|

‘Recession Core’ e o luxo silencioso das marcas

A moda e a criação de tendências podem ser comparadas a um espelho, pois tudo que usamos e somos instigados a consumir, vem dos reflexos da sociedade no qual vivemos. A moda sofre influência econômica e política, por isso, se você é do time que gosta de analisar as tendências, é importante estar sempre atento às principais notícias do mundo.

No contexto geral em que estamos vivendo, um período de crise pós pandemia e uma possível recessão econômica devido a falência de grandes bancos americanos, a moda acaba acompanhando essas crises. Por isso, estéticas como a Recession Core ficam em alta, trazendo o luxo silencioso entre as grandes marcas, com menos estampas, opulências e logomania.

O contexto da crise e da recessão

A ‘Recession Core’ significa na sua tradução literal “tendência da recessão”, que nada mais é do que um período onde há uma redução na renda das famílias, aumento do desemprego e redução das atividades empresariais, como ofertas de crédito vindo de bancos, por exemplo. Independente do motivo pelo qual essa recessão é causada, a grande questão é que as pessoas seguram os gastos, por não saberem o que acontecerá no futuro, gerando grandes impactos na economia.

A crise que estamos sofrendo no momento, foi comparada pelos investidores com a crise de 2008, no qual grandes bancos como o Lehman Brothers começaram a falir. Juntamente com este banco, diversos outros decretaram falência em seguida, tudo isso por conta do desmoronamento do sistema imobiliário americano. Sendo assim, com a falência do banco Silicon Valley Bank (SVB) em 2023, o mundo está em alerta com um possível colapso da economia mundial.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Alguns filmes como “A Grande Aposta” e “Grande Demais para Quebrar” retratam o cenário da crise vivida em 2008, podendo ajudar a nos contextualizar sobre como ela aconteceu e as possíveis comparações com hoje em dia.

A recessão na moda

Como dissemos anteriormente, a moda é o reflexo não verbal da sociedade. Com isso, tudo que acontece ao nosso redor é um possível influenciador para a forma no qual vamos nos vestir. A Recession Core foi vista com força tanto nos desfiles de primavera/verão, quanto nos de outono/inverno.

Esse luxo silencioso das marcas, trazem peças minimalistas, indo totalmente oposto das tendências maximalistas Y2K de 2022. As roupas possuem menos estampas e consequentemente os monogramas, ou seja, quanto menos logo aparente como forma de ostentação, melhor. Juntamente com isso, a estética mais business, de roupas mais “sérias” que são vistas no mundo corporativo, também entram em jogo.

Os desfiles da Miu Miu e Saint Laurent para outono/inverno 2023, são os melhores exemplos quando o assunto é esse luxo velado das grandes marcas. A Recession Core pode ser comparada a estética old money, que busca peças sem logo mas que só um bom entendedor de moda sabe identificá-las, com isso, acabam gerando mais distinção sobre as outras classes que usam a logo como ostentação. O reflexo da crise acaba impactando muitas marcas de luxo por não ser empático salientar a opulência em meio a uma crise financeira.

Foto 1/2 Desfile Saint Laurent (Reprodução/Divulgação Vogue Runway); Foto 3/4 Desfile Miu Miu (Reprodução/Divulgação Vogue Runway). Clique na imagem e confira peças similares.

Assim como nos desfiles, vimos muitas influenciadoras e it girls no Instagram e Tiktok aderindo a essa moda minimalista, visando peças de mais qualidade e atemporalidade. Com isso, algumas características que podemos analisar nos looks são peças de tonalidades neutras, como bege e cinza, bastante presença de blazers, camisas sociais e regatas brancas básicas, além dos kitten heels que realçam mais o ambiente de trabalho.

Há quem ame ou quem odeie essa estética mais neutra e minimalista, porém analisando o contexto geral da moda e como ela é volátil, sabemos que assim como toda crise, ela vai passar e voltaremos a ver muita cor e logomania nos desfiles.

Foto 1: Reprodução/Instagram @matildadjerf; Foto 2: Reprodução/Instagram @gerganavivanova. Clique na imagem e confira peças similares.

