Nova versão da bolsa Victoria confeccionada com couro de cogumelo. (Foto: Reprodução/FFW.uol.com.br/).

Stella McCartney e Hermès irão usar Couro de Cogumelo

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.

Atualmente, inúmeras marcas de luxo estão tomando medidas para tornarem suas ações mais sustentáveis, diminuindo assim seu impacto no meio ambiente. Além da sustentabilidade, outro assunto que é polêmico e recorrente no mundo da moda, principalmente no setor de luxo, é o uso de couro e pele animal em peças, principalmente bolsas e acessórios.

Porém, ao poucos grandes nomes vêm mudando sua política e estão abolindo e encontrando alternativas ao uso de peles e couros animais. O que é o caso da Hermès, que é conhecida e criticada pelo uso contínuo em suas bolsas.

Confiram mais a alternativa encontrada por ela e também pela label inglesa Stella McCartney:

A solução sustentável da Hermès e da Stella McCartney para o uso de couro animal

É de conhecimento geral que a Stella McCartney é uma marca com laços muito fortes com a sustentabilidade e veganismo, não usando couro animal em nenhuma peça, sejam roupas, bolsas e acessórios. Ela trabalha há alguns anos para desenvolver mais soluções sustentáveis e sem crueldade animal e vem encontrando diferentes materiais que atendem estas necessidades.

Recentemente, a icônica maison francesa Hermès anunciou que está seguindo os passos de Stella e ambas anunciaram que irão adotar tecidos criado em parceria com laboratórios MycoWorks e o Bolt Threads: o couro de cogumelo.

A label inglesa anunciou que irá utilizar a nova tecnologia, batizada de Mylo e criada em parceria com o laboratório Bolt Threads, em peças de roupas, com os dois primeiros modelos (um cropped top e uma calça) sendo apresentados no dia 20 de Março no instagram da própria marca em uma campanha estrelada por Paris Jackson, filha do falecido músico Michael Jackson. Apesar de não estarem à venda nas lojas, a grife espera lançar essa e outras coleções usando o couro de cogumelo em breve.

Já a Hermès anunciou que irá criar uma versão vegana da icônica bolsa de viagem Victoria usando o couro sustentável. O material, batizado de Sylvania, foi fruto da parceria com o laboratório MycoWorks, e levou três anos para ser aperfeiçoado. Ele é como uma “rede de fios da estrutura da raiz dos cogumelos e imita as propriedades do couro e, segundo o laboratório, foi criado à partir de uma de suas tecnologias patenteadas.

“A Sylvania representa como a natureza e a biotecnologia podem trabalhar em conjunto para criar um material com os mais altos padrões de qualidade,” disse o CEO da MycoWorks, Matt Scullin.

Porém, infelizmente, a marca diz que ainda não tem planos de parar de usar couro animal em outros modelos de bolsa e acessórios. Sua ideia é criar uma nova linha de produtos que sejam sustentáveis e veganos que irá servir como uma alternativa para seus clientes que tenham interesse e desejo de possuir produtos mais sustentáveis da marca.

Nova versão da bolsa Victoria confeccionada com couro de cogumelo. (Foto: Reprodução/FFW.uol.com.br/).
Nova versão da bolsa Victoria confeccionada com couro de cogumelo. (Foto: Reprodução/FFW.uol.com.br/).

Este é um novo passo importante para se tornar a indústria da moda mais sustentável e com menos impacto no meio ambiente. O que achou da iniciativa de ambas as marcas? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

3 Bolsas de Luxo para apostar nesse Inverno!

As temperaturas caíram, anunciando o início do inverno 2024, que começou oficialmente dia 20 de junho. Com a chegada da estação, é hora de atualizar o guarda-roupa com cashmere, trench coats – melhor ainda se for um clássico Burberry – e adicionar acessórios que combinem com a temporada mais fria do ano. E quando se…
capa do post sobre a bolsa gucci mais cara

Qual é o valor da bolsa mais cara da Gucci?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre looks coringas para o outono/inverno

6 Peças essenciais para a mala de inverno!

Arrumar a mala para uma viagem durante o inverno pode ser uma tarefa muito complicada e trabalhosa para muitas pessoas, que requer as vezes até dias para ser completada! Você quer estar confortável, quentinha, mas também quer estar estilosa e bem vestida, não é? Seja qual for a duração da sua viagem, podendo ser de…

Top 5 Maxi Bags para enfrentar os dias frios com estilo!

Os dias mais frios chegaram ao Brasil e, com eles, a necessidade de renovar o guarda-roupa com peças-chave que combinem estilo e funcionalidade. Entre as melhores opções para a temporada que os termômetros despencam, destacam-se as maxi bags de luxo. Além de estarem em alta, essas bolsas espaçosas oferecem uma infinidade de possibilidades de uso….
capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

Os modelos de bolsas pequenas na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre curiosidades sobre christian dior

Quantas lojas da Dior existem no mundo?

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…

Sicily: A Bolsa Mais Famosa da Dolce & Gabbana

Embora nos útimos dias, a D&G Logo Bag tenha tomado o feed das influenciadoras de moda de todo o mundo, é a Sicily a bolsa mais famosa da Dolce & Gabbana. E quando se trata de investimentos para o guarda-roupa não há nada como uma bolsa de grife. Escolha a it bag certa, cuide bem…
capa do post sobre quantas lojas louis vuitton existem no mundo

Quantas lojas Louis Vuitton existem no mundo?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post bolsas chanel para investir super sale

As bolsas Chanel para investir na Super Sale do Mês dos Namorados!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

O Perfume Dior J’Adore tem um Novo Rosto: Rihanna!

O perfume Dior J’Adore é um ícone entre as fragrâncias femininas de luxo, consolidando-se como um dos mais amados e desejados no mercado desde sua criação em 1999. Em um anúncio recente, a tradicional maison francesa, hoje comandada por Maria Grazia Chiuri, divulgou que a cantora e empresária Rihhana é o mais novo rosto do…