capa-o-casaco-masculino-da-dior-criado-por-jonathan-anderson-de-mais-de-200-mil-dolares-ou-um-milhao-de-reais
|

O Casaco Masculino da Dior de mais de R$ 1 milhão ainda domina o centro das atenções!

Sim, o casaco masculino da Dior criado por Jonathan Anderson para a sua primeira coleção à frente da marca francesa tem um preço que faz até os fashionistas mais ousados engasgarem. E, como se não bastasse, está no centro de uma série de polêmicas mesmo dias após ser desfilado.

Entenda esse valor considerado obsceno por muitos, e por que a peça continua causando discussões acaloradas dentro e fora das redes.

O Assunto da Vez: O Sobretudo Masculino da Dior de US$ 200 mil

Em uma temporada marcada por estreias (incluindo a de Michael Rider na Celine), recomeços e reinterpretações da alfaiataria, foi uma sobretudo em específico que monopolizou os comentários. Trata-se do Casaco Masculino da Dior criado por Jonathan Anderson para o seu desfile de estreia, avaliado em impressionantes US$ 200 mil (mais de R$ 1 milhão).

E não, não estamos falando de uma criação para uma coleção de alta-costura da maison. Mas, sim, de um casaco masculino prêt-à-porter que, desde que surgiu na passarela montada no Hôtel des Invalides, em Paris, segue repercutindo com intensidade: pela beleza, pela complexidade, pelo preço — e também pela polêmica.

Mesmo dias após o desfile masculino de verão 2026 da Dior, Anderson (ex-Loewe) continua no topo dos assuntos mais comentados do universo fashion. O estilista, conhecido por sua capacidade de tensionar o clássico e o experimental, trouxe em sua estreia para a grife francesa uma coleção impactante, mas foi o tal casaco — com brilho metálico e execução artesanal — que roubou a cena.

Na passarela, ele roubou os olhares. Fora dela, os debates. O casaco masculino da Dior virou símbolo da nova era da maison — ousada, artística e cheia de conversas por trás do brilho.
(Foto/Reprodução Vogue Runway).

Mas por que o Casaco Masculino da Dior custa mais de R$ 1 milhão?

A resposta começa com uma técnica ancestral: o mukaish, tipo de bordado feito com fios metálicos (prata ou ouro), originário de Lucknow, no norte da Índia. O processo é 100% manual, e envolve uma delicadeza quase cirúrgica: minúsculos pontos metálicos são aplicados em seda leve, criando um efeito visual próximo ao de um céu estrelado em movimento.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Para este modelo da Dior, foram necessários 12 artesãos trabalhando por 34 dias, até que o casaco tomasse forma. O resultado é hipnotizante — tanto ao vivo quanto em imagens. Com silhueta estruturada, gola alta e um brilho que parece capturar cada centímetro de luz, ele foi concebido como símbolo máximo de um novo momento da maison sob comando de Anderson.

O valor, embora exorbitante, reflete não apenas a complexidade do modelo, mas o posicionamento da Dior no mercado atual. Afinal, estamos falando luxo artesanal, escasso, quase conceitual. A peça, inclusive, já é considerada item de colecionador — embora a maison não tenha confirmado se ela estará disponível para compra imediata ou por encomenda.

Montagem de fotos do desfile masculino de estreia de Jonathan Anderson na Dior com o casaco com fio metálico de mais de um milhão de reais.
Silhueta precisa, brilho metálico e 34 dias de trabalho manual com origem indiana: o casaco masculino da Dior é arte para vestir — ou apenas admirar. (Fotos/Reprodução Vogue Runway).

O motivo da pôlemica e buzz nas redes sociais

Mas o fascínio em torno da peça logo deu lugar a um incômodo crescente. A Dior não mencionou publicamente os artesãos responsáveis pela execução do bordado nem a origem da técnica. A ausência de reconhecimento gerou críticas nas redes sociais e levantou um debate relevante (e necessário) sobre apropriação cultural no setor de luxo.

