Chiara Ferragni, a blogueira mais influente do mundo da moda
Chiara Ferragni não é apenas uma blogueira bem sucedida e conhecida pelo seu instagram, ela vai além. Caso de estudo em Harvard, protagonista feminina de luxo digital pelo Financial Times, Chiara pertence ao ranking 30 under 30 da Forbes e tem sua própria Barbie da Mattel.
Chiara nasceu em 7 de maio de 1987 na cidade de Cremona, Itália, e é a mais velha entre sua irmãs, Francesca e Valentina. A três são filhas de Marina Di Guardo, escritora italiana e de Marco Ferragni, um dentista.
Após completar o ensino médio, Chiara decidiu estudar Direito na Universidade Bocconi, em Milão, mas acabou não se formando devido ao sucesso que teve antes de conseguir seu diploma.
Onde tudo começou
Em outubro de 2009, Chiara Ferragni criou o The Blond Salad, um blog destinado a moda em parceria com seu ex-namorado Riccardo Pozzoli.
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Com um investimento inicial de aproximadamente 500 euros que foram usados para comprar uma câmera profissional e um domínio na internet, Pozzoli produzia todo o conteúdo fotográfico do site onde Chiara posava com seus looks do dia.
Quando Chiara começou o blog, relatava um pouco da sua vida de estudante que se dividia entre Milão, onde estudava durante a semana, e Cremona, onde retornava no final de semana para visitar a família. Matilda, uma french bulldog, a cachorra de Chiara, também aparecia em grande parte dos seus posts.
Foi então que começou a se dedicar mais aos looks, dicas de compra, estilo e seu lifestyle.
Em 2010, Chiara Ferragni foi convidada para o MTV Trl Awards e apresentou sua primeira linha de sapatos. Desde la sua marca só cresce. Em Dezembro do próximo ano, a italiana foi eleita como a blogueira do momento pela revista “Vogue”. O The Blonde Salad atingia mais de um milhão de acessos por mês e uma média de 12 milhões de page views.
Seu sucesso como blogueira e influenciada foi crescendo e tomando uma proporção jamais esperada. Chiara dedica sua persistência a sua mãe:
“Minha ambição vem de uma grande confiança em mim mesma, que consegui infundir da minha mãe. Ela sempre dizia para nós filhas que éramos bonitas e que poderíamos chegar onde queríamos: bastava não estabelecer limites.”
Em 2014 veio o término entre Chiara e Riccardo Pozzoli, mas continuaram trabalhando juntos.
“Nós temos um ótimo relacionamento, só terminamos porque depois de cinco anos, éramos mais amigos do que qualquer outra coisa,” relatou Riccardo.
A marca Chiara Ferragni
Além de influenciadora digital, outra profissão foi atribulada a italiana, a de designer de moda. Chiara criou e assinou várias coleções de sua própria marca e também de outras grifes que a convidaram para coleções cápsulas. Em 2015, o volume de negócios da sua empresa foi de 10 milhões de euros e hoje conta com mais de 30 funcionários.
Chiara, aos 31 anos, administra seu instagram, sua marca, blog, e-commerce e atualmente é a blogueira e influenciadora de moda mais seguida do mundo, especialmente fora da Itália.
Seu blog, o The Blond Salad (que se tornou uma empresa e Chiara assumiu o controle completo em Junho de 2021), vai muito além de um blog comum, é um marco de empreendedorismo no setor da moda e na carreira de Chiara, com uma mistura de estilo e inspiração, levando Chiara a trabalhar com diversas parcerias entre marcas famosas como Chanel, Dior e Louis Vuitton.
Em uma de suas parcerias, Chiara foi a primeira do mundo da moda a virar uma Barbie. Ferragni foi também a primeira blogger a ser capa da Vogue e estampar outras capas de revistas de moda consagradas.
“Os meus sonhos de infância se realizaram: eles criaram a minha própria boneca (à direita) e a Barbie veio me visitar na minha casa em Beverly Hills”, escreveu na rede social.
O conto de fadas de Chiara
Em 2016, Chiara conheceu Fedez, um rapper italiano de 28 anos. Cheio de tatuagens e piercings, Fedez é super romântico e gosta de mostrar publicamente o amor que sente por Chiara, contradizendo sua aparência de bad boy.
Em uma das comemorações do aniversário de 30 anos de Chiara, Fedez pediu sua mão em casamento durante um show na Arena di Verona com música dedicada à sua musa inspiradora.
“Não precisamos de um anel para estarmos juntos, mas para o que te vou perguntar talvez precise,” disse Fedez ao entregar o anel de noivado enquanto Chiara chorava e dizia sim.
Fedez tem o momento registrado em seu canal do Youtube. No vídeo de cinco minutos, imagens de Chiara entrando no palco com fotos em sua homenagem ao fundo, música escrita por Fedez para a amada e o pedido de casamento.
