Quem é Alessandro Michele? 5 Curiosidades sobre o designer italiano!
O estilista italiano Alessandro Michele talvez seja um dos designers mais conhecidos das últimas décadas. Anteriormente diretor criativo da Gucci e atualmente da Valentino, ele é conhecido por seu estilo maximalista e eclético e seu amor por colecionar.
Nascido e criado em Roma, Michele se destaca por sua capacidade de misturar referências históricas com designs radicais e modernos, e seu trabalho frequentemente explora temas de identidade e beleza.
Confira abaixo cinco curiosidades sobre o badalado designer italiano Alessandro Michele:
05. Alessandro nasceu e foi criado em Roma e não tem intenção de deixar a Cidade Eterna
A ex-professora de Alessandro Michele na Academia Costume & Moda, Elisabetta Proietti, disse em um perfil da T Magazine sobre o estilista: “Roma está nas veias de Alessandro”. Sua infância cercada por ruínas antigas e obras-primas artísticas reflete seus designs, que frequentemente destacam história e filosofia.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
04. Foi coautor de um livro junto com o filósofo Emanuele Coccia.
A autobiografia do designer, “La Vita delle Forme: Filosofia del Reincanto [A Vida das Formas: Filosofia do Reencantamento]”, foi publicada pela HarperCollins Itália em maio de 2024. O livro, coescrito por Emanuele Coccia, conecta as paixões de Michele pela moda e pela filosofia.
Segundo seus escritos, o diretor criativo acreditava que seria demitido após seu primeiro desfile na Gucci. “Eu não estava pensando na carreira”, explicou Michele. “Eu sou o que sou e apenas fiz o que achei natural. Eu só queria falar sobre beleza.”
Ele também falou sobre aprender sobre a noção de fluidez de gênero. “Eu nunca tinha ouvido falar desse termo antes”, escreveu Michele. “Eu apenas trabalhava observando o que via ao meu redor e, na época, parecia perfeitamente normal para mim.”
03. Seus pais inspiraram seu amor pela arte
Em entrevista ao WWD em 2017, Michele explicou o impacto que seu pai, um técnico de aviação, teve em sua paixão pelas artes. Sua mãe também atuava na área criativa, trabalhando como assistente de um executivo de cinema.
“Meu pai era artista”, disse Michele. “Ele realmente influenciou muito minha vida. Minha mãe também. Eles me fascinavam quando eu era criança porque minha mãe era obcecada por filmes e meu pai, por arte e outras coisas. E natureza, animais e coisas malucas. Então, acho que tive muita sorte porque cresci com tudo isso.”
02. Michele trabalhou com Karl Lagerfeld na Fendi
Aos 25 anos, Alessandro foi contratado pela Fendi. Sob a direção de Karl Lagerfeld e Silvia Venturini Fendi, ele desenhou artigos de couro e conheceu sua futura antecessora na Gucci, Frida Giannini. Michele acabou sendo promovido a designer sênior de acessórios.
Décadas depois, Michele ainda se lembra com carinho de sua época na grife. Em uma entrevista de 2017 ao WWD, Michele disse que a Fendi era “o melhor lugar para aprender a ser uma pessoa criativa”.
“Minha experiência com a marca foi realmente impressionante. A Fendi é a única marca italiana — parecia um estúdio de alta-costura. Não era o tipo de estúdio que costumamos ver na moda, no prêt-à-porter”, explicou Michele. “Era muito aberto à pesquisa. Estava cheio de contribuições diferentes de fora, porque Karl e Silvia realmente amavam e ainda amam sempre injetar algo novo.”
01. O estilista é um colecionador ávido
Em seu livro, Michele admite colecionar diversos tipos de objetos, incluindo livros, estátuas, saias, cadeiras, calças, xícaras, pinturas e sapatos vintage.
“Tudo vive, independentemente de suas formas, tamanho, propósito e importância”, escreveu ele. “Não é difícil perceber a respiração do que nos cerca: quando você presta atenção, tudo começa a falar. E é por isso que observar qualquer objeto é como entrar em uma biblioteca onde as coisas sussurram, murmuram, cantam.”
Uma das coleções mais peculiares de Michele é sua coleção de pugs de cerâmica, alguns dos quais datam do século XVIII. Isso despertou seu interesse em trabalhar na tradicional marca de porcelana Ginori — de propriedade da Gucci — onde atuou como diretor criativo de 2011 a 2014.
Estas são apenas algumas curiosidades sobre o estilista italiano Alessandro Michele! Já conhecia alguma delas?