Capa do post de modelos de calça que as mulheres devem ter

Os modelos de calças que toda mulher deve ter

Atualmente podemos usar modelos de calças que combinam com os mais diversos tipos de ocasião. Contudo, anteriormente, a calça comprida era uma peça de roupa vista como um símbolo de poder masculino.

Somente no final do século XIX que as mulheres começaram a usar calça comprida para se exercitar, já que atividades como andar de bicicleta, por exemplo, eram dificultadas com o uso de saias pesadas.

De início, as mulheres passaram a usar calças bufantes, que se assemelhavam à saias bifurcadas, mesmo sendo ainda bastante volumosas, essa mudança no vestuário já permitia uma maior liberdade de movimento.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

A calça foi chamada de “bloomer” em homenagem à feminista Amelia Bloomer, que ficou conhecida por usar a calça comprida em busca de maior conforto no vestuário.

Modelo de calça "blommer" usado no final do século XIX por mulheres que desejavam praticar esportes.
Modelo de calça “blommer” usado no final do século XIX por mulheres que desejavam praticar esportes.

A inserção da calça comprida no moda feminina, certamente foi um ato de resistência das mulheres.

Imagine que elas chegavam até mesmo a serem agredidas e xingadas na rua por usarem “roupas de homem”.

Em Paris havia uma lei que determinava que mulheres estivessem vestindo calças em público podiam até mesmo serem presas. Para usar a peça, era preciso antes pedir uma autorização à polícia.

As nossas calça jeans femininas só começaram a surgir na década de 1960, quando as mulheres começaram a usá-las para trabalhar em minas. Como virou moda, as calças passaram a serem produzidas em grande escala nos Estados Unidos.

Somente na década de 1980, a calça feminina se popularizou em todo mundo. Foi nessa época que começaram a surgir diversas opções de corte, modelos, tecidos, cores e texturas.

Calças Jeans
Calças Jeans

Entretanto, ainda há países que abominam o uso das calças, como é o caso do Sudão que possui uma lei desde 1991 que prevê que este é um traje obsceno e a mulher que o usa comete crime passível de pagamento de multas e chicotadas em público.

Sabendo da grande preferência das mulheres pelas calças, muitas marcas de luxo possuem essa peça em suas coleções, como Calvin Klein, Chanel, Armani, DieselBalmain, Burberry, Bo.Bô e entre outras.

Se antes para as mulheres usar calça comprida era um ato de resistência, atualmente é algo comum.

Isso porque, as calças trazem para o universo feminino praticidade e elegância.

Os modelos e tipos de tecidos são diversos. Para arrasar em qualquer situação, veja 8 modelos de calças que toda mulher deve ter:

1. Skinny

As calças de modelo skinny são conhecidas por serem bem justas ao corpo. Esse modelo é ideal para ser usado no dia-a-dia e vai do trabalho à balada.

Este é um modelo mais sexy, que combina com blusas e camisetas mais soltinhas.

Foto: Reprodução/Instagram @flaviapavanelli. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto: Reprodução/Instagram @flaviapavanelli. Clique na imagem e confira peças similares!

2. Cigarrete

A calça cigarrete é muito parecida com a skinny. A diferença está no comprimento (no estilo capri), já que este modelo faz com que a barra termine no tornozelo.

A modelagem cigarrete confere modernidade e estilo à produção e pode ser usada com sapatilhas, rasteiras, mocassins, tênis, botas e também saltos mais altos para looks mais elaboradas.

https://www.instagram.com/p/B445KZLjDFT/

3. Boyfriend

Para as amantes de conforto e jeans, as calças no estilo boyfriend não podem faltar.

Essa modelagem traz referências do estilo masculino, com um corte mais folgado que vai afinando para o tornozelo, bastante parecida com o modelo “blommer” das primeiras calças.

A impressão que se passa é que a peça foi “roubada do namorado”, daí o nome “boyfriend”. Com esta peça é possível fazer looks básicos, mas cheio de estilo.

Foto: Reprodução/Instagram @fashion_jackson. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto: Reprodução/Instagram @fashion_jackson. Clique na imagem e confira peças similares!

4. Pantalona

Sucesso na década de 1970, a calça pantalona continua sendo usada até hoje, mantendo o corte clássico.

Os modelos tradicionais são de tecido lido. Contudo, as calças estampadas no estilo pantalona também tem sido tendência entre as fashionistas.

O corte da peça é de cintura alta e comprimento longo, sendo o tecido solto no corpo.

A pantalona é perfeita para mulheres que desejam aliar o estilo ao conforto.

Foto: Reprodução/Instagram @ricademarre. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto: Reprodução/Instagram @ricademarre. Clique na imagem e confira peças similares!

5. Flare

A calça flare é uma versão moderna das famosas “boca de sino”, que foram sucesso na década de 1970 com o estilo musical disco.

Este modelo é justo nas coxas e a partir do joelho vai alargando, semelhante a um sino. A modelagem é indicada para equilibrar tipos físicos oval ou triangular, já que a “boca de sino” faz o equilíbrio com o tamanho do quadril.

A calça flare pode ser em jeans ou outros tipos de tecidos que conferem um corte mais social, sendo indicadas para usar no trabalho e em situações que exijam uma produção mais elegante.

