banner summer sale

Capa do post sobre moda sustentável

Moda e o seu impacto no meio ambiente

É comemorado hoje, 21 de Março, o Dia Mundial da Floresta, um dia onde se deve refletir sobre os impactos que nossas ações tem no ecossistema, como devemos preservá-lo, principalmente as florestas, a fim de manter a vida no planeta.

A indústria têxtil é considerada como a segunda mais poluente do planeta, sendo responsável por emitir dentre 8 a 10% de carbono na atmosfera, além de gerar uma grande quantidade de resíduos.

Confiram mais sobre o que é o significado do dia da floresta e como a moda impacta no meio ambiente:

O que é o Dia Mundial da Floresta?

Pensando na necessidade de conscientizar e sensibilizar a população mundial sobre a importância das florestas para a manutenção da vida no planeta Terra, em 1971, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sugeriu a criação do “Dia Mundial da Floresta”.

O dia escolhido para a comemoração da data foi o 21 de Março, em virtude de ser o dia em que começa a primavera no hemisfério norte, onde partiu a ideia da celebração. Então, no ano seguinte, foi comemorado na Europa e diversas regiões diferentes do mundo o “Dia Mundial da Floresta”.

Algumas décadas mais tarde, em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma resolução para a criação do “Dia Mundial da Floresta”, que seria comemorado na mesma data sugerida pela FAO na década de 70, anualmente. A estabelecimento em um nível mundial da celebração surgiu no intuito de reforçar a importância dos ecossistemas florestais, bem como a importância de todos os ecossistemas para o desenvolvimento sustentável e a necessidade de preservá-los.

imagem florestas

Moda e o Impacto no ecossistema

Segundo a ONU, tanto os desmatamentos quanto o manejo da terra são responsáveis por 17% das emissões de dióxido de carbono (um dos principais gases que contribuem para o aquecimento global) geradas pelo ser humano.

A indústria da moda é uma das que mais contribui para a emissão de gases no mundo, segundo o  Measuring Fashion: Environmental Impact of the Global Apparel and Footwear Industries Study que foi elaborado pela consultoria Quantis, em 2018, a indústria da moda foi responsável por emitir cerca de 8% de todos os gases estufa.

Um ano antes, em 2017, o relatório Pulse of the Fashion Industry, lançado pelo Global Fashion Agenda, já havia colocado a moda como responsável pela emissão de 5% de CO2 em 2015 – porcentagem que foi 21 vezes maiores que os setores de aviação e navegação combinados, o que totalizou 1.2 bilhões de toneladas de CO2.

moda consciente

Ainda segundo as estimativas do Global Fashion Agenda (GFA), com o aumento da produção estimada para 2030, a contribuição da moda para o colapso climático deve aumentar 63%, já segundo a Quantis, este valor pode chegar a 49%.

Todos os relatórios sobre o impacto da moda até hoje destacam que a maior concentração de emissões de CO2 está na fase de produção da matéria prima, que abrange do berço ao chão de fábrica. Esta fase consiste na produção da fibra, preparação dos fios e do tecido, além de tingimento e acabamento.

A necessidade para reverter a situação é encontrar substitutos sustentáveis não apenas para as matérias primas, mas também encontrar caminhos para escapar da ideia de que é possível garantir equilíbrio ecossistêmico num modelo de crescimento infinito e produção ilimitada. Infelizmente muitas empresas de moda ainda apenas falam sobre o assunto sem tomar ações efetivas.

Moda Circular

O conceito de moda circular baseia-se nos princípios fundamentais da economia circular e do desenvolvimento sustentável, que seriam: Preservar e aumentar o capital, otimizar a produção de recursos e fomentar a eficácia dos processos. A partir destes princípios, ela se diz respeito ao ciclo de vida de um produto, ou seja, desde o seu design até o final de sua vida útil, passando por sua produção e o usuário.

Ele foi primeiramente introduzido na primavera de 2014, um momento em que o temo sustentabilidade estava presente na pauta de agendas políticas e ambientais na Europa. Uma das precursoras foi Anna Brismar, chefe e dona da empresa de consultoria sueca Green Strategy, que o apresentou em um projeto para organizar um evento sobre moda sustentável em Estocolmo, além da equipe de sustentabilidade da cadeia de lojas, também sueca, H&M.

