Os Top Looks do Met Gala 2024!
Aconteceu na noite de ontem, 06 de Maio, um dos eventos anuais mais aguardados do mundo da moda: o Met Gala.
Conhecido formalmente como Costume Institute Gala, o evento ocorre toda primeira segunda feira do mês de maio no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque. Organizado pela revista Vogue, ele arrecada fundos para o Instituto de Figurinos do museu, além de marcar a abertura da exposição daquele ano do Instituto.
O Tema
O tema da exposição de 2024 é “Belas Adormecidas: O Despertar da Moda”. Aproximadamente 250 itens da coleção permanente do Costume Institute – alguns raramente vistos em público antes – estão sendo exibidos de uma forma totalmente nova.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Desde um corpete inglês da era elisabetana do século XVII até aquisições do século XXI de designers como Phillip Lim, Stella McCartney e Connor Ives, a exposição principal abrange400 anos de história. Outras peças apresentadas incluem designs de Elsa Schiaparelli, Yves Saint Laurent, Christian Dior, Hubert de Givenchy e muitos outros criadores de moda canônicos. Estes estão no centro de uma curadoria que visa desvendar e iluminar a compreensão do mundo natural através da confecção de vestidos e têxteis.
Diferente dos últimos anos, o dress code do Met Gala não seguiu exatamente o tema da exposição, mas sim com inspiração no conto de J.G. Ballard chamado “Garden of Time”.
Confira abaixo os top looks do Met Gala 2024:
Zendaya – Maison Margiela & Givenchy
Uma das co-chairs do Met Gala 2024, Zendaya foi uma das presenças mais importantes da noite e não decepcionou ao usar não apenas um, mas dois looks durante o red carpet! O primeiro deles foi um vestido azul oceano criado por John Galliano para a Maison Margiela, que incluía um dramático acessório de cabeça criado por Stephen Jones.
O conjunto de alta-costura é composto por um vestido de lamê sálvia e organza com corte enviesado sobre um espartilho de cetim duquesa. O vestido também apresentava faixas de crin metálico pintado à mão, organza iridescente e um corpete bordado à mão.
Já para seu segundo look, Zendaya surpreendeu a todos ao eleger um vestido Givenchy vintage da coleção Primavera/Verão 1996 que nunca havia sido usado antes, sendo um ode perfeito ao tema da exibição deste ano do Met. A peça faz parte de uma das duas coleções desenhadas por John Galliano para a maison francesa. Para completar o visual, a atriz usou um acessório de cabeça que remetia à um buquê de rosas.
Gigi Hadid – Thom Browne
A modelo Gigi Hadid é uma presença quase constante no evento anual mais importante da indústria da moda. Para a edição de 2024, Hadid levou muito a sério o tema “Garden of Time” ao usar um vestido branco Thom Browne com detalhes de rosas.
O modelo, feito sob medida para ela, conta com detalhe de decote ombro a ombro, corpete tipo espartilho, quadris exagerados, por baixo de um casaco moiré de seda branca com ponta de cetim duchesse preto e enfeitado com rosas amarelas 3D. Com um foco intenso em cada detalhe minucioso, todo o visual levou uma equipe de mais de 70 pessoas ao longo de 13.500 horas para ser feito inteiramente à mão e ficará no arquivo permanente de Browne após o Met Gala.
Mona Patel – Iris Van Herpen
Mona Patel é uma empreendedora e filantropa indiana que chamou a atenção no tapete do Met Gala 2024 por seu look incrível. Sua estreia no evento, Patel usou um vestido da marca holandesa Iris Van Herpen com styling assinado pelo badalado Law Roach.
O modelo, que foi feito sob medida, nude longo esculpido conta com espartilho em forma de borboleta e cauda recortada. Prestando homenagem ao tema “Garden of Time”, o vestido justo de Patel vem com um detalhe inesperado: uma série de borboletas cinéticas envolvendo os braços dela, que batiam as asas em câmera lenta, que Patel projetou junto de seu amigo, o artista de movimento cinético Casey Curren.
