Capa do post sobre moda sustentável

Moda e o seu impacto no meio ambiente

É comemorado hoje, 21 de Março, o Dia Mundial da Floresta, um dia onde se deve refletir sobre os impactos que nossas ações tem no ecossistema, como devemos preservá-lo, principalmente as florestas, a fim de manter a vida no planeta.

A indústria têxtil é considerada como a segunda mais poluente do planeta, sendo responsável por emitir dentre 8 a 10% de carbono na atmosfera, além de gerar uma grande quantidade de resíduos.

Confiram mais sobre o que é o significado do dia da floresta e como a moda impacta no meio ambiente:

O que é o Dia Mundial da Floresta?

Pensando na necessidade de conscientizar e sensibilizar a população mundial sobre a importância das florestas para a manutenção da vida no planeta Terra, em 1971, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sugeriu a criação do “Dia Mundial da Floresta”.

O dia escolhido para a comemoração da data foi o 21 de Março, em virtude de ser o dia em que começa a primavera no hemisfério norte, onde partiu a ideia da celebração. Então, no ano seguinte, foi comemorado na Europa e diversas regiões diferentes do mundo o “Dia Mundial da Floresta”.

Algumas décadas mais tarde, em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma resolução para a criação do “Dia Mundial da Floresta”, que seria comemorado na mesma data sugerida pela FAO na década de 70, anualmente. A estabelecimento em um nível mundial da celebração surgiu no intuito de reforçar a importância dos ecossistemas florestais, bem como a importância de todos os ecossistemas para o desenvolvimento sustentável e a necessidade de preservá-los.

imagem florestas

Moda e o Impacto no ecossistema

Segundo a ONU, tanto os desmatamentos quanto o manejo da terra são responsáveis por 17% das emissões de dióxido de carbono (um dos principais gases que contribuem para o aquecimento global) geradas pelo ser humano.

A indústria da moda é uma das que mais contribui para a emissão de gases no mundo, segundo o  Measuring Fashion: Environmental Impact of the Global Apparel and Footwear Industries Study que foi elaborado pela consultoria Quantis, em 2018, a indústria da moda foi responsável por emitir cerca de 8% de todos os gases estufa.

Um ano antes, em 2017, o relatório Pulse of the Fashion Industry, lançado pelo Global Fashion Agenda, já havia colocado a moda como responsável pela emissão de 5% de CO2 em 2015 – porcentagem que foi 21 vezes maiores que os setores de aviação e navegação combinados, o que totalizou 1.2 bilhões de toneladas de CO2.

moda consciente

Ainda segundo as estimativas do Global Fashion Agenda (GFA), com o aumento da produção estimada para 2030, a contribuição da moda para o colapso climático deve aumentar 63%, já segundo a Quantis, este valor pode chegar a 49%.

Todos os relatórios sobre o impacto da moda até hoje destacam que a maior concentração de emissões de CO2 está na fase de produção da matéria prima, que abrange do berço ao chão de fábrica. Esta fase consiste na produção da fibra, preparação dos fios e do tecido, além de tingimento e acabamento.

A necessidade para reverter a situação é encontrar substitutos sustentáveis não apenas para as matérias primas, mas também encontrar caminhos para escapar da ideia de que é possível garantir equilíbrio ecossistêmico num modelo de crescimento infinito e produção ilimitada. Infelizmente muitas empresas de moda ainda apenas falam sobre o assunto sem tomar ações efetivas.

Moda Circular

O conceito de moda circular baseia-se nos princípios fundamentais da economia circular e do desenvolvimento sustentável, que seriam: Preservar e aumentar o capital, otimizar a produção de recursos e fomentar a eficácia dos processos. A partir destes princípios, ela se diz respeito ao ciclo de vida de um produto, ou seja, desde o seu design até o final de sua vida útil, passando por sua produção e o usuário.

Ele foi primeiramente introduzido na primavera de 2014, um momento em que o temo sustentabilidade estava presente na pauta de agendas políticas e ambientais na Europa. Uma das precursoras foi Anna Brismar, chefe e dona da empresa de consultoria sueca Green Strategy, que o apresentou em um projeto para organizar um evento sobre moda sustentável em Estocolmo, além da equipe de sustentabilidade da cadeia de lojas, também sueca, H&M.

A moda consciente questiona a maneira em que as roupas são feitas, usadas e reutilizadas. Atualmente, é possível reciclar cerca de 90% das peças de vestuário, calçados e acessórios descartados, mas apenas 15% são de fato reutilizados.

grafico de moda circular

Consumo Consciente e como praticar

Com a mudança no comportamento do consumidor o conceito de consumo consciente vem se tornando mais forte a cada dia. Este movimento não é necessariamente sobre escolher um produto eco-friendly, mas sim sobre ser consciente sobre o que se está comprando, além de estimular o consumidor a refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida das peças que tem mesmo buscando seguir as tendências sazonais da moda.

Uma das formas de praticar o consumo consciente e sustentável é consumir produtos second-hand e desapegar das peças que estão paradas no seu guarda-roupa.

