capa do post sobre legado de virgil abloh
|

O legado de Virgil Abloh na indústria da moda

O estilista americano Virgil Abloh representou a diversidade graças a suas conquistas.

No último domingo, 28 de Novembro, o mundo foi pego de surpresa com o anúncio de seu falecimento devido a angiossarcoma cardíaco, um tipo agressivo de câncer, o qual ele lutava em privado desde 2019.

Considerado inovador e visionário, Abloh foi o responsável por ser a ponte entre as ruas e o universo do luxo com suas criações que continham elementos do skate e do hip-hop e que eram tratados como alto artesanato.

Conheça a história de Virgil Abloh e o legado que ele deixa na história do mundo da moda:

O começo de tudo

Virgil Abloh nasceu no dia 30 de Setembro de 1980 na cidade de Rockford, localizada nos arredores da cidade de Chicago, Estados Unidos.

Filho de imigrantes ganeses, sua mãe era costureira e foi com ela que teve seu primeiro contato com a moda, já que a mesma lhe ensinou a costurar. No entanto, decidiu realizar o sonho de seu pai e optou em estudar engenharia civil na Universidade de Winsconsin-Madison em 2002. Em 2006, completou seu mestrado em arquitetura no Illinois Institute of Technology.

Virgil conheceu Shannon Sundberg, que viria a se tornar sua esposa, ainda no ensino médio, na escola católica onde estudava. Eles acabaram se casando no ano de 2009, ano onde decidiu entrar definitivamente no mundo da moda.

Virgil Abloh. Clique na imagem e confira mais criações do designer! (Foto: Reprodução/Instagram @voguebrasil).
Virgil Abloh. Clique na imagem e confira mais criações do designer! (Foto: Reprodução/Instagram @voguebrasil).

Entrada na indústria da moda

Após trabalhar por dois anos como arquiteto, o americano mudou seu foco para a moda, e embarcou em um programa de trainee de seis meses na marca italiana Fendi em Roma, ao lado do rapper americano Kanye West. A dupla havia se conhecido anos mais cedo, em 2002, quando o designer Don C descobriu seu talento artístico em uma gráfica e o introduziu à West. No mesmo ano, fundou a RSVP Gallery, uma galeria de arte e loja de roupas masculina.

Virgil então veio a se tornar uma espécie de assistente criativo de Kanye, co-criando capas de álbuns, desenhando cenários, desenvolvendo produtos licenciados, dentre outras coisas, quase sempre de maneira não-oficial. Ele era conhecido por muitos como “o cara que está sempre segurando um laptop ao lado de Kanye”.

No ano seguinte, em 2010, assumiu oficialmente o título de diretor criativo da Donda, agência de conteúdo de Kanye West. Seu primeiro grande projeto foi a direção do álbum “Watch the Throne”, feito em parceria com Jay-Z. O trabalho lhe rendeu uma indicação ao Grammy e a oportunidade de entrar com seu nome no círculo comercial e social do hip-hop.

Virgil Abloh. Clique na imagem e confira mais criações do designer! (Foto: Reprodução/Instagram @pickybundle).
Virgil Abloh. Clique na imagem e confira mais criações do designer! (Foto: Reprodução/Instagram @pickybundle).

A PYREX VISION

A primeira marca própria de Virgil foi a Pyrex Vision, lançada em 2012, que tinham um conceito baseado em customização de itens de outras marcas. O americano comprava peças básicas da Champion e em um estoque morto da Ralph Lauren por preços baixos e, em seguida, colocava o nome Pyrex e o número 23, escolhido em homenagem a Michael Jordan, seu ídolo de infância, além de outras estampas.

A peças que originalmente custavam em torno de 40 dólares passaram a serem vendidas por 550 dólares, fato que gerou grande polêmica e rebuliço. A Pyrex acabou durando apenas um ano. Segundo o estilista, ela era para ser um experimento artístico e não uma empresa.