A influenciadora e pesquisadora de moda Hanan Besnovic, por exemplo, conhecida por expor práticas problemáticas da indústria, publicou no perfil lotado de seguidores que comanda:

“O bordado usado nesse casaco é feito com a técnica tradicional indiana chamada mukaish. A Dior não deu crédito aos artesãos nem à origem da técnica. Isso é parte de um padrão recorrente.”

Montagem de fotos do casaco masculino da dior que custa 200 mil dólares (mais de um milhão de reais).
O casaco mais comentado do ano: Na estreia de Jonathan Anderson, o sobretudo bordado com prata pela técnica mukaish tomou o centro da cena — e permanece lá. (Fotos/Reprodução Vogue Runway). Clique na imagem e descubra roupas autênticas da marca!

A crítica ganhou corpo. A comparação com o episódio recente da Prada, que lançou sandálias inspiradas nas tradicionais Kolhapuri chappals da Índia sem o devido reconhecimento, foi inevitável. Cada vez mais, consumidores e especialistas cobram das grandes maisons posturas éticas, atribuição cultural e transparência sobre os processos criativos — especialmente quando envolvem tradições não ocidentais.

Foto da sandália da Prada inspirada no calçado indiano Kolhapuri chappals que também gerou polêmica como o casaco masculino da dior de jonathan anderson.
Sandália Masculina da Prada desfilada na Coleção Verão 2026 gerou burburinho nas redes assim como o Casaco da Dior de US$ 200 mil. A versão da grife italiana custa US$ 1.200, enquanto as sandálias Kolhapuri que serviram de inspiração podem ser encontradas em mercados indianos por apenas US$ 10. (Foto/Reprodução Vogue Runway).

Após as polêmicas a Prada admitiu:

“Reconhecemos que as sandálias apresentadas no recente desfile masculino da Prada para 2026 foram inspiradas no calçado tradicional indiano feito à mão em distritos específicos de Maharashtra e Karnataka, com uma herança cultural de séculos. Reconhecemos profundamente a importância cultural desse artesanato indiano.” — Lorenzo Bertelli, Diretor de Responsabilidade Social Corporativa do Grupo Prada

Entre Pompons, Drácula e drama , o Casaco Masculino da Dior segue no topo

Vale lembrar que o casaco não foi o único destaque da coleção de estreia de Jonathan Anderson. A nova fase da etiqueta parisiense também apresentou uma versão masculina da icônica Book Tote, com estampa inspirada no universo de Conde Drácula, que já foi vista nos braços de Rihanna em aparições recentes — e está prestes a viralizar ainda mais. Outra peça que chamou atenção foi a Lady Dior revestida por pompons em diferentes tamanhos e cores, uma leitura lúdica e exagerada de um dos maiores ícones da grife.

Mesmo com essas apostas ousadas, nenhuma criação tem gerado tanto debate quanto o casaco Dior de mais de um milhão de reais. Seja pelo valor, pela execução ou pela falta de créditos, a peça tornou-se um divisor de águas na discussão sobre os rumos do luxo contemporâneo.

Montagem de duas fotos da Bolsa Book Tote com estampa Dracula ao lado da Lady Dior inspirada pelo trabalho da artista têxtil Sheila Hicks.
Bolsa Book Tote com estampa Dracula ao lado da Lady Dior feita em colaboração com a artista têxtil Sheila Hicks.(Fotos/Reprodução instagram @dior). Clique na imagem e descubra diversos modelos da marca!

Luxo que brilha — e faz pensar

O casaco da Dior criado por Jonathan Anderson virou assunto por muitos motivos: o preço, a beleza, a técnica, o impacto na passarela. Mas talvez o mais interessante seja o que ele representa. Em um momento em que o artesanal voltou ao centro da conversa na moda, essa peça não apenas mostra o valor (altíssimo) que o mercado está disposto a pagar por um trabalho feito à mão — como também reacende o interesse por saber de onde vêm essas técnicas, quem as executa e o que elas contam sobre o mundo.

