Os Destaques da Semana de Alta Costura!
Uma das mais importantes datas do calendário é a semana de Alta Costura, onde as maisons que fazem parte do Chambre Syndicale de la Haute Couture apresentam coleções exclusivas belíssimas de peças que são feitas artesanalmente com materiais da mais alta qualidade.
Após as últimas temporadas de desfile serem afetadas por conta da pandemia do COVID-19, o formato tradicional com a presença de diversos convidados em locações e cenários incríveis voltou a acontecer e grandes marcas como Chanel, Christian Dior e Valentino foram apenas algumas que apresentaram suas belíssimas coleções de Verão 2022 que chamaram a atenção de milhares de pessoas durante a última semana de Janeiro em Paris.
Confiram abaixo os destaques dos principais desfiles da Semana de Alta Costura:
Chanel
Sempre um dos desfiles mais aguardados da semana de moda de Paris, a apresentação da Chanel de Alta Costura já começou impressionando quando a princesa e cavaleira emérita Charlotte Casiraghi (que desde 2021 é embaixadora da marca) abriu o desfile montada a cavalo, usando um casaco com pedrarias.
Com inspiração na década de 1920, elementos vintage como plumas e franjas ganharam destaque na passarela da maison francesa. Peças delicadas e itens tradicionais da grife, como o tweed (que ganhou uma roupagem mais moderna) também marcaram presença nos looks.
“É uma coleção de verão, então, é muito fresca, mesmo com muitos bordados”, explicou a diretora artística da Chanel, Virginie Viard, à imprensa internacional.
Alguns elementos vistos na passarela foram a cintura baixa, o artesanal, plissados e transparência, mostrando que são grandes apostas da Chanel para o Verão 2022. Outro ponto alto foram peças bem femininas e delicadas.
Christian Dior
Um dos desfiles mais esperados da Semana de Alta Costura, para a temporada de Verão 2022, Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da linha feminina da Dior, apostou em looks com padrões geométricos, manipulações complexas de tranças, adereços de tule e faixas de crepe de seda.
“Sou obcecada pelo bordado, é muito pessoal. Sou italiana, toda a minha vida vi mulheres bordar: minha avó, minhas tias, minha mãe… Sempre me fascinou, é toda uma linguagem com a qual as mulheres se expressam”, contou ela à AFP.
O mood da coleção é festivo, além de uma mistura de elegância e ousadia. Muito brilho, silhueta marcada e sobreposição compõe os looks. No quesito paleta de cores, preto, cinza e marfim são as que se sobressaem. Chiuri continua explorando a própria essência da alta-costura, do bordado à alfaiataria.
Segundo a própria Dior, “A coleção de alta-costura Primavera-Verão 2022 da Dior é uma celebração da experiência multifacetada de artesãos e petites mains de todo o mundo. Inspirada em técnicas excepcionais, ela reflete um esforço coletivo em nome da excelência.”
Valentino
Batizada de “Anatomy of Couture” (“Anatomia da Alta-Costura” em tradução livre) a nova coleção da Valentino criada por Pierpaolo Piccioli desafia regras e construções clássicas do segmento. Segundo a própria marca em um comunicado, a ideia é retirar a idealização e reescrever os processos.
“Uma nova abordagem. Um estudo baseado na silhueta. Uma harmonia composta de tipos físicos e as roupas que os vestem,” disse a maison italiana sobre a definição da coleção.
Pierpaolo diz ter se inspirado na maneira como as roupas se adaptam e se transformam a partir do momento que deixam o ateliê e ganham os corpos e vidas das mais variadas pessoas.
Nos 96 looks apresentados, modelagens fluidas e mix de texturas, brilho e decotes foram os grandes destaques. Cores fortes e vibrantes, como verde e rosa dominaram a passarela, algo que vem se tornando característico da Valentino nos últimos anos. Tons sóbrios como preto e branco também foram vistos nas criações que ganharam um toque a mais de ousadia graças à recortes.
Esta coleção demonstra maior sintonia com a imagem das apresentações de alta-costura. As formas, as cores, o foco na alfaiataria, o destaque para o tafetá em muitas das peças e a atenção ainda maior aos detalhes manuais indicam essa proximidade.
Schiaparelli
A Schiaparelli foi a marca que abriu a semana de Alta Costura com suas criação psicodélicas e não deixou a desejar. Com criações beirando o surrealismo, o diretor criativo da Maison, Daniel Roseberry, apostou em uma paleta de cores mais sóbria, com grande foco nas cores preto e branco, mas sem esquecer o dourado, que já se tornou uma cor de presença constante nas criações da grife.
Como nas últimas coleções apresentadas, o maximalismo não foi deixado de lado e foi uma tendência que apareceu com força na passarela da maison. Roseberry explicou que a coleção teve como base o termo “l’appel du vide” (“o chamado do vazio” em tradução livre).
“Existe para quando você está dirigindo em um penhasco e sente uma vontade repentina de sair da estrada. É chamado de ‘o chamado do vazio’. O vazio é a ausência da realidade,” destacou ele para a Vogue Runway.
O DNA da marca, como volume e drama apareceu em peso nos looks, que possuíam detalhes minuciosos e exagerados ao mesmo tempo. Penas e emblemas da casa, como o cadeado, a lagosta e a famosa pomba também apareceram nas composições.
Outra referência da coleção que ficou bem evidente na passarela foi o sistema solar, como os anéis de Saturno e o próprio Sol. Em um mix nada convencional, águas-vivas, bicos de aves e baguetes foram representados nas formas dos visuais. Uma peça que chamou grande atenção foi a bolsa em formato de cabeça humana, especificamente sendo o rosto da modelo Maggie Maurer.
Estes foram apenas alguns dos destaques da Semana de Alta Costura da temporada de Verão 2022! Qual seu desfile favorito? Nos conte nos comentários!