Tyla – Balmain
Para sua estreia no tapete vermelho do Met Gala, a cantora Tyla não poupou esforços e se tornou um dos grandes destaques da noite! Tyla a recorreu à Balmain para ajudá-la a dar vida ao seu visual fantástico. Apegando-se ao tempo como a palavra-chave do código de vestimenta do tema “Garden of Time”, a equipe Balmain criou para cantora um vestido feito de areia – uma homenagem às areias do tempo.
O vestido tomara que caia foi feito para abraçar cada centímetro do corpo da cantora antes de se transformar em uma cauda de sereia de organza. Ele foi feito com três cores de areia e mesclado com tachas de microcristais. Para completar o visual, Tyla usou uma bolsa em formato de ampulheta também da Balmain. Em entrevista para a revista Vogue, Olivier Rousteing contou que “a inspiração por trás desta criação surgiu do desejo de redefinir limites e transformar um material transitório em uma obra-prima eterna.”
Nicole Kidman – Balenciaga
A atriz australiana Nicole Kidman foi um dos grandes destaques da última noite ao levar o tema da exposição deste ano do Met de “Belezas Adormecidas” muito a sério e fielmente. Para a ocasião, Kidman usou uma recriação de um icônico vestido criado por Cristóbal Balenciaga para a coleção de Primavera de 1951.
Usado originalmente por Dorian Leigh, considerada uma das primeiras supermodelos, sua pose de dançarina ecoou a inspiração de Balenciaga para o vestido, que ele encontrou nas saias cheias e com babados usadas por dançarinas de flamenco em seu país natal, a Espanha. Tanto o vestido original quanto a recriação de Demna Gvasalia apresentam um corpete duplo de cetim de seda branco usado sobre uma saia longa larga preta, decorada com bordados de organza desfiados à mão e desenhados para lembrar penas.
A recriação envolveu 800 horas de bordado à mão, com a aplicação meticulosa de 3.000 penas em 150 metros de organza de seda – cada uma cortada à mão, dobrada, pregueada e, finalmente, desfiada à mão. Além disso, outras 400 horas de trabalho de ateliê foram gastas transformando a aparência original de duas peças separadas em um vestido de noite de peça única.
Kendall Jenner – Givenchy
A modelo Kendall Jenner sempre é um nome esperado no tapete vermelho do Met Gala. Para a edição de 2024, Jenner resolveu incorporar fielmente a proposta da exibição de 2024 e elegeu uma “Bela Adormecida” para usar no evento. Kendall usou uma criação de Alexander McQueen para a Givenchy, durante o breve período que serviu como diretor criativo da casa (1996-2001).
O escolhido foi um vestido da coleção Outono 1999 que nunca havia sido usado antes, fazendo com que Kendall se tornasse a primeira pessoa a usar uma peça desta coleção, já que ela foi apresentada originalmente em manequins. Feito em tule nude e preto, o vestido é coberto com mais de 100 mil contas e lantejoulas pretas e latão, que foram bordadas à mão durante 500 horas. Não é apenas um feito impressionante de trabalho, os recortes na cintura e a gola e os ombros majestosos e esculturais fazem dele uma verdadeira obra de arte.
Bruna Marquezine – Tory Burch
Representando as brasileiras, Bruna Marquezine fez sua estreia no evento mais importante da indústria da moda. Para a ocasião, Bruna usou um vestido blush da marca americana Tory Burch com detalhes de flores.
O modelo, feito sob medida para ela, é confeccionado em organza de seda granulada blush claro com espartilho moldado à mão e saia de aro de várias camadas em malha de crina de cavalo. Camadas de organza transparente destacam a estrutura e construção intrincadas da peça, além de contar com uma abundância de flores de seda cortadas à mão espalhadas na bainha. A flores foram tingidas em tons de marfim, verde claro e ferrugem, com o objetivo de parecer lindamente envelhecidas e não muito preciosas, uma homenagem à sua beleza efêmera. Para completar o visual, Bruna usou joias Tiffany & Co.
Estes foram alguns dos top looks do Met Gala 2024! Qual foi seu favorito?