Os modelos de tênis que nunca saem de moda
O tênis é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa. Ele está fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres que querem alinhar o conforto com o estilo, aparecendo com frequência nas produções de street style das principais cidades do planeta.
Muito versátil e atemporal, eles podem ser usados em diferentes ocasiões e por qualquer um. Com centenas de modelos existentes no mercado de diferentes marcas, é normal a cada temporada algum se destacar e ganhar o coração dos fashionistas. Mas, existem certos modelos que se tornaram clássicos e sempre estão em alta.
Confiram abaixo os modelos de tênis que nunca saem de moda e valem o investimento:
Converse All Star
Um dos modelos de tênis mais queridos e clássicos existentes, o Converse All Star continua a ser dos mais populares atualmente, mesmo com mais de um século de existência. Sua história começa em 1917, com o lançamento no mercado do primeiro modelo de tênis para a prática de basquete, um esporte ainda em desenvolvimento, mas cuja popularidade começava a aumentar. Confeccionado em lona, com sola grossa e biqueira de borracha, o novo modelo batizado de CONVERSE ALL★STAR, se tornaria um dos calçados esportivos mais famosos de todos os tempos.
Em 1921, o jogador de basquete Charles “Chuck” Taylor foi recrutado para representar e vender o modelo, viajar pelo país e “evangelizar” os demais jogadores de basquete. Nesse mesmo ano, ele sugeriu novas ideias para uma versão do All Star: acrescentou fissuras no solado (em formatos de diamantes), para diminuir a derrapagem nas quadras, proporcionando assim mais tração; e adicionou uma proteção no calcanhar para melhorar o apoio e proteção ao tornozelo dos jogadores.
Dois anos mais tarde, uma nova versão do All Star foi lançado com a assinatura de Taylor e se tornou um sucesso instantâneo, sendo o único tênis usado por todos os jogadores de basquete, quer seja profissional ou universitário. O tênis foi o primeiro modelo produzido para o mercado de massa americano.
Mesmo após um século de existência, o Converse All Star ainda é um dos tênis mais queridos pelos fashionistas. Com um design simples, mas com muito conforto e grande durabilidade, ele agrada a todos os gostos graças à grande variedade de cores, estampas e também modelos, tendo opções de cano alto e baixo.
Nike Air Force 1
O Air Force 1 é um dos modelos de tênis mais importantes e de sucesso da história da Nike. Sua história começa no ano de 1979 quando um jovem designer, que possuía experiência em diferentes áreas, chamado Bruce Kilgore foi admitido na Nike e começou a trabalhar em um projeto especial cuja principal missão era transpor a tecnologia de amortecimento à base de ar das pistas de corrida para as quadras de basquete.
O resultado deste projeto foi o modelo Air Force 1 que conhecemos atualmente. O modelo foi oficialmente apresentado ao mundo alguns anos mais tarde, no ano de 1982, e contrastava com os padrões estéticos tradicionais que eram estabelecidos para os calçados de basquete da época. Além de trazer o amortecimento à base de ar, ainda tinha a entressola mais alta já vista em um modelo esportivo, além de um cabedal de cano alongado, arrematado por uma tira de velcro que abraçava a região acima do tornozelo dos jogadores, prometendo-lhes a estabilidade nunca antes conseguida.
O que muitos não sabem, é que o Air Force 1 não teve sucesso imediato. A empresa, sabendo que o modelo não possuía um visual não convencional e que era dotado de tantos atributos técnicos que era preciso um manual de instruções para acompanhá-lo, começou a imaginar uma estratégia de divulgação que, ao mesmo tempo em que promovesse o novo calçado, lhe daria o respaldo técnico necessário para que se dissipassem quaisquer dúvidas sobre sua funcionalidade, antes mesmo que elas aparecessem.
Ao invés de investir em comerciais mirabolantes na TV, propaganda em revistas e jornais, a Nike apostou em seis talentos promissores da NBA que se tornaram os novos embaixadores. Os escolhidos foram: Michael Cooper, Calvin Natt, Jamaal Wilkes, Bobby Jones, Moses Malone e Mychal Thompson, que usavam o Air Force 1 nas quadras.