Qual a sua opinião quanto a essa estética? Comenta ai! Confira também: Gucci lança a Gucci Continuum

recession core e o luxo silencioso das marcas

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre top bolsas de marcas francesas no etiqueta única

Top 5 Bolsas de Marcas Francesas no Etiqueta Única

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…
capa do post sobre séries sobre moda para maratonar

As séries sobre moda lançadas em 2024 para maratonar!

Durante o final de semana, muitas pessoas dão preferência a ficar em casa, por diferentes motivos, seja cansaço da semana, desejo de apenas ficar em casa, dentre outros. Com isso, têm-se muito tempo livre para preencher durante o dia e a noite e pode surgir a dúvida de que atividades fazer para não ficar entediado….
capa do post sobre looks infalíveis com tênis

4 Looks Infalíveis com Tênis para apostar

O tênis é um sapato clássico, atemporal e que está presente no guarda roupa de todo mundo. Muito versátil, ele é a opção perfeita para quem quer um look que alinhe estilo com o conforto sem precisar abrir mão de um deles e que também seja sem muitas complicações. Nos últimos anos, o calçado vem…
capa do post sobre peças da Tiffany & Co que você encontra no EÚ

Best of Tiffany & Co no Etiqueta Única

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. Ela é uma das joalherias mais conhecidas…
capa do post sobre bolsas especiais que você encontra no etiqueta única

Special Bags: 5 Bolsas Especiais que você encontra no Etiqueta Única

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Atualmente existem centenas de modelos disponíveis…
a-bolsa-mais-cara-da-chanel-conheca-o-modelo-e-preco-040924

A bolsa mais cara da Chanel: Conheça o modelo e seu preço!

A Chanel é uma das grifes mais icônicas do mundo, conhecida por suas criações sofisticadas e atemporais. Fundada em 1910 por Gabrielle “Coco” Chanel, a marca francesa é sinônimo de luxo, elegância e exclusividade. Entre os diversos itens desejados da maison, as bolsas Chanel ocupam um lugar especial no coração dos fashionistas. Elas não só…
a-nova-colecao-da-pucci-entenda-por-que-estamos-apaixonados-050924

A Nova Coleção da Pucci: Entenda por que estamos apaixonados!

Reunimos os melhores looks da nova coleção da Emilio Pucci para mostrar como a tradiconal grife italiana, com suas estampas autênticas e vibrantes, continua relevante no mundo da moda. Fundada por Emilio Pucci nos anos 1950, a marca se tornou sinônimo de um estilo dinâmico e cosmopolita, marcado pelo espírito jet-set e pela combinação de…

8 Curiosidades sobre relógios de luxo!

Os relógios são usados ​​há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética. Para algumas pessoas, este é um dispositivo indispensável que não é apenas usado…
capa do post sobre parceria entre a givenchy e a bogs

Givenchy lança parceria com a Bogs

Uma das maiores casas de moda da França, a Givenchy é atrelada à sofisticação e ao requinte, ao corte perfeito e ao equilíbrio, acima de tudo. A extrema elegância sempre foi a principal marca das criações clássicas de Hubert de Givenchy, um francês reconhecido mundialmente por seu trabalho coerente e requintado, e cuja marca é…
capa post sobre bolsas clássicas fendi que nunca saem de moda

Bolsas Clássicas Fendi que nunca saem de moda

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
Bolsas Prada para ficar de olho: Clássicos e Lançamentos que merecem a sua atenção.

Editor’s Choice: 4 Peças Prada que são imperdíveis

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
tom-ford-anuncia-haider-ackermann-como-diretor-criativo

Marca Tom Ford anuncia Haider Ackermann como Novo Estilista!

O mercado de luxo está em ebulição nesta quarta-feira. A notícia de que Haider Ackermann assumirá o cargo de diretor criativo da Tom Ford deixou o setor cheio de entusiasmo e expectativa. O estilista colombiano radicado em Paris, frequentemente apontado como um possível sucessor na Chanel, não recebeu a confirmação esperada para essa casa icônica….