Coperni: a marca francesa queridinha do momento
Coperni é uma marca francesa de moda feminina com sede em Paris criada por Sébastien Meyer e Arnaud Vaillant. A etiqueta é conhecida não só por suas peças minimalistas e modernas, que combinam tecnologia e design inovador, mas também por algumas criações pôlemicas.
Descubra mais detalhes da grife que está fazendo a cabeça de fashionistas no mundo inteiro.
Conheça a premiada dupla da Coperni
A dupla de estilistas por trás da parisiense Coperni se conheceu quando ambos estudavam na Mod’Art em 2009. Suas primeiras colaborações juntos reuniram seus conhecimentos diferentes, enquanto Sébastien tinha experiência em design de moda, Arnaud carregava um histórico de negócios.
Os seus primeiros projetos foram premiados já em 2009 com o “1er Prix Podium Jeune Styliste“, seguido pelo 1º Prémio da Mod’Art International em 2010, e posteriormente o Prêmio Jovem Esperança Instituto Superior de Comércio em 2012.
É em 2013 que Sébastien decide criar a Coperni com a ajuda de Arnaud, que na época também trabalhava na Balenciaga. Eles ganharam já no ano seguinte, em 2014, mais um prêmio, dessa vez o ANDAM First Collection.
O nome Coperni é uma homenagem ao astrônomo prussiano Nicolau Copérnico, cuja descoberta do sol como o centro do universo criou uma grande revolução. Inspirados na tecnologia, no futurismo e na luz, a etiqueta sempre teve a missão de criar peças de vestuário que incorporem tecnologia na sua construção.
Embora a grife tenha uma energia de uma marca nova, esse ano a Coperni comemora seu 10º aniversário. Houve um hiato não oficial de 2 anos quando a dupla assumiu a lendária grife Courrèges que culminou no abondono do concorrido prêmio LVMH, no qual eram finalistas.
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As criações de sucesso e as polêmicas
A Coperni desfila na semana de moda mais importante do mundo, a de Paris, ao lado de gigantes marcas de luxo clássicas. Contudo, o primeiro grande sucesso da grife, foi apresentado no desfile de outono/inverno 2019. A responsável por fazer da etiqueta ficar mais conhecida, foi uma bolsa, a Swipe Bag.
O acessório estrtuturado, prático e curvilíneo e leve foge dos shapes óbvios das bolsas de luxo. E o nome vem da inspiração tecnológica, já que o seu formato é semelhante à função de deslizar para desbloquear a tela de um iPhone. A it bag foi um sucesso instantâneo e rapidamente virou queridinha de celebridades como Dua Lipa.
Dois anos mais tarde, o burburinho sob a marca é reascendido, com o lançamento de uma versão de vidro da Bolsa Swipe, que foi promovida sob os holofotes por Doja Cat e Kylie Jenner. O acessório nada funcional era visto compondo looks fashionistas e nas redes sociais levantava o questionamento se era uma bolsa ou um vaso.
Recentemente, mais uma versão da Swipe Bag voltou a causar pôlemica e a gerar marketing para a etiqueta. Dessa vez a dupla de designers foi ainda mais longe, e recriou a famosa it bag com restos de um meteorioto caído na terra há mais de 50 anos.
A criação recebeu o nome de Mini Meteorite Swipe Bag e está sendo vendida pelo exorbitante valor de 40 mil euros (o equivalente a mais de R$218.000).
Os desfiles virais
Mas não é só as bolsas da marca que resultam em pôlemica e consequentemente em publicidade para a etiqueta. Os desfiles da Coperni sempre viralizam nas redes sociais onde o texto perdeu a força para os vídeos.
Na Paris Fashion Week de 2022, por exemplo, a grife quebrou a internet com uma performance ao vivo que viu a tecnologia e a moda colidirem. Trata-se de um vídeo de um vestido pulverizado com spray de fibras sintéticas no corpo da modelo Bella Hadid.
A plataforma altamente visual do TikTok e as comunidades obcecadas por moda são o mercado perfeito para as marcas de moda alcançarem seu público, e as peças de design futuristas da Coperni tornaram-se um enorme sucesso entre os consumidores de luxo da Geração Z.
Inclusive a própria dupla já confessou que momentos virais de celebridades são essenciais para os negócios.
Esse ano mais um desfile futurístico da marca voltou a causar burburinho. Para apresentar a coleção de Outono/Inverno 23, além de modelos a dupla apaixonada por tecnologia levou também robôs para a passarela.
A inspiração veio da fábula ‘O Lobo e o Cordeiro’, de Jean de La Fontaine, e buscava passar a mensagem que no futuro humanos e robôs conviverão juntos e em paz.
No entanto, os cinco cachorros-robôs da empresa Boston Dynamics que interagiam com as modelos durante todo o desfile chocaram grande parte do público. A perfomance, para alguns, se asssemelhou muito à um trágico episódio da série da netflix, Black Mirror.
Embora, de forma um pouco diferente, Alexander Mcqueen já havia levado para as passarelas a interação entre máquina e humano em seu desfile de 99.