Baby Leo, o filho de Chiara e Fedez
Poucos meses depois do pedido de casamento de Fedez, a notícia da gravidez de Chiara se espalhou. Chiara anunciou em Outubro do mesmo ano que o seu filho se chamaria Leone.
Em 19 de março de 2018, Leone Lucia Ferragni, o baby Leo, nasceu em Los Angeles. Com o nome Leão em português, Leone transformou a popularidade dos pais nas redes sociais, principalmente no Instagram. Poucas horas depois da notícia do nascimento, uma explosão de perfis no Instagram dedicados ao pequeno Leo.
Chiara e Fedez compartilham bastante da sua rotina com o pequeno, tanto em fotos como em videos do Stories, no Instagram. Atualmente com 3 anos, Leone se tornou um dos preferidos das redes sociais e seus posts tem milhares de comentários e likes.
O casamento #TheFerragnez
O casamento de Chiara e Fedez aconteceu no dia 01/09/2019 e foi dividido em duas partes: a primeira foi o casamento civil que aconteceu no Palazzo Ducezio, espaço projetado no século XVIII e que hoje serve de câmara municipal da cidade de Noto, na Sicília.
Já a cerimônia em que os noivos trocaram alianças e fizeram seus votos, teve como sede o charmoso Hotel Boutique Dimora Delle Balze, que estava completamente decorado com flores em tons de rosa e branco.
Os vestidos de Chiara para o Casamento
Chiara usou dois vestidos da marca Dior, feitos exclusivamente por Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da marca.
O primeiro modelo era confeccionado em tule nude e era repleto de significados. Entre os bordados pela peça, estavam a a letra da música Favorisca I Sentimenti, que Fedez escreveu especialmente para a noiva, e o desenho de um pequeno Leão, que faz referência ao nome do filho do casal, Leone.
https://www.instagram.com/p/BnMicupnxYR/
O segundo vestido veio em modelagem tradicional com renda na parte de cima e saia volumosa de tule. A parte superior, na verdade é um body que poderia ser usado separadamente. A saia tem uma abertura estratégica na parte da frente para que o detalhe do body seja mostrado. Nos pés, um kitten heel branco, também com assinatura da marca francesa.
https://www.instagram.com/p/BnOwBfknXj5/
Já as suas seis madrinhas, Pardis Zarei, Martina Maccherone, Michela Gombacci, Veronica Ferraro, e suas irmãs Francesca e Valentina Ferragni, usaram vestidos da marca Alberta Ferretti. Os modelos plissados em rosé foram feitos especialmente para ocasião.
https://www.instagram.com/p/BnRVWv3nu60/
Girl Boss
Ganhando mais sucesso a cada ano, a marca de Chiara, a Chiara Ferragni Collection, foi expandindo seus produtos. Como falamos acima, ela começou como uma marca de sapatos e, anos mais tarde, começou a oferecer também artigos de roupas femininas e, atualmente possui também acessórios, uma linha infantil e, recentemente, lançou uma coleção de artigos de volta às aulas.
Um grande marco tanto para Chiara quanto para a própria marca foi em 2019, quando ela se tornou CEO e Presidente da marca, que era controlada pela Serendipity srl. Um ano mais tarde, ela mudou de parceiro para suas roupas, passando a licença para a Swinger International (Genny). A empresária também assinou acordos com o grupo de moda Aeffe (Moschino) – cuja empresa Velmar produzirá e distribuirá sob licença suas coleções de moda íntima e moda praia – e com a especialista italiana em moda infantil Monnalisa para sua linha de roupas para meninas.
Um dos mais recentes e grandes anúncios relacionados à Chiara Ferragni Collection é o licenciamento de uma coleção de óculos tanto de grau quanto de sol com o Safilo Group, que tem previsão de lançamento em 2022.
Parcerias com Grandes Marcas
Além de sua marca própria, Chiara também é conhecida por fazer parcerias com grandes marcas tanto da moda quanto de outros setores, sendo tanto garota propaganda, embaixadora e também assinando coleções cápsulas ou limitadas.
Apenas em 2021, Ferragni assinou uma coleção cápsula de maquiagem junto com a renomada marca francesa Lancôme e fez parceria com a Nespresso, onde lançou junto à eles uma pequena linha de artigos de café (incluíndo uma cafeteira!) com detalhes que se tornaram sua marca registrada. Além disso, se tornou embaixadora global da Bvlgari, renomada grife de jóias italiana, e da Hublot, marca suíça de relógios, e é o rosto da última campanha publicitária da relojoaria.
Para afirmar mais ainda o seu status de girl boss e seu poder de influência, em Abril de 2021, foi anunciado que Chiara entrou para o conselho de administração da marca italiana de luxo Tod’s e obteve repercussão imediata nas ações da mesma. No dia do anúncio, 8 de abril, o valor subiu 14% e manteve o ímpeto por seis dias consecutivos, permitindo à marca recuperar as perdas que sofreu durante um ano.
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