Tiffany & Co Inaugura sua primeira Flagship na América Latina!
Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co. foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 187 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo.
A Tiffany & Co. é uma das joalherias mais conhecidas e tradicionais existentes, seu azul característico e sua caixinha se tornaram objeto de desejo de muitas mulheres ao redor do mundo. Com criações icônicas, elegantes e da mais alta qualidade, suas preciosidades seduzem celebridades, super modelos, atores, atrizes e o eterno apaixonado à procura do anel de noivado mais cobiçado do mundo.
Tendo uma presença global em mais de 50 países ao redor do mundo, e chegando ao Brasil em 2001, a joalheria acaba de inaugurar sua primeira flagship na América Latina, escolhendo a cidade de São Paulo como local para esta loja tão especial.
Confira abaixo mais detalhes sobre a primeira flagship na América Latina:
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A Flagship em São Paulo
Assim como a fachada do antigo, e emblemático, endereço da Quinta Avenida, em Nova York, eternizada no filme Bonequinha de Luxo, a loja da Tiffany & Co., posicionada há duas décadas na entrada do Shopping Iguatemi em São Paulo, era um endereço bastante emblemático. Mas nada que o novo espaço – que abriu as portas na última quarta feira, 18 de dezembro, após nove meses de reforma – não possa superar.
Ocupando dois andares (interligados por uma escada adornada por cristais) e mais de 400 m², a flagship tem projeto liderado por Peter Marino, mesmo nome por trás do The Landmark (como foi rebatizada a flagship da Quinta após a reabertura, em 2023), e fachada projetada pelo estúdio paulistano Metro Arquitetos, com troncos de árvore criados em vidro, parte da inspiração na flora brasileira que permeia o local.
“A nova flagship no Shopping Iguatemi (SP) representa um marco para a Tiffany & Co., sendo a primeira da maison na América Latina, e nos permitirá promover relacionamentos ainda mais profundos com os clientes brasileiros”, disse Anthony Ledru, CEO da joalheria americana.
Se o endereço da marca em Nova York tem dez andares e reúne mais de 40 obras de arte, incluindo quadro de Jean-Michel Basquiat, São Paulo presta homenagem a artistas e designers brasileiros através de colaborações. Móveis assinados por Humberto Campana, um papel de parede de Vik Muniz, uma mesa da ceramista Francis Petrucci e a obra Isabel, do artista visual carioca João Carlos Galvão, estão entre os itens desenvolvidos para o local.“É uma forma de aproximar o público da arte, e isso ajuda a valorizar a produção artística. É sempre importante abrirmos espaços que promovam a cultura. A Tiffany & Co. é uma marca que aprecia arte e design, e a loja é um ambiente perfeito para essa ligação”, diz João Carlos Galvão.
Além das coleções mais icônicas da grife, como Lock, HardWear, Knot e T., a primeira flagship da Tiffany & Co. na América Latina reúne um espaço dedicado exclusivamente aos relógios e uma sala com as criações de Elsa Peretti, designer cuja parceria com a etiqueta acaba de completar meio século. No segundo piso, estão presentes as criações de alta-joalheria, segmento que agora é ampliado no Brasil, além de um espaço de atendimento exclusivo para clientes especiais, sob agendamento.
A decoração da loja inclui obras internacionais, como um trabalho folheado a ouro da pintora nova-iorquina Nancy Lorenz; o quadro Orchids, do americano Joel Mesler; um mosaico de espelho e vidro do artista baseado em Seattle Ryan Blythe; e duas peças do alemão Gregor Hildebrandt criadas a partir de vinis.
O antigo espaço no Iguatemi, inaugurado em 2001, foi o primeiro da Tiffany & Co. no Brasil, a qual hoje se somam outros cinco (entre São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília), além do e-commerce da marca.
“Vemos um potencial de crescimento incrível neste mercado. Nosso e-commerce está comemorando seu primeiro ano de operação no país e se tornou um canal vital, expandindo o alcance por todo o Brasil e atraindo novos consumidores. À medida que as vendas online continuam a crescer, refletem a demanda por conveniência, solidificando o e-commerce como um componente-chave de nossa estratégia no Brasil”, disse Anthony Ledru à Vogue Brasil.
Tanto o The Landmark como a nova loja no Iguatemi fazem parte da nova fase da Tiffany & Co., agora sob o comando do grupo LVMH. Uma das estratégias do novo momento é aumentar a oferta de peças high-end – incluindo alta-joalheria. É o caso do broche que mimetiza um morango em rubis e diamantes navete, desenhado por Jean Schlumberger em 1956, que poderá ser visto no país.
Um dos designers mais importantes não apenas da história da Tiffany mas também do século 20, Schlumberger ficou conhecido pelas joias exuberantes inspiradas na natureza, como é o caso do broche Bird on a Rock.
Para Ledru, as criações do francês têm uma sinergia especial com o público brasileiro. “Os clientes brasileiros exibem uma conexão vibrante com a cor e a criatividade, muitas vezes favorecendo designs ousados, mas sofisticados, com uma variedade de pedras preciosas.” Foram as criações de Schlumberger também a inspiração por trás do Blue Book (como a marca chama sua coleção de alta-joalheria) de 2024, o segundo da nova diretora artística da casa, Nathalie Verdeille. O segmento vem crescendo na quantidade não apenas de peças, mas de eventos pelo globo que permitem um envolvimento ainda mais fundo entre cliente e marca. “Esses eventos íntimos, além de experiências elevadas de compras na loja, como salões privados e áreas dedicadas, impulsionaram um crescimento significativo da categoria”, afirma o CEO.
Pedras também marcam a inauguração da flagship brasileira. A loja abriu as portas com direito a uma joia exclusiva: um modelo do bracelete Lock criado para o Brasil, com tsavoritas verdes e safiras azuis e amarelas, em uma edição limitada de dez unidades. Ícone lançado em 2022, o Lock é inspirado em um cadeado, motivo cuja primeira aparição nos arquivos da Tiffany data de 1883, um broche em formato de cadeado encomendado por um marido para presentear sua esposa.
“Nós queríamos elevar o legado da Tiffany no Brasil com um dos nossos ícones modernos, celebrando a vibração da cultura e homenageando as cores da bandeira brasileira”, diz Victoria Reynolds, gemologista-chefe e vice-presidente de merchandising global da Tiffany & Co.
O que achou da primeira flagship da Tiffany & Co na América Latina que está localizada em São Paulo? Gostaria de visitá-la?