Tommy Hilfiger – uma marca de sucesso no mundo da moda
A marca traz produtos dispostos a agradar desde a turma do hip-hop até os jovens mais bem posicionados financeiramente e que não dispensam um estilo esportivo clássico. O design da Tommy Hilfiger se combina entre o visual clássico com um estilo mais despojado e contemporâneo.
Com uma maneira única de demonstrar um estilo de vida americano, trazendo com predominância para as peças as cores da bandeira norma-americana.
A história de Tommy Hilfiger
O fundador da marca é Thomas Tommy Jacobe Hilfiger, nasceu em Elmira, uma pequena cidade na região de Nova York, no dia 24 de março de 1951. O estilista começou a sua carreira na moda quando ainda era muito jovem, quando ainda era um estudante de 18 anos de idade que tinha apenas US$ 150 no bolso e 20 jeans com estilo boca-de-sino no banco de trás do seu VW Fusca em 1969.
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O jovem americano, descendente de irlandeses e que viajava para Nova York para comprar jeans. Depois, ele mesmo customizava as peças e comercializava para os seus clientes e amigos. Ao passar de oito anos, o design que virou um empresário, já comandava uma linha de dez lojas de acessórios e roupas em Nova York, chamada de The People’s Place, que traduzindo significa “O lugar do povo”.
Rapidamente o empresário, que também é estilista, começou a desenhar roupas exclusivas que seu público não encontrava em outro lugar. E logo o local se tornou um ponto de encontro dos jovens, que proporcionava além de camisetas tie-dye e calças boca-de-sino, diversões com apresentações de DJs e concursos que aconteciam constantemente na loja. Porém, com a chegada da crise econômica fez com que a loja falisse no final da década.
Em busca de um sonho
Com o objetivo de passar de empresário para estilista no ano de 1979, o jovem partiu de mudança para a cidade de Nova York para desenvolver e promover suas próprias coleções.
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Durante alguns anos o design trabalhou para a Jardache na Big Apple, até que chegou o momento de fundar a sua própria marca, a Tommy Hilfiger Corporation, com o suporte do de alguns parceiros, entre eles o empresário indiano Mohan Murjani, no lançamento da marca com a sua primeira linha de roupas masculinas em 1985.
De primeiro momento, as roupas da Tommy Hilfiger tinham o foco voltado para os jovens americanos e universitários e o conhecimento sobre as estratégias de publicidade do estilista foram um dos fatores decisivos para a realização da marca como um verdadeiro sucesso.
A primeira campanha publicitária
E foi na primeira campanha publicitária que custou US$ 3 milhões que conseguiu atrair de forma rápida a atenção do seu público e também da mídia ao descrever em um outdoor enorme em uma das ruas mais badaladas de Manhattan, Times Square, como “um dos quatros mais importantes nomes da moda masculina americana”, juntamente com Ralph Lauren, Perry Ellis e Calvin Klein.
Em 1986 foi o ano de inauguração das duas primeiras unidades próprias de Tommy Hilfiger, localizadas uma na Avenida Columbus em Nova York e a outra na badalada Rodeo Drive (Beverly Hills) em Los Angeles. Em 1989, a marca começou a expandir a comercialização dos seus produtos com a distribuição no Panamá e Canadá.
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Logo após a expansão dos produtos da marca, o estilista e empresário, juntamente com os seus sócios Joel Horowitz, Lawrence Stroll e Silas Chou que compraram a marca americana em 1989, passaram a estenderam o capital da empresa em 1992, cujo momento que a mesma já tinha um faturamento calculado em US$ 100 milhões.
A partir de então a empresa começou a diversificar a produção de produtos com o dinheiro conquistado na Bolsa de Valores e se introduziu em novos mercados, entre eles o japonês. E logo os produtos como casacos, camisetas, cintos e meias começaram a fazer parte da marca, que por sinal, não parava de se expandir e conquistar mais corações, além dos americanos.
O perfil de quem veste Tommy Hilfifer
Originalmente, o perfil do homem que veste Tommy Hilfifer era parecido com o da marca Calvin Klein até a metade da década de 1990, sendo ele: homem branco, meia idade e da classe média.
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Porém, a mente visionária do estilista se dou conta de que muitas vezes o sucesso da marca estava ligado com a prática de esportes da alta sociedade, como o golfe e iatismo, que também resultaram em interesse de consumo de jovens americanos de classes menos favorecidas financeiramente. Foi nesse momento que o estilista buscou reestruturar a imagem da marca para poder atender esse público.
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A reformulação da Tommy Hilfiger se acelerou a partir do momento em que o famoso cantor de rap Snoop Dogg, na época chamado de Snoop Doggy Dog, foi visto em 1994, usando uma camisa da marca em um popular programa da televisão americana, o Saturday Night Live.