A Off-White

A verdadeira ascensão na indústria da moda veio no mesmo ano do fechamento da Pyrex, com o lançamento da Off-White em 2013, que se tornou a marca pioneira de streetwear de luxo. Com sede em Milão, as aspas se tornaram uma assinatura de Virgil e da marca, sempre acompanhando de maneira irônica a descrição óbvia das peças, como “raincoat” (capa de chuva), “shoelaces” (cadarços), “wallet” (carteira), etc, podendo aparecer apenas na etiqueta ou literalmente estampando o item.

No ano seguinte, veio a estréia na Semana de Moda de Paris, onde apresentou peças femininas e masculinas. Apenas dois anos após seu lançamento, a OFF-WHITE foi finalista do Prêmio LVMH, fazendo Virgil o único americano a ser nomeado. Seus produtos foram vendidos por grandes lojas como Barneys e Colette e logo caiu nas graças de grandes estrelas como Jay-Z, Beyoncé, Rihanna e Kim Kardashian.

Com o apoio de grandes nomes, a popularidade da marca não parou de crescer e rapidamente vieram parcerias com grandes nomes da indústria como Nike, Levi’s, Moncler, Jimmy Choo, Browns, Converse, dentro muitas outras. Uma das mais populares foi a The Ten, em conjunto com a Nike, onde Virgil recriou dez modelos icônicos da marca desportiva, cada um adornado com o lacre de segurança característico da grife, na cor vermelha, ao redor dos cadarços.

Peças da Off-White. Clique na imagem e confiram mais criações de Virgil Abloh! (Foto: Reprodução/Instagram @off____white)
Peças da Off-White. Clique na imagem e confiram mais criações de Virgil Abloh! (Foto: Reprodução/Instagram @off____white)

Ida para a Louis Vuitton

No dia 26 de Março de 2018, foi anunciado que Virgil Abloh iria se tornar o novo diretor artístico da coleção masculina da Louis Vuitton, sendo o sucessor de seu amigo e mentor Kim Jones. Com o anúncio, ele se tornou o primeiro estilista afro-americano a ocupar o cargo.

Virgil apresentou sua primeira coleção (Primavera/Verão 2019) no dia 21 de Junho de 2018 em Paris. Na passarela, mostrou peças com inúmeras referências, que iam do single de 1985 Michael Jackson e Lionel Richie em prol do combate à fome na Etiópia à criatividade da cultura africana na música e estilo. Além disso, Virgil criou peças em diferentes cores, criando um verdadeiro arco-íris na passarela.

Em uma de suas últimas coleções, que aconteceu em 06 de Agosto de 2020, na cidade de Xangai, Abloh inovou ao usar não apenas ideias recicladas, mas também materiais usados em coleções anteriores da Louis Vuitton. Modelos desfilaram looks com cores fortes, peças que possuíam cortes exagerados, chapéus que chamavam a atenção por sua extravagância, estampas de desenhos e personagens animados não apenas nas roupas, mas principalmente nos acessórios como bolsas e malas.

Virgil Abloh foi o primeiro estilista afro-americano a ocupar o cargo de diretor criativo na Louis Vuitton. Clique na imagem e confira mais criações do designer! (Foto: Reprodução/Instagram @virgilabloh).
Virgil Abloh foi o primeiro estilista afro-americano a ocupar o cargo de diretor criativo na Louis Vuitton. Clique na imagem e confira mais criações do designer! (Foto: Reprodução/Instagram @virgilabloh).

Revolucionário

Para muitos especialistas de moda, Virgil foi um dos principais responsáveis por colocar a cultura e estilo do streetwear dentro das marcas de luxo, algo que não se via antes. Um dos grandes pontos de seu trabalho foi quebrar os “códigos” tradicionais e aplicar a cultura de rua, do gueto e do subúrbio, de uma forma muito pertencente a esse espaço.

“A moda é um dos melhores veículos para juntar música, arte, arquitetura, design, tipografia — é uma tela larga o bastante, ou uma caixa de areia grande o bastante, para tocar todas as coisas diferentes que eu gosto, disse ele uma vez.”

Um dos grandes propósitos foi abrir as portas para os outros e criar caminhos para uma maior igualdade na arte e no design.

