11 mil litros de água!

Para reduzir o impacto no meio ambiente, a reutilização de água e maior eficiência na aplicação deste recurso — tanto na indústria têxtil quanto nas lavanderias que realizam tratamentos e beneficiamentos em tecido — são maneiras que apresentam grandes resultados.

A indústria têxtil é uma das que mais consome água anualmente. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
A indústria têxtil é uma das que mais consome água anualmente. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Adequação da força de trabalho

Entrando na esfera social, a moda, para ser mais sustentável, necessita respeitar um modelo de produção que não coloque o trabalhador em cenários de sobrecarga de trabalho. Para se atingir tal modelo, o uso inteligente da automação industrial, assim como a readequação das demandas, contribui para boas práticas tanto ambientais quanto sociais.

Ainda que a prática do fast fashion ainda seja muito comum e predominante no setor, cada vez mais cresce a procura por peças duráveis, de melhor qualidade e que sejam produzidas em um ciclo que se difere daquele que consagrou a moda rápida. Ou seja, os consumidores estão mudando seu pensamento e cada vez mais dando preferência ao consumo consciente.

Outra mudança que está acontecendo no setor é os compromissos com a sustentabilidade que grandes marcas estão tendo. Um reflexo deste movimento é a Global Fashion Agenda, um fórum pioneiro para a sustentabilidade na moda. Nomes como Prada, H&M estão assumindo comportamentos e práticas sustentáveis para mudar e melhorar o sistema têxtil.

A moda, para ser mais sustentável, necessita respeitar um modelo de produção que não coloque o trabalhador em cenários de sobrecarga de trabalho. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
A moda, para ser mais sustentável, necessita respeitar um modelo de produção que não coloque o trabalhador em cenários de sobrecarga de trabalho. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Reciclagem de resíduos

Um dos grandes problemas na indústria têxtil são os descartes de resíduos no meio ambiente. Em uma confecção, retalhos e resíduos fazem parte da rotina produtiva, no entanto, recursos proporcionados pela transformação digital começam a permitir um melhor aproveitamento de tecidos. O que faz com que haja uma quantidade muito menor de sobras, tanto de tecido, quanto de outros aviamentos usados que geralmente acabam sendo descartados no lixo.

Uma ótima ideia para quando houverem sobras de tecidos ou retalhos, é usá-los para criação de novas peças, prática que está ficando cada vez mais populares dentre grandes e pequenas marcas de moda. Esta prática é encontrada em peças de patchwork e também em trabalhos relacionados com iniciativas sociais — com uso, ainda, na decoração e no desenvolvimento de artes.

Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Estas são apenas algumas maneiras de relacionar a moda com a sustentabilidade. Já conhecia alguma delas? Qual sua opinião? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre onde são feitas as bolsas Louis Vuitton

Onde são feitas as bolsas da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa-post-conheca-a-prada-arque-nova-bolsa-da-prada-041023

Quantas lojas da Prada tem no Brasil? Descubra onde estão localizadas!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre peças clássicas para usar em looks de trabalho

4 Peças Clássicas para usar no look de trabalho

Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
capa do post de best of louis vuitton black week

Editor’s Choice: Peças Louis Vuitton Clássicas

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre mini bags para presentear sua mãe

As Mini Bags de Marcas de luxo para presentear sua mãe!

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

Vivienne Westwood: O Guarda-Roupa Pessoal da Estilista vai a Leilão!

Atenção, fashionistas de plantão! Uma notícia empolgante está sacudindo o mundo da moda: o acervo pessoal da icônica estilista Vivienne Westwood estará disponível para arremate em um leilão. O evento que acontecerá em breve, está agendado para junho, em Londres. Para os admiradores de uma das grifes britâncas mais importantes do século, essa será uma…
capa-post-gucci-e-sustentabilidade-180123

Quantas lojas Gucci existem no Brasil?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre acessórios queridinhos para apostar

Favourite Accessories: 4 Acessórios queridinhos para investir

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post de modelos de bolsas chanel queridinhos do momento

Quanto custa uma bolsa da Chanel nos Estados Unidos?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Gabrielle Chanel, a maison foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de modelos de sapatos de luxo para investir

4 Sapatos de Marcas de Luxo para presentear sua mãe

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

A Nova Bolsa Bottega Veneta: Conheça a Lauren 1980, o Modelo do Momento!

Prepare-se, pois a sua lista de desejos por acessórios de luxo está prestes a ganhar um novo item de destaque. A nova bolsa Bottega Veneta, a Lauren 1980, promete conquistar os corações de fashionistas em todo o mundo. Fundada em 1966 em Vicenza, por Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a etiqueta italiana rapidamente se tornou uma…
capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

Quantas lojas da Chanel existem no Brasil?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…