Organic-frabric

Moda sustentável e moda consciente – Qual a diferença?

Por trás das roupas que compramos está a produção em massa para atender o consumismo e os resíduos químicos provenientes desse processo. Neste sentido, moda sustentável busca questionar esse processo.

Além dos resíduos poluentes que são gerados durante a produção, cerca de 300 mil toneladas de roupas usadas, que vão doadas ou descartadas.

Para se ter uma ideia, em 2015 o consumo da indústria têxtil chegou a aproximadamente 73 milhões de toneladas. A probabilidade é que esse número crescerá 4% a cada ano até 2025.

Entretanto, por outro lado, somente 20% desses tecidos são reciclados por ano em todo mundo. Uma quantidade muito baixa tendo em vista a grande produção.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Roupas nem sempre são recicladas
Roupas nem sempre são recicladas

Os Estados Unidos são os detentores do maior mercado de vestuário, possuindo aproximadamente 30% do volume total.

Isso se deve ao modelo de consumo fast fashion que vai contra à sustentabilidade.

O modelo de moda rápida ganhou força a partir da década de 1990 quando os consumidores se viram diante de encontrar nas lojas coleções novas praticamente todas semanas e com o preço baixo.

O modelo fast fashion passou a oferecer para o consumidor novidades toda semana e com preços baixos, mudando a forma de produção da indústria têxtil.
O modelo fast fashion passou a oferecer para o consumidor novidades toda semana e com preços baixos, mudando a forma de produção da indústria têxtil.

A produção das roupas passou a ser feita de forma mais veloz e barata. Contudo, essa fabricação foi transferida para os países do terceiro mundo, onde a mão de obra é mais barata e não há regularização de direitos trabalhistas e condições de trabalho.

O salário de um trabalhador da indústria têxtil em um país com economia subdesenvolvida é de cerca de 2 a 3 dólares por dia. Isto é, o consumo em massa na indústria da moda tem um alto preço, não para o consumidor final, mas para os trabalhadores que fabricam as peças e ao meio ambiente.

O trajeto da roupa da fabricação até o descarte

Uma peça de roupa deixa uma grande pegada durante seu processo de vida, que vai desde ao plantio do algodão, colheita, produção, processamento, transporte, uso e descarte.

Os agrotóxicos usados para o plantio do algodão, as tintas e outros produtos químicos usados na fabricação e os resíduos da roupas descartadas em aterros são os custos ambientais de uma peça de vestuário.

Uma peça de roupa trilha um longo caminho, que inclui o plantio do algodão até seu descarte.
Uma peça de roupa trilha um longo caminho, que inclui o plantio do algodão até seu descarte.

Há materiais, como o algodão, que além de recicláveis também são biodegradáveis.

Enquanto o poliéster e nylon, que são materiais sintéticos, podem até ser reciclados, mas não são biodegradáveis, o que faz com que milhares de fibras minúsculas e produtos químicos sejam enviados aos oceanos no processo de reciclagem de peças desses componentes.

Qual a solução para mudar o modelo de produção atual?

Para minimizar os impactos da moda, a solução seria repensar o ciclo completo de vida da peça de roupa que consumimos e evitar o desperdício.

A produção deve ser feita pensada de forma consciente em que novas tecnologias sejam aplicadas para que todos os resíduos sejam reciclados.

Repensar a produção e tonar a moda sustentável e consciente é um grande desafio.
Repensar a produção e tonar a moda sustentável e consciente é um grande desafio.

Aos poucos, este panorama já começa a mudar. Estilistas como Ralph Lauren, Stella McCartney e Eileen Fisher já estão usando em suas peças tecidos orgânicos ou feitos da reciclagem de materiais.

Esta é uma maneira de reduzir o desperdício de energia, água e produtos químicos na produção têxtil.

O que faz moda sustentável

É inegável que o mundo da moda está cada vez mais buscando alternativas para a conservação do meio ambiente. Daí surge a moda sustentável e a necessidade de engajar cada vez mais consumidores em atitudes que estejam ligadas ao conceito de consumo consciente.

Mas, o que é moda sustentável? Também chamada de eco fashion, a moda sustentável está ligada á forma que os artigos de modas são produzidos.