Sem discurso professoral, a Dior coloca em cena um exemplo de luxo que vai além do que se vê. É sobre tempo, dedicação e raridade. Jonathan Anderson, que chegou à maison com olhares atentos e altas expectativas, conseguiu entregar um desfile forte, que mescla teatralidade e precisão, como poucas marcas conseguem fazer com consistência.

Entre bolsas com pompons, referências góticas e alfaiataria quase barroca, o casaco segue no centro da atenção. Não só porque custa mais de um milhão de reais. Mas porque, de alguma forma, ele simboliza esse novo desejo por peças que têm história, que pedem tempo, que são tudo, menos óbvias.

No fim, talvez seja esse o maior luxo: usar (ou apenas sonhar com) algo que faz você parar por alguns segundos — e olhar de novo. Concorda?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • 4 Bolsas de Marcas de Luxo Italianas para Conhecer e Investir!

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…
  • Tudo sobre a Estreia de Matthieu Blazy na Chanel

    Uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e de sucesso do mundo, a Chanel foi fundada pela icônica estilista Coco Chanel em 1910. A maison foi responsável por uma grande mudança na história da moda, com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher….
  • Balenciaga entra em nova era com Pierpaolo Piccioli

    Uma das marcas de luxo mais cools e descoladas que existem, a Balenciaga foi foi fundada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga Eizaguirre em 1937 em Paris. Muito importante para o mundo da moda, suas roupas eram conhecidas por terem confecção e cortes perfeitos, além da grande influência da cultura e história espanhola. Após cair em esquecimento…
  • Ayo Edebiri é a Nova Embaixadora da Chanel!

    A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
  • Saiba como desapegar de suas peças de luxo no Etiqueta Única!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
  • As Novidades do Luxo para os Homens no Etiqueta Única

    O luxo masculino nunca esteve tão em evidência. Mais do que relógios e ternos impecáveis, os acessórios assumem o protagonismo no dia a dia do homem moderno. Em portais second hand online, pastas e bolsas de grife surgem como peças que transitam com naturalidade entre a rotina de trabalho, as viagens e os momentos de…
  • 4 Tendências da Milan Fashion Week para a Primavera/Verão 2026

    A Semana de Moda de Milão é considerada uma das mais importantes de todo o calendário da indústria da moda e é o palco dos desfiles das principais marcas italianas do ramo de luxo. Depois de Nova Iorque e Londres, foi a vez da capital da moda italiana ser o palco de desfiles e apresentações…
  • As peças favoritas da Dior para investir!

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de sete décadas de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
  • Pulseiras Hermès: Os Modelos Mais Desejados no EÚ

    Uma bolsa Birkin pode ser um sonho distante, mas uma pulseira Hermès é, muitas vezes, a chave de entrada para esse universo. Criadas com a mesma precisão artesanal que define a maison, as primeiras versões esmaltadas foram introduzidas nos anos 1960, em cores vibrantes e estampas inspiradas nos icônicos lenços de seda. O universo equestre…
  • As bolsas crossbody da Chanel que são icônicas

    A história da bolsas transversal é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. Nesta época, a mulher começou a ter um novo papel na sociedade, já que houve maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com isso, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…
  • As Peças de Roupa Atemporais que podem ser usadas o ano todo!

    A cada temporada e estação nosso guarda-roupa sofre mudanças, podendo ser drásticas ou não, para se adequar as temperaturas que irão começas a se tornara muito frequentes. Na primavera/verão, ele consiste de peças mais leves e fresquinhas e, já no inverno, roupas mais pesadas e quentinhas são as mais queridas e frequentes. Porém, existem algumas…
  • 4 Bolsas da Bottega Veneta que são imperdíveis no Etiqueta Única

    A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…