Grupo LVMH Promove modelo circular através do Nona Source
A sustentabilidade é um assunto que está em alta na última década. Nos últimos anos, diversas marcas de moda, principalmente do ramo de luxo, vêm tomando medidas para se tornarem mais eco-friendly e que suas ações tenham menores consequências no meio ambiente.
O conglomerado de luxo LVMH, que engloba algumas das maiores grifes do setor, como Louis Vuitton, Christian Dior e Fendi, é uma das pioneiras no quesito sustentabilidade, sempre encontrando soluções que possam diminuir seu impacto no planeta.
Em Abril de 2021, o grupo francês criou o Nona Source, uma plataforma de revenda online que oferece tecidos e peles dos estoques remanescentes das maisons do grupo a preços competitivos, ou seja, com um desconto médio de 70% no preço de atacado, para apoiar jovens estilistas.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
O projeto foi desenvolvido internamente por especialistas em sourcing de materiais do grupo de luxo e tem como objetivo “oferecer a todos os profissionais de moda e design a possibilidade de comprar facilmente materiais aos quais muitas vezes não têm acesso, a preços competitivos e em estoque”.
Dois anos depois de sua fundação, a plataforma quer fortalecer seus laços com estes estilistas, a fim de promover ainda mais um modelo circular e mais sustentável dentro da indústria da moda. Confira mais detalhes abaixo:
Nona Source x Jovens Designers
A Nona Source está estreitando seus laços com jovens estilistas, que compõem grande parte de sua base de clientes. Procurando aumentar a sua visibilidade, sobretudo junto destes talentos emergentes, a plataforma de revenda de tecidos remanescentes das casas de luxo LVMH decidiu recorrer aos designers para promoverem a sua abordagem circular. Os estilistas Cecilie Bahnsen, Karoline Vitto, Nensi Dojaka e Victor Weinsanto foram os escolhidos como embaixadores da Nona Source.
De Fevereiro a Dezembro de 2023, eles usrão os tecidos selecionados pelo site , “para alimentar sua criatividade e criar looks inspiradores e de baixo impacto em suas coleções”, enquanto “trabalham para uma moda mais responsável”, disse um comunicado de imprensa. O objetivo é divulgar a atividade da Nona Source. Este coletivo, batizado de “Mindful Creatives” (“Criativos Conscientes” em tradução livre), será renovado anualmente.
Foi constituído um time internacional para este coletivo: além do francês Victor Weinsanto, estão também a estilista dinamarquesa Cecilie Bahnser, finalista do Andam (National Association for the Development of Fashion Arts Associação Nacional para o Desenvolvimento da Arte da Moda) e do Prêmio LVMH e que desfila suas coleções em Paris há dois anos; a estilista brasileira radicada em Londres Karoline Vitto; e a estilista londrina de origem albanesa Nensi Dojaka, que venceu o Prêmio LVMH em 2021.
Na nova edição de 2023 da competição da LVMH dedicada à jovem estilistas, cada ganhador receberá um apoio específico e um donativo financeiro para adquirirem tecidos da Nona Source.
A plataforma e start-up Nona Source foi fundada em 2021 por Romain Brabo, Marie Falguera e Anne Prieur du Perray e acelerada pelo programa de intraempreendedorismo “DARE” da LVMH. Nascida como um conceito digital, ela já abriu showrooms físicos em Paris e Londres.
O que acharam desta iniciativa da Nona Source? Nos conte nos comentários.