Raf Simons anuncia o fim da sua marca!
Notícia triste para os fãs do trabalho de Raf Simons, o estilista belga acaba de anunciar o fim da marca que leva o seu nome.
O desfile de Primavera/Verão 2023, em Londres encerrou um ciclo de trabalho de 27 anos.
Mas o seu trabalho no mundo da moda não para por aí, Raf continuará na direção criativa da Prada como braço direito de Miuccia Prada, fundadora da marca italiana.
O anúncio foi feito pela rede social
Foi através do seu perfil pessoal no instagram que o designer comunicou o encerramento da sua grife. Abaixo segue a carta traduzida para português postada por ele:
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
“A coleção Primavera/Verão 2023 é a conclusão de uma extraordinária jornada de 27 anos e da última temporada da marca Raf Simons. Faltam palavras para compartilhar o quanto estou orgulhoso de tudo o que alcançamos. Sou grato pelo incrível apoio da minha equipe, dos meus colaboradores, da imprensa e dos compradores, dos meus amigos e familiares, e de nossos dedicados fãs e seguidores leais.”
O comunicado que pegou a grande maioria da crítica especilizada de surpresa foi feita na noite de segunda-feira, 21 de novembro.
Um pouco da sua trajetória
Nascido na Bélgica, Raf Simons não fez parte de nenhuma famosa escola de moda. Pelo contrário, estudou Desenho Industrial e muito antes de se tornar um estilista reconhecido, se dedicou por um longo período a carreira de designer de mobiliário e decorador de interiores.
Em 1995 ele abandona esse univerno e inicia sua carreira na moda lançando a sua primeira linha masculina que levava o seu próprio nome.
Passagens por grandes marcas
Com suas habilidades de auto didata, Rafa teve um extenso currículo passando por grifes de renome da moda de luxo.
Jil Sander foi uma delas. O designer levou seu estilo mininalista para marca por 7 anos. Depois disso, substituiu ninguém menos que John Galliano na Dior, onde trabalhou de 2012 a 2015.
A sua passagem por lá rendeu inclusive um filme/documentário intitulado de “Dior and I” que mostra o universo da grife francesa Christian Dior e a criação da primeira coleção de alta costura do estilista para a marca.
Em 2017 foi a vez da americana Calvin Klein receber o olhar inovador e alfaiataria esperta do designer.
E foi em 2020 que a parceria que tem tudo para ser a mais duradoura começa a acontecer. Em um anúncio histórico, Raf Simons foi convidado por Miuccia Prada para dividir a direção criativa da marca símbolo de tradição e luxo.
O primeiro desfile feito pela dupla, seguindo o formato de apresentações virtuais por conta da pandemia, foi um verdadeiro sucesso: foram mais de 58 milhões de visualizações na trasmissão online, tanto do desfile, quanto da conversa entre esses dois icônes criativos da moda.