Conheça mais sobre a Coleção Cápsula Upcycling da Cris Barros!
O mundo da moda é conhecido por suas diversas coleções ao longo do ano, conhecidas como sazonais. Porém, ao longo dos anos, coleções cápsulas começaram a ganhar bastante força em diversas marcas de moda, tanto nacionais como internacionais, que as usam não apenas para incentivar mais vendas entre as temporadas mais importantes, mas também parar criarem algo diferente e mais exclusivo.
Recentemente, Cris Barros, uma das marcas femininas mais conhecidas e de maior sucesso do Brasil, anunciou sua nova coleção cápsula, porém com um detalhe especial: ela é inteiramente sustentável, feita à partir do conceito de upcycling.
Conheça um pouco mais sobre a marca Cris Barro e sua coleção cápsula abaixo!
A Cris Barros
Fundada por sua estilista homônima em 2002, a marca Cris Barros se destaca no cenário atual da moda nacional por seu grande sucesso entre as consumidoras brasileiras.
Antes de abrir sua marca própria, Cris já tinha experiência no mundo da moda, foi modelo até os 17 anos de idade e formou-se em desenho de moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Se especializando posteriormente no ramo fashion ao fazer mestrado no Instituto Marangoni, localizado em Milão. Enquanto estudava na Itália, trabalhou com o estilista francês Stephan Jason, conhecido por ter feito parte da equipe de Yves Saint Laurent.
Após voltar ao Brasil, trabalhou para a Zoomp no time de Renato Kherlakian no departamento de relações públicas de marketing e imagem. O desejo de ter sua própria marca sempre esteve na mente da estilista, mas, por ter uma personalidade paciente e meticulosa, esperou a hora perfeita para realizar.
Foi então que, em agosto 2002, Cris Barros finalmente resolveu criar sua marca homônima, depois de passar alguns anos na Zoomp (onde adquiriu conhecimento da visão global do funcionamento de uma marca, como produção, marketing, finanças e lojas) e ter criado peças próprias que vendia para suas amigas próximas.
A estilista divide o comando da marca com sua irmã, Dani Verde, e seu cunhado, Luís Felipe Verdi, que embarcaram com ela em seu sonho de ter um negócio próprio. Atualmente, cada um comanda uma divisão da empresa, com ela atuando como diretora criativa, participando desde a criação do conceito das coleções (como desenvolvimento das peças, escolha de matéria prima, provas de roupas, lookbooks, etc).
O estilo da marca, segundo o que a própria Cris definiu em uma entrevista, é “espontâneo, muito feminino e que está em constante evolução, no sentido de sempre tentar se superar a cada nova coleção.” A estilista diz que trabalha com emoção e paixão e que, quando cria suas peças, quer transportar suas clientes para um universo específico.
Coleção Upcycling
Cada vez mais ligada em práticas sustentáveis, Cris Barros anunciou no dia 06 de Novembro sua nova coleção cápsula, que foi desenvolvida de acordo com o conceito de Upcycling, ou seja, a marca reutilizou tecidos de seu acervo para confeccionar as peças da mesma.
Batizada de “Salinas de Maras”, a coleção teve como inspiração no ponto turístico de mesmo nome localizado na cidade de Maras, no Vale Sagrado dos Incas, no Peru. E tem todas as peças confeccionadas seguido a técnica de patchwork (trabalho manual feitos a partir de pedaços de tecidos emendados). A coleção conta com vestidos, calças e camisas que foram criadas a partir de diferentes tecidos que teriam sido descartados, dando a eles agora um novo ciclo de vida e uso.
A coleção foi lançada no dia 10 de Novembro e já está à venda.
Cada vez mais, marcas de luxo tanto brasileiras e internacionais estão fazendo mais ações ligadas a sustentabilidade e procurando tomar mais decisões que sejam mais gentis com o meio ambiente. O que acharam da iniciativa de Cris Barros? Nos conte nos comentários!