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O polêmico cantou conseguiu trazer inspiração até para as criações do estilista, que percebeu esse gancho e logo começou a criar roupas mais casuais e largas para atender a demanda dos clientes que são adeptos ao estilo streetwear (uma expressão que interpreta a moda que nasceu nas ruas).
E foi com a criação desse vínculo musical que Thomas Tommy Jacobe Hilfiger, começou a vestir grandes celebridades. Algumas campanhas foram estreladas por Aaliyah e Lenny Kravitz e a marca ainda patrocinou shows em 1993 da Pete Townsend e em 1999 da Britney Spears.
O sucesso bate à porta
Ainda nessa década a Tommy Hilfiger começou a abrir mais unidades próprias e as suas primeiras lojas no formata do outlet, que no caso são lojas de desconto. A conquista de mais sucesso chegou com a premiação de estilista do ano pelo Council of Fashion Designers of America no ano de 1995.
A partir de então, a marca se expandiu para novos mercados como Chile, México e Venezuela, sem falar de outras localizações na Europa e com novos lançamentos, como as suas primeiras linhas femininas, que foram tão desejadas quanto as masculinas.
Veja essa campanha feita com Camila Coutinho:
Neste momento, a marca já era reconhecida mundialmente e não estacionava suas vendas. Foi no ano de 1998 que a Tommy Hilfiger chegou em solo brasileiro e um tempo depois, em 2002, inaugurou uma unidade em Düsseldorf. Mais recentemente, a marca continuou com o lançamento de novos produtos com a inserção de outras marcas, como por exemplo a Hilfiger Denim, que se compõe por uma linha de acessórios e roupas casuais e a H Hilfiger ou como também era conhecida “H by Tommy Hilfiger”.
As lojas TH
No ano de 2009, a marca retornou para as suas origens em propósito da inauguração da sua maior unidade no mundo, composta por surpreendentes quatro andares e localizada na Quinta Avenida em Nova York. Sem contar com as outras lojas que foram abertas na Grécia, Alemanha, França, Bélgica e Egito.
No início de 2010, mais especificamente em março, o grupo Phillips-Van Heusen Corporation, que é dono das marcas Sean John, BCBG Max Azria e Calvin Klein, investiram e compraram a Tommy Hilfiger no valor de US$ 3 bilhões.
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Durante esse mesmo ano ocorreu uma comemoração pelos 25 anos da marca e também aconteceu o lançamento do perfume Loud, que trazia versão para o público masculino e feminino.
O nome, que significa “barulhento” ou “alto” tem muita relação com umas das grandes fontes de inspiração da marca, a música. Não é à toa que por todos esses anos, a Tommy Hilfiger já vestiu muitas estrelas desse ramo, como por exemplo Destiny’s Child, Gwen Stefani, Mark Ronson, Britney Spears, David Bowie e Lenny Kravitz.
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No final do ano de 2010 a Tommy Hilfiger abriu uma sofisticada e moderna loja âncora em Paris, localizada na Avenida Champs-Élsyées. Quatro anos depois, foi realizado o anúncio de quem seria o próximo embaixador da Tommy Hifiger para campanhas publicitárias do perfume TH Bold e de underwear e foi escolhido o tenista espanhol Rafael Nadal.
30 anos de Tommy Hilfiger
No ano de 2015 a marca completou 30 anos de sucesso e comemorou fora dos Estados Unidos. A comemoração da Tommy Hilfiger aconteceu na Ásia, mais especificamente em Pequim, na China para celebrar esse momento tão importante para a marca.
O desfile de inverno de 2015 da marca, que geralmente é realizado em Nova York, no mês de fevereiro, foi desenvolvido e aconteceu mais para o final de maio, logo após um jantar, seguido da inauguração da maior unidade da Tommy Hilfiger localizada no país, que já tem aproximadamente 100 lojas.
https://www.instagram.com/p/0–JsTSnpt/
Um dos produtos mais famosos da marca é a camisa pólo, o que não é por acaso, afinal a marca americana tem mais de 50 modelos dessa peça em seu portfólio. Cada uma com uma identidade diversificada com o intuito de se adaptar a todos os gostos, idades e gêneros.
Campanhas que marcaram época
Um dos cantores mais estilosos da época era o David Bowie, mais conhecido como o “camaleão do rock”, o astro britânico fechou contrato com a marca no final de 2003 com o objetivo de estrelar as campanhas publicitárias da nova linha da marca americana, a H Hilfiger, juntamente com a mulher, Iman Abdulmajid, uma famosa modelo dos anos 80.
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Desde 1992, que o astro do rock e modelo eram casados, foi a primeira vez que o casal apareceu junto em uma campanha, que foi realizada em 2004 para coleção de acessórios e roupas mais requintadas da marca, que até o momento era dada como moda casual.
https://www.instagram.com/p/usdQm9mEhG/
A fotógrafa responsável pelas fotos da campanha que foram realizadas na cidade de Amsterdã, foi a alemã Ellen Von Unwerth, onde a marca dessa campanha foi as imagens em preto e branco, indo totalmente contra as fotos da “marca mãe”, que eram sempre muito coloridas, que traziam o foco principal para as cores branco, vermelho e azul, que são os tons da norte-bandeira americana.