Virgil foi um dos principais responsáveis por colocar a cultura e estilo do streetwear dentro das marcas de luxo. Clique na imagem e confira mais criações do designer! (Foto: Reprodução/Instagram @fashionnetworkcom).
Virgil foi um dos principais responsáveis por colocar a cultura e estilo do streetwear dentro das marcas de luxo. Clique na imagem e confira mais criações do designer! (Foto: Reprodução/Instagram @fashionnetworkcom).

O mundo da moda sofreu uma perda inestimável, porém o legado de Virgil Abloh estará eternizado na história e será uma grande inspiração para milhares de jovens ao redor do mundo.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa-stella-mccartney-291222-compressed (1)

Look Monocromático: Dicas de como usar!

O look monocromático é uma tendência que está presente no mundo da moda há algum tempo e vem ganhando força nos últimos anos. Ele é um ótimo truque de estilo para estar elegante e sofisticada em qualquer ocasião sem precisar pensar muito ou requerer grande esforço. Muito versátil, prática e atemporal, este recurso permite diversas…
capa do post sobre peças chanel must have

Dia das Mães: 5 Bolsas Chanel que são presentes perfeitos!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

O Significado de Celine para a Moda

Céline Vipiana fundou sua grife homônima em 1945 em Paris, e a transformou em uma das marcas de moda mais importantes e influentes da França. Atualmente, sob a liderança do estilista Hedi Slimane, a etiqueta de luxo continua sendo uma das mais desejadas e famosas no mundo, atraindo até mesmo a geração mais jovem. Mas,…
capa do post sobre looks estilosos e confortáveis para se inspirar

10 Looks confortáveis e estilosos para se inspirar!

Quando estamos escolhendo nosso look diário, um dilema surge para inúmeras mulheres ao redor do mundo: usar algo confortável ou esquecer do conforto em prol do estilo? Mas, não há necessidade de fazer esta dura decisão! Existem inúmeras combinações de peças que unem o útil ao agradável e que não exigem grande esforço ou peças…
capa do post sobre best of gucci bags

O que é mais caro Gucci ou Louis Vuitton? Confira uma comparação de preços!

A bolsa é um acessório indispensável na vida de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de maneira fácil e prática. Mas, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Quando falamos sobre os…
capa do post sobre misoni abrir primeira loja de home & decor

Missoni abre primeira loja de Home Decor

Quando pensamos em marcas de luxo de moda, as primeira coisas que nos vem à cabeça são acessórios, bolsas icônicas, sapatos e peças de roupa de grandes marcas como Chanel, Hermès, Prada, Versace, entre outras, certo? Porém, o que muita gente não sabe, é que inúmeras grifes de luxo vão muito além do vestuário e…
capa do post sobre joias cartier para o dia das mães

Dia das Mães: Joias Cartier para emocionar sua mãe!

A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com…

Celine: Saiba Quem está por tráz do Sucesso da Marca Francesa!

A Celine foi fundada em 1945 por Céline Vipiana em Paris. A marca francesa começou como uma boutique infantil, mas rapidamente se expandiu para a moda feminina, estabelecendo-se como uma referência em estilo clean e sofisticado. No entanto, nos últimos anos, a grife passou por algumas transformações que a ajudaram a se manter atualizada e…

3 Práticas Sustentáveis para 2024

Um dos assuntos mais em alta e discutido nos últimos anos é a sustentabilidade, principalmente quando se trata da Indústria da Moda, que é considerada uma das mais poluentes do planeta. De acordo com um recente estudo do Global Fashion Agenda, a Indústria da Moda manteve a segunda posição no ranking dos maiores poluidores do…
capa do post sobre curiosidades sobre a Birkin

Como e Onde vender suas bolsas de luxo e de grife usadas?

A sustentabilidade e o consumo consciente são assuntos muito pertinentes e que ganham espaço na mídia a cada dia. Existem diversas maneiras de praticar o consumo consciente, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida delas,…

Miu Miu: Explorando o Significado da Marca Italiana!

‘It’s not a bag, it’s a Birkin’ – A frase, eternizada por Sarah Jessica Parker em Sex and the City ao se referir ao modelo icônico da Hermès, ganhou destaque ao ser aplicada a diversos itens de outras marcas de luxo. Entre elas, destacam-se, por exemplo, as peças da Miu Miu, a irmã mais jovem…