A moda consciente questiona a maneira em que as roupas são feitas, usadas e reutilizadas. Atualmente, é possível reciclar cerca de 90% das peças de vestuário, calçados e acessórios descartados, mas apenas 15% são de fato reutilizados.

grafico de moda circular

Consumo Consciente e como praticar

Com a mudança no comportamento do consumidor o conceito de consumo consciente vem se tornando mais forte a cada dia. Este movimento não é necessariamente sobre escolher um produto eco-friendly, mas sim sobre ser consciente sobre o que se está comprando, além de estimular o consumidor a refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida das peças que tem mesmo buscando seguir as tendências sazonais da moda.

Uma das formas de praticar o consumo consciente e sustentável é consumir produtos second-hand e desapegar das peças que estão paradas no seu guarda-roupa.

O Etiqueta Única está comprometido em promover uma economia de moda circular da forma mais cômoda e fácil para você e desapegar de suas peças conosco é uma maneira de fazer parte dessa missão! Vender suas peças significa manter itens de luxo em circulação, estendendo o tempo de vida de cada peça e contribuindo para a economia sustentável.

Já pensou em desapegar das suas peças? É super fácil e o Etiqueta Única faz tudo por você! Saiba como vender suas peças sem sair de casa!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Top 3 Acessórios de Luxo Nunca Usados na Summer Sale do Etiqueta Única

    Enquanto as grandes maisons seguem reajustando preços e reduzindo a disponibilidade de certos itens, um novo movimento ganha força fora das vitrines tradicionais. No universo do second hand de luxo, já não se fala apenas em peças com histórico de uso, mas em acessórios absolutamente novos, que nunca chegaram a circular. Plataformas como o Etiqueta…
  • A Dior Masculina Hoje: LaKeith Stanfield é o Novo Embaixador!

    A Dior Masculina atravessa um momento de transição cuidadosamente calculado. Desde a chegada de Jonathan Anderson ao comando criativo, a maison francesa dá sinais claros de reposicionamento estético e cultural. A nomeação de LaKeith Stanfield como novo embaixador da Dior reforça essa estratégia e ajuda a entender para onde a marca quer olhar.
  • Summer Sale: 03 Acessórios Clássicos para Investir

    Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
  • As Bolsas de marcas francesas para investir na Summer Sale

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…
  • Carolina Herrera: Por Dentro da Coleção Pre-Fall 2026 por Wes Gordon

    Entre flores delicadas, bordados precisos, xadrez gráfico e drapeados que desenham o corpo, a Coleção Carolina Herrera Pre-Fall 2026 se revela em um lookbook que reafirma a feminilidade como linguagem central da maison. A marca de luxo, frequentemente citada ao lado de nomes como Michael Kors e Coach quando o assunto é moda americana, apresentou…
  • Louis Vuitton: Nova Campanha Reúne Jeremy Allen e Pusha T e Agita as Redes!

    Há campanhas na moda de luxo que vendem roupas e acessórios. Outras constroem atmosfera. A nova campanha masculina da Louis Vuitton, assinada por Pharrell Williams, faz parte do segundo grupo. Com Jeremy Allen White e Pusha T como protagonistas, a maison francesa propõe um retorno ao gesto original que fundou a marca: viajar não apenas…
  • Slingback Branco: O Novo Sapato Básico que Já Virou Tendência

    Se antes o scarpin preto era unanimidade no closet de toda fashion girl, 2026 aponta para uma mudança menos óbvia, cool e extremamente elegante. Cada vez mais presente no street style internacional, nas passarelas e nas escolhas de mulheres que ditam moda, o slingback branco surge como o novo sapato clássico da vez. Sofisticado sem…
  • De Flats a Salto: 4 Sapatos Femininos de Luxo para o Verão na Summer Sale!

    Com propostas que transitam entre flats e rasteirinhas à plataformas e anabelas, os sapatos femininos de luxo para o verão traduzem a estação com leveza, precisão e desejo. Longe de serem meros acessórios, eles definem o tom do look e refletem a maneira como as grifes internacionais respondem ao calor, ao movimento e à vida…
  • 05 Oportunidades de Marcas de Luxo na Summer Sale

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
  • As melhores peças da Hermès na Summer Sale

    Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
  • As bolsas da Saint Laurent na Summer Sale

    A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…
  • Como a Valentino se tornou uma das Maiores Marcas Italianas de Bolsas de Luxo?

    Poucas marcas italianas de bolsas de luxo conseguem atravessar décadas mantendo uma identidade tão clara quanto a Valentino. Fundada em Roma, em um contexto de reconstrução cultural do pós-guerra, a maison construiu sua reputação muito antes de se tornar referência em acessórios-desejo. Sua base sempre foi a alta-costura, o domínio absoluto da cor e uma…