Tal estratégia deu resultados e fez com que o modelo ganhasse grande popularidade entre os jovens, principalmente aqueles que jogavam basquete. 39 anos mais tarde, o Air Force 1 se tornou um dos principais modelos de tênis da Nike e ganhou cerca de duas mil versões de diferentes em suas quase quatro décadas de existência.
Adidas Stan Smith
Assim como outros modelos mencionados neste poste, o Adidas Stan Smith é um dos modelos de tênis mais clássicos e queridos que existem no mercado. A história do modelo inicia na década de 60, quando Horst Dassler, o filho de um dos fundadores da Adidas, Adolph “Adi” Dassler, teve a ideia de criar um produto revolucionário. Até o momento, todos os sapatos para o tênis eram feitas com a parte superior confeccionada em canvas, mas, Dassler queria desenvolver o primeiro par feito em couro, com uma sola de borracha e uma entressola sintética.
Perto do lançamento da nova criação da Adidas, a marca queria que o tênis fossem associados a um grande nome do tênis (esporte), um jogador que estivesse em alta no momento. Foi então escolhido o tenista francês Robert Haillet e o modelo passou então a chamar-se “Adidas Robert Haillet”.
Tal como as adidas Superstar, outro modelo icônico da marca que causou furor entre os jogadores de basquetebol, a parte superior em couro proporcionava mais suporte, evitando tornozelos torcidos e outras lesões. Poucos anos mais tarde, em 1971, Haillet se aposentou do mundo do tênis, criando assim a necessidade de associar o modelo a outro jogador de renome para continuar o legado de Robert.
Donald Dell, um advogado americano de esportes, então sugeriu a Dassler um dos seus clientes: o campeão americano Stan Smith, cuja fama estava crescendo rapidamente. Apesar de juntarem forças neste ano, foi só em 1978 que o nome do modelo foi oficialmente mudado para Stan Smith. Este também sofreu algumas alterações para proporcionar mais suporte aos jogadores e também de design: contando com um calcanhar verde, logo da Adidas, nome do jogador, além da língua possuir seu retrato e assinatura.
Nos anos 80, o modelo perdeu popularidade nas quadras de tênis, mas, veio a fazer grande sucesso nas ruas, justamente por possuir um estilo bem descontraído e casual. Desde então, já foram vendidos milhares de pares de Stan Smith, que ganham diferentes versões a cada ano.
Vert
Uma das marcas mais queridinhas do momento, os tênis da Vert estão ganhando mais admiradores a cada dia. A marca de eco-sapatos foi criada em 2004 em Paris por François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp, com foco no desenvolvimento de um produto que gerasse impacto social e ecológico positivo. Para estudar as possibilidades do projeto, batizado de Veja, eles conheceram o “chão de fábrica” de vários países e decidiram montar a sua cadeia produtiva no Brasil.
O produto escolhido foi o tênis, que possui suas solas produzidas com látex nativo da Amazônia, extraído por três associações de seringueiros, em acordo de Comércio Justo; o cabedal pode ser feito de algodão orgânico cultivado pela cooperativa agroecológica Esplar, no semiárido nordestino; ou, para alguns modelos, de couro curtido sem o uso de taninos contaminantes.
Seus modelos logo se tornaram um sucesso entre as multimarcas parisienses, chegando no Brasil apenas em 2013 com o nome VERT (verde em francês), e logo se tornaram não apenas os queridinhos das fashionistas, mas também de celebridades e até mesmo da realeza. Com diferentes variedades, os tênis VERT agradam a qualquer um, independente de seu estilo pessoal. Possuindo um design simples, discreto e elegante, eles já se tornaram um clássico.
Estes são alguns dos modelos de tênis clássicos e que nunca saem de moda! Qual o seu favorito? Já possui algum deles? Nos conte nos comentários!