Foto: Reprodução/Instagram @silviabraz. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto: Reprodução/Instagram @silviabraz. Clique na imagem e confira peças similares!

6. Pantacourt

A calça pantacout confere estilo e jovialidade ao look. Derivadas da pantalona, este modelo possui a cintura alta e uma modelagem mais folgada que termina na altura do joelho ou panturrilhas.

Para looks mais básicos, os modelos de calças pantacourt podem ser usados com tênis e sandálias. Contudo, elas também combinam com plataformas e sapatos mais altos.

Foto: Reprodução/Instagram @thassianaves. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto: Reprodução/Instagram @thassianaves. Clique na imagem e confira peças similares!

7. Jeans destroyed

A calça jeans destroyed pode ser com recortes mais discretos ou com rasgos maiores. A influência desses modelos é a pegada punk e rock, dos anos de 1980 e 1990.

Essas peças fazem parte de um estilo urbano e básico. No entanto, podem ser combinadas com peças de tecidos mais finos e de alfaiataria, conferindo uma mistura de estilos bastante interessante.

Foto: Reprodução/Instagram @camilacoelho. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto: Reprodução/Instagram @camilacoelho. Clique na imagem e confira peças similares!

8. Cintura alta

A calça cintura alta voltou a ser tendência na moda e se tornou um dos modelos de calças mais usados pelas mulheres em todo mundo.

Na última década, os modelos de cintura baixa, que fizeram muito sucesso entre o final da década de 1990 e primeira década no 2000, decaiu e ficou sendo vista como “fora de moda”.

A calça cintura alta está entre a preferência por valorizar o corpo da mulher, já que deixa a cintura mais fina e o quadril delineado. Esta modelagem pode ser flare, cigarrete, destroyed, skinny, boyfriend, pantalona e pantacourt.

Em jeans ou tecido de alfaiataria, toda mulher tem que ter calças de cintura alta em seu guarda roupa.

A calça de cintura alta valoriza o corpo da mulher. Clique na imagem e confira peças similares!
A calça de cintura alta valoriza o corpo da mulher. Clique na imagem e confira peças similares!

Como vimos, os modelos de calças são bastante democráticos, podendo ser usados em diversos tipos de ocasiões e mulheres de diferentes biotipos. Escolha aqueles que melhor combinam com seu corpo e estilo e arrase com essa peça coringa do guarda-roupa de qualquer mulher.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Dolce & Gabbana cria Fantasia de Carnaval para Juliana Paes

    O luxo italiano ganhou uma nova passarela: a Marquês de Sapucaí. Neste ano, a Dolce & Gabbana assinou pela primeira vez uma fantasia oficial para o Carnaval do Rio de Janeiro, em parceria com a Unidos do Viradouro. O figurino vestiu a Rainha de Bateria Juliana Paes, que retornou à escola após 17 anos no…
  • As peças favoritas da Gucci para se ter!

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • 4 Bolsas Bottega Veneta para investir!

    A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
  • Hermès revela que cresceu 9% em 2025: Receita Impressiona!

    Em um mercado de luxo cada vez mais concentrado nas mãos de conglomerados como LVMH (que detém entre vários nomes a Louis Vuitton) e Kering (dono da Gucci e outras), a Hermès segue um caminho próprio. A maison francesa não integra nenhum grande grupo, mantém capital majoritariamente familiar e construiu sua reputação global a partir…
  • As Melhores peças da Chanel para investir no Etiqueta Única

    A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
  • As bolsas do New In do Etiqueta Única para investir!

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Atualmente existem diversos itens…
  • Os Sapatos Mais Confortáveis das Marcas de Luxo

    Durante décadas, o imaginário da moda associou elegância feminina a saltos vertiginosos e silhuetas rígidas, uma equação em que o estilo parecia exigir sacrifício. Casas como Christian Louboutin, Manolo Blahnik e Jimmy Choo ajudaram a eternizar essa estética poderosa. No entanto, a mulher contemporânea redefiniu as prioridades do luxo: hoje, conforto, ergonomia e bem-estar caminham…
  • 4 Bolsas Pequenas para usar no Carnaval!

    Um dos feriados mais esperados e aguardados do ano pelos brasileiros, o carnaval, chegou! Com as festividades a todo vapor, os dias de diversão e folia pelas ruas já são realidade na vida de centenas de pessoas, e muitas pessoas ainda possuem dúvidas no que vão vestir, já que todo mundo quer um look descolado…
  • Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
  • 5 Tênis para pular Carnaval e usar o Ano Todo!

    Entre trios elétricos, camarotes e blocos que atravessam a cidade do dia à noite, escolher o tênis ideal para pular Carnaval deixou de ser apenas uma questão de conforto. Hoje, os tênis de luxo maximalistas ocupam esse espaço com autoridade: solados robustos, cartelas de cores vibrantes, acabamentos com efeito destroyed , bordados e uma atitude…
  • 5 Peças da Hermès para presentear no Valentine’s Day

    Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
  • As bolsas de luxo perfeitas para o primeiro investimento

    Peças de luxo são conhecidas por possuírem um valor bem elevado, principalmente quando falamos de bolsas. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos são valorizados a cada ano graças ao aumento de preço anual das principais marcas deste nicho. Com tantos modelos de diferentes marcas disponíveis no mercado, que possuem  designs…