Nova Certificação de Sustentabilidade para Acessórios de Moda em Metal
A sustentabilidade é um tema crucial atualmente. E ela não se limita apenas ao cuidado com o meio ambiente, mas também à conscientização sobre o que e de quem consumimos.
No mundo da moda, especialmente no mercado de luxo, as empresas estão cada vez mais empenhadas em adotar medidas sustentáveis. Seja através do uso de novos materiais ou de práticas que minimizem o impacto ambiental. Diante disso, surge uma nova iniciativa que visa avaliar a sustentabilidade de acessórios de moda em metal, por meio de uma certificação desenvolvida pela Leaf Foundation.
Descubra todos os detalhes abaixo e também como as marcas brasilerias estão adotando práticas mais sustentáveis em suas produções.
O Novo Padrão de Medida da Sustentalilidade
A Leaf Foundation é uma organização florentina que tem como objetivo promover valores éticos, ambientais, sociais e econômicos no segmento de luxo. Em resposta a uma demanda específica das marcas de moda, a fundação desenvolveu um padrão de sustentabilidade exclusivo para acessórios de metal, preenchendo uma lacuna nesse campo.
O evento de apresentação da iniciativa, realizado em Florença, contou com a presença do prefeito Dario Nardella e do presidente da Região, Eugenio Giani. Nardella destacou que o setor da moda é um dos que mais investem em inovação e sustentabilidade. E que o trabalho da Leaf Foundation completa uma peça importante para tornar o setor completo.
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Ao longo de dois anos, foram coletados dados de mais de 70 empresas, sendo 90% delas europeias e as demais com operações na Ásia. Isso tudo para calcular o impacto ambiental e social da produção desses acessórios.
Essa nova certificação garante a conformidade com 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas. Por meio dela, as marcas de luxo poderão ter parâmetros objetivos e mensuráveis para toda a cadeia produtiva, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade. Além disso,é importante ressaltar que essa certificação é uma raridade, sendo 100% Made in Italy, o que destaca a importância da Itália como referência na criação de padrões internacionais.
Inclusive, uma das marcas de luxo pioeiras no quesito sustantabilidade é a italiana Gucci. A etiqueta milanesa vem há anos tomando medidas e criando ações para que seu impacto no meio ambiente seja reduzido ao máximo. Ela também é conhecida por ter varias iniciativas sustentáveis que encorajam e educam seus consumidores sobre o assunto.
O Brasil e o Mundo Rumo a uma Moda Sustentável
A nova certificação de sustentabilidade para acessórios de moda em metal, desenvolvida pela Leaf Foundation, representa um avanço significativo da indútsria para a conservação do meio ambiente. Ao adotarem parâmetros objetivos, as marcas de luxo demonstram seu compromisso em promover uma moda mais ética e consciente.
Com a colaboração entre organizações e grifes, o mercado fashion caminha em direção a um futuro mais sustentável, onde a sustentabilidade e a responsabilidade social são prioridades fundamentais.
Porém não são apenas as grifes internacionais que demonstram suas preocupações e adotam medidas efetivas. No Brasil, as marcas de luxo também têm dado passos largos rumo à uma moda mais sustentável.
Nesse sentido, a grife homônima Cris Barros se destaca por buscar soluções criativas que geram menos impacto ao planeta dentro da etiqueta. Por exemplo, para uma produção mais consciente, uma das primeiras medidas adotadas pela grife foi desenvolver novas formas de fazer upcycling. A ideia é reaproveitar sobras e tecidos parados no estoque e arquivos para produzir novas peças.
Além disso, o algodão utilizado pela Cris Barros é sustentável com certificado ABR – Algodão brasileiro responsável, que respeita a legislação ambiental brasileira e monitora a cadeia produtiva. Também é utilizada uma forma de tingimento não poluente, na qual as peças são desenvolvidas com processo de coloração de matrizes naturais.
Por fim, a Cris Barros possui a certificação FSC que garante o manejo florestal responsável. Inclusive, a empresa desenvolve grande parte do mobiliário das lojas utilizando madeiras provenientes de resíduos urbanos e florestais.