O Etiqueta Única está comprometido em promover uma economia de moda circular da forma mais cômoda e fácil para você e desapegar de suas peças conosco é uma maneira de fazer parte dessa missão! Vender suas peças significa manter itens de luxo em circulação, estendendo o tempo de vida de cada peça e contribuindo para a economia sustentável.

Já pensou em desapegar das suas peças? É super fácil e o Etiqueta Única faz tudo por você! Saiba como vender suas peças sem sair de casa!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Como-Isabela-Capeto-chegou-ao-closet-de-Carrie-Bradshaw-marca-brasileira-de-luxo-na-serie-and-just-like-that-

Como Isabela Capeto chegou ao closet de Carrie Bradshaw?

“It’s not a dress. It’s an Isabela Capeto.” Sim, Carrie Bradshaw vestiu Isabela Capeto! A moda brasileira viveu recentemente um momento digno de replay. No quinto episódio da terceira temporada de And Just Like That…, a fashionista mais influente da ficção (e talvez da vida real), aparece usando um vestido assinado pela designer carioca que…
capa do post sobre peças para compor looks básicos

4 Combinações que são fáceis e práticas!

O mundo da moda possui milhares de peças existentes com os mais variados estilos, o que pode deixar qualquer com dúvida de qual combinação fazer, já que as possibilidades são infinitas. Muitas vezes, não temos muito tempo disponível para pensar com calma em qual é a melhor opção, já que o dia-a-dia tende a ser…
as-bolsas-favoritas-da-dolce-e-gabbana-no-etiqueta-unica-capa-020725

As 3 Bolsas Favoritas da Dolce & Gabbana

As bolsas favoritas da Dolce & Gabbana traduzem, em forma e textura, o legado estético construído por Domenico Dolce e Stefano Gabbana desde 1985. Ícones do design maximalista, esses acessórios vão além da função utilitária para afirmar a visão criativa da dupla, profundamente enraizada nas tradições do sul da Itália. Com um olhar atento aos…
Goyard lança Nova Cor para Duas Bolsas e agita o Mundo da Moda: Modelo Saigon com print floral.

Goyard lança Nova Cor para Duas Bolsas e agita o Mundo da Moda

Discreta? Nem tanto! A Goyard, que sempre preferiu o silêncio estratégico ao marketing barulhento, viu sua nova cor exclusiva causar exatamente o oposto. A tonalidade inédita tomou conta de dois modelos clássicos da maison, ambos cobertos pelo inconfundível Goyardine canvas — e virou o centro das atenções. Quer saber por que ela está dominando os…
capa do post sobre bolsas de luxo favoritas no etiqueta única

5 Bolsas de luxo Favoritas no Etiqueta Única

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
capa do post sobre peças clássicas para usar em looks de trabalho

4 Peças para Incorporar no Look de Trabalho

Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
capa do post sobre mini bags de marcas de luxo para presentear no dia das mães

3 Mini Bags para usar no Verão Europeu

Um dos acessórios mais amados e necessários atualmente, a bolsa é um must have no guarda roupa de qualquer pessoa. A peça surgiu com o objetivo de nos auxiliar a carregar diferentes objetos no dia a dia de uma maneira que fosse prática e muito funcional. Porém, ao decorrer dos séculos, foi tão reinventada no…
sapatos-gucci-para-inverno-modelos-femininos-que-toda-fashionista-precisa-bota-010725

Sapatos Gucci para o Inverno: 3 Modelos que toda Fashionista Ama!

A Gucci é uma das maisons mais icônicas e reverenciadas no universo da moda de luxo, reconhecida não apenas por suas bolsas exclusivas e acessórios-desejo, mas também por uma sólida tradição na criação de calçados que transcendem tendências e estações. Fundada em 1921 em Florença, a marca construiu ao longo das décadas uma identidade marcada…
bolsas-gucci-com-mood-invernal-que-voce-precisa-conhecer-modelos-de-luxo-para-inverno-dias-frios-winter-with-gucci-capa-010725

4 Bolsas Gucci com Mood Invernal que Você Precisa Conhecer!

Casacos estruturados, calçados robustos e… bolsas. A Gucci também tem modelos que traduzem o mood invernal com maestria — e vale a pena conhecê-los de perto. Há quem diga que o inverno é a estação mais elegante do calendário da moda — e com razão. Trench coats bem cortados, sobreposições cuidadosamente pensadas, tecidos encorpados e…
capa post sobre bolsas de luxo nada óbvias.

5 Bolsas de luxo nada óbvias para investir

A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
bolsas-de-luxo-coloridas-para-usar-no-euro-summer-e-sempre-capa-270625

Bolsas de luxo coloridas para usar no Euro Summer— e sempre!

Quando se fala em malas para os dias de sol na Riviera, as bolsas coloridas pensadas para o Euro Summer estão entre os itens mais certeiros — e desejados. Em versões de couro ou lona com acabamento premium, elas unem o visual vibrante típico da estação com a durabilidade e versatilidade que se espera de…
capa do post sobre bolsas louis vuitton para apostar na summer sale

Louis Vuitton inaugura a ‘The Louis’ em Xangai

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…