Capa do post sobre moda sustentável

O Futuro Verde da Moda: a inovações sustentáveis das marcas

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é conhecida por ser uma das mais poluentes que existem, consumindo 93 mil milhões de metros cúbicos de água por ano, além de despejar 500.000 toneladas de microfibras plásticas nos oceanos e ser responsável por 10% das emissões globais de carbono, segundo dados da Ellen MacArthur Foundation, instituição inglesa que promove a economia circular.

Com esses dados, a necessidade de mudança é urgente e necessária para protegermos o meio ambiente e também o futuro do planeta Terra. Com o aumento do interesse dos consumidores no assunto, marcas de moda começaram uma intensa procura por mudanças em seu processo de produção, o que resultou em respostas e soluções muito engenhosas e inteligentes.

Confiram mais sobre as inovações criadas por diferentes marcas com o intuito de se tornarem mais sustentáveis:

Novas inovações e ideias

Diferentes marcas vem mudado seus processos de fabricação e descobrindo novas maneiras sustentáveis de confeccionar produtos que sejam de qualidade, mas que ainda sim sejam eco friendly. Uma prova muito conhecida de que é possível alinhar ambos os assuntos é a Stella McCartney, marca inglesa comandada pela estilista de mesmo nome que é conhecida por ser vegana.

Uma das novas inovações, é a capa de chuva confeccionada de algas marinhas, criada pela designer nova iorquina Charlotte McCurdy. O plástico de algas cintilantes criado por ela (que não possui carbono) em um laboratório impressionou muitos especialistas no ramo, ainda mais quando se juntou ao renomado estilista Phillip Lim para criar um vestido de lantejoulas.

Infelizmente, é improvável que as peças sejam vendidas em lojas de departamentos, já que Charlotte vê estas inovações como uma forma de demonstrar que é possível criar e fazer roupas sem carbono.

“Não o estou a tentar monetizar. Só quero plantar uma semente. O desenvolvimento de materiais é muito lento e é difícil competir com aplicativos de celular por financiamento. Francamente, levo as mudanças climáticas a sério e não tenho tempo,” contou ela em uma entrevista para a AFP.

Seu foco agora é na criação de um centro de inovação e divulgação.

Capa de alga marinha criada por Charlotte McCurdy. (Foto: Reprodução/Instagram @i__zini).
Capa de alga marinha criada por Charlotte McCurdy. (Foto: Reprodução/Instagram @i__zini).

Novas formas de pigmentação

Outra inovação, desta vez no quesito tingimento, foi uma encontrada pela dupla de designers holandeses da Living Color, Laura Luchtman e Ilfa Siebenhaar, que estão investigando formas de redução de produtos químicos e o consumo excessivo de água para tingir roupas. E elas encontraram um aliado pouco provável nas bactérias, já que certos microorganismos liberam pigmentos naturais à medida que se multiplicam, e, ao implantá-los em tecidos, tingem as roupas com cores e padrões marcantes.

A pesquisa foi publicada de forma gratuita online e a dupla não tem interesse de uma produção em massa, mas sim em uma escala menor. Segundo Luchtman, que já trabalhou em marcas fast fashion, ela viu “de perto o impacto negativo dessa indústria em termos de exploração de pessoas e problemas ecológicos.”

Outras marcas, no entanto, esperam que novas inovações e ideias possam se infiltrar em grandes negócios. Como é o caso da startup californiana Bolt Threads, que recentemente se juntou a Adidas, Lululemon, Grupo Kering e Stella McCartney para construir as instalações de produção da Mylo, um couro feito de raízes de cogumelo. Este mesmo couro já foi usado pela marca inglesa na criação de duas peças que foram apresentadas no dia 20 de Março nas redes sociais da mesma.

A cada ano, mais e mais marcas de moda estão procurando novas soluções e inovações para diminuir seu impacto no ambiente, fazer com que suas peças sejam mais sustentáveis e também se comprometer a ter um futuro mais verde.

Já conhecia algumas destas inovações? Nos conte nos comentários!

Similar Posts

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Chanel aumenta seus preços na Europa!

Uma das marcas mais tradicionais do planeta, a Chanel está presente no mercado de moda há mais de 100 anos e é responsável por inúmeras peças que são icônicas até hoje, graças a genialidade de sua fundadora, Gabrielle Chanel. Coco Chanel (como é conhecida por todos) criou diversos modelos de roupas e acessórios que foram…
capa do post de motivos para desapegar com o etiqueta unica

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…
capa do post de frases para o dia dos pais

30 Frases para o dia dos pais 2022!

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do ano para centenas pessoas! Este é o dia para celebrar uma das pessoas mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento (ou a partir de qualquer outro momento de sua vida) e está…
capa do post sobre curiosidades sobre a prada

5 curiosidades sobre a marca Prada!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão. Ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser…
Foto: Reprodução/Instagram @krisjenner

A importância das irmãs Kardashian-Jenner no mercado second hand

O mercado de second hand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de…
capa do post sobre presentes para cada tipo de pai

Ideias de Presente para todo tipo de pai!

O dia dos pais está chegando rapidamente (neste domingo, não se esqueça!) e nos dias que antecedem esta data, vem a grande dúvida de como presentear essa figura tão especial na sua vida, não é mesmo? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí…
Foto: Reprodução/Instagram @cphfw

Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos…
Capa do post sobre guia do desapego

O Guia Completo do Desapego!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências e o que vestir: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo se tornaram pauta de discussões entre marcas e consumidores, além de serem assuntos frequentes em cúpulas e reuniões entre países. Este movimento não é necessariamente sobre…
capa do post de bolsas estariam ultrapassando os sneakers?

Estariam as bolsas masculinas ultrapassando os tênis no mercado de resale?

Foi-se o tempo em que certos modelos de bolsas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos anos modelos masculinos de bolsas de mão e tiracolo estão dominando as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais. E agora, elas estão dominando o mercado de luxo de resale, que cresce mais…
Foto 1: Reprodução/Instagram @amyastridd; Foto 2: Reprodução/Instagram @chiaraferragni. Clique na imagem e confira peças similares!

5 Peças atemporais para usar o ano todo!

A cada temporada e estação nosso guarda-roupa sofre mudanças, podendo ser drásticas ou não, para se adequar as temperaturas que irão começas a se tornara muito frequentes. Na primavera/verão, ele consiste de peças mais leves e fresquinhas e já no inverno roupas mais pesadas e quentinhas são as mais queridas e frequentes. Porém, existem algumas…
capa do post sobre ideias de presente para pais executivos

4 Ideias de presente para Pais executivos!

O dia dos pais está se aproximando rapidamente (dia 14 de Agosto, não se esqueça!) e na semana que antecede esta data vem a grande dúvida como presentear essa figura tão especial na sua vida? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí vai. As…
Foto: Reprodução/Instagram @gucci

Conheça a Gucci Blondie, a nova sensação da Gucci!

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. Com modelos que são sofisticados, elegantes e atemporais, mas ainda sim descolados e estilosos, a grife italiana se consolidou como uma…