A Tommy Hilfiger no mundo
Nos dias atuais os produtos produzidos pela marca americana podem ser encontrados em importantes lojas de departamento do mundo, sem contar com as 1.4000 unidades próprias da Tommy Hilfiger, que estão localizadas em mais de 90 países, como por exemplo Hong Kong, México, Munique, Madri, Xangai, São Paulo, St. Tropez, Tóquio e Londres, que trazem aproximadamente mais de 100 produtos. Em solo brasileiro são cerca de 25 unidades.
https://www.instagram.com/p/BKgnTUKDlBL/
O estilo autêntico e moderno da marca faz sucesso no mundo inteiro, com uma diversidade enorme de produtos ganhou os corações de muitos seguidores que admiram o estilo clássico e esportivo da marca e o seu faturamento chegou a mais de US$ 6.7 bilhões no ano de 2014.
A linha do tempo
- 1992: Apresentação oficial das meias para os meninos e homens da marca.
- 1993: Foi a vez dos cintos e acessórios em couro chegar no mercado, juntamente com a linha de roupas para meninos de 8 aos 20 anos. E nesse mesmo ano aconteceu o lançamento de uma coleção de roupas íntimas voltadas para o público masculino.
- 1995: Lançamento do Tommy Fragance For Men, uma coleção que se compõe por um perfume, roupas de golfe e roupões.
- 1996: Foi a vez da linha de óculos masculinos, roupas para crianças dos 4 aos 7 anos, perfume e da linha de roupas femininas que foram nomeados de Tommy Girl.
- 1997: A vez da apresentação da coleção de sapatos para homens e meninos.
- 1998: Lançamento de calçados e óculos femininos, além de uma linha de cama, mesa e banho. Nesse mesmo ano foi o lançamento do Hilfiger Athletics Fragance for Men, um perfume da marca. Também ocorreu o lançamento de uma linha de roupas mais esportivas e modernas confeccionadas em jeans e nomeada como Hilfiger Denim.
- 1999: Lançamento da coleção de bolsas femininas, uma linha de produtos para o corpo e banho e além da apresentação do site da marca.
- 2000: Apresentação de roupas íntimas e biquínis para o público infantil e uma coleção esportiva para os adolescentes.
- 2001: A vez do lançamento de uma linha de relógios unissex. Ocorreu nesse mesmo ano a apresentação no mercado do T for Him, um perfume masculino e que inclusive a sua versão feminina seria lançada no próximo ano.
- 2004: Lançamento de uma marca composta por acessórios e roupas mais casuais e de um valor mais alto, a H Hilfiger. Essa marca foi excluída depois que a PVH comprou a Tommy Hilfiger no ano de 2010. Durante esse período também foi realizado o lançamento do Truer Star, um perfume feminino que teve uma campanha com a participação da famosa cantora Beyoncé Knowles.
- 2005: Ano de apresentação do comércio eletrônico. E também aconteceu o lançamento do Truer Star Gold, um perfume masculino que contou com o Enrique Iglesias como garoto-propaganda.
- 2007: Apresentação do Dreaming, um feminino da marca. Ocorreu também a inauguração da primeira unidade Hilfiger Denim em Nova York, no bairro Soho.
- 2010: Aconteceu a apresentação da nova linha de óculos da Tommy Hilfiger, que era composta por opções no estilo aviador, silhuetas de inspiração retro e dos anos 70 e 80 em modelos de titânio, metal e acetato. Desde as armações de receituário até os modelos de óculos solares levam consigo as referências claras da identidade do criador: um estilo cool, urbano e ao mesmo tempo tradicional e claro, com as cores da bandeira americana.
- 2014: Lançamento de uma coleção que traz lembranças dos clássicos da Tommy Hilfiger inspirado no jeans por macacão estilo jardineira, bermudas, shorts, calças, camisa pólo, camisas jeans e jaquetas, foi nomeada de True to the Blue.
- 2015: Lançamento do TH Bold, um perfume masculino da marca.
Curiosidades da Marca
- A marca Tommy Hilfiger tem no total sete unidades consideradas âncoras, flagshio store, da grife, que se encontram nas cidades de Düsseldorf, Los Angeles, Tóquio, Londres com duas unidades, Paris e em Nova York.
- – Nos anos de 1997 e 1999, a marca esteve presente nas turnês ao redor do mundo dos Rolling Stones como patrocinadora do grupo musical e assim confeccionado peças especialmente para os eventos.
- – A maneira certa de pronunciar o nome da marca é “Tô-mi Ril-Fí-guer”.