A moda sustentável se preocupa em usar métodos de produção que não produzam ou pelo menos minimizem o impacto ambiental.

Usar algodão orgânico, que podem ser 100% reciclados e são biodegradáveis, está entre uma das formas de se fazer moda sustentável.
Usar algodão orgânico, que podem ser 100% reciclados e são biodegradáveis, está entre uma das formas de se fazer moda sustentável.

Neste sentido, a moda sustentável está na contramão das fast fashions, já que possui como principal objetivo oferecer peças com durabilidade e que tenham o uso prolongado.

Na moda sustentável, são aplicados métodos que são menos poluentes, como:

  • Aplicação de corantes naturais e colas menos tóxicas para que não haja a poluição dos oceanos e lençóis freáticos;
  • Uso de tecidos eco-friendly, onde são usadas fibras orgânicas e que são usados menos água e produtos químicos na produção;
  • Reutilização e reutilização de tecidos e outros materiais usados e descartados;
  • A preocupação em produzir peças que possam ser utilizadas por um longo tempo, tendo em vista que a produção voltada para as fast fashions valoriza o consumismo e o descarte rápido das peças, que são usadas em média somente 5 vezes.

A estilista israelense Dana Cohen é um exemplo de que a moda sustentável pode ser aplicada com sucesso e sem perder a beleza e elegância.

Em 2016, ela fez sua coleção de formatura na Shankar College of Engineering and Design a partir da reciclagem de resíduos têxteis. Dana quis provar que era possível fazer algo bonito a partir de um material que seria descartado.

Foto: Reprodução/Instagram @vogueitalia
Foto: Reprodução/Instagram @vogueitalia

O vídeo abaixo mostra como foi feita a reciclagem e transformação dos resíduos de tecidos tecidos antigos para a criação das peças estilosas e modernas.

O que é moda consciente?

Os debates em torno da moda consciente se se intensificou nos últimos anos, principalmente, após a repercussão do desabamento, em 2013, do Rana Plaza, que era um prédio que abrigava uma fábrica têxtil em Bangladesh.

Mais de 400 pessoas morreram no desabamento do Rana Plaza, em Bangladesh. O prédio já apresentava rachaduras, mas os sinais foram ignorados, pois a produção não podia parar.
Mais de 400 pessoas morreram no desabamento do Rana Plaza, em Bangladesh. O prédio já apresentava rachaduras, mas os sinais foram ignorados, pois a produção não podia parar.

Nessa fábrica eram produzidas roupas para grandes marcas de fast fashions ocidentais, entre elas a britânica Primark.

A tragédia é retratada no documentário francês “The True Cost“, que aborda os  diversos aspectos e impactos da indústria da moda na sociedade, em especial após o boom das fast fashions.

Muita gente pensa que moda sustentável e moda consciente é a mesma coisa. Apesar de ser complementares, há diferenças no conceito de moda sustentável e moda consciente.

Enquanto que a moda sustentável se preocupa com as formas de produção da indústria têxtil, a moda consciente é quando o consumidor manifesta em suas comprar a preocupação com as questões ambientais e também sociais que envolvem a produção em massa das fast fashions.

Neste sentido, se busca produtos com materiais sustentáveis e de qualidade e que, além de ter maior durabilidade, também sejam atemporais, como são os caso das roupas e acessórios de grifes.

Comprar em brechós é uma forma de incentivar o consumo consciente e a moda sustentável.
Comprar em brechós é uma forma de incentivar o consumo consciente e a moda sustentável.

O consumidor de uma moda consciente está em busca de peças que tenham significado e provoquem diálogo.

O consumidor consciente evita descartar a roupa rapidamente e preocupa-se em saber como foi a produção da peça.

Isto é, se foi produzido em países do terceiro mundo em condições de trabalho precárias, o tipo de tecido e componentes usados, se é possível fazer a reciclagem total após o descarte e etc. Ele sabe que pode ser agente transformador da sociedade a partir de seu ato de consumo.

Como ser um consumidor consciente?

O primeiro passo para se tornar um consumidor consciente é analisar seu guarda-roupa e manter nele somente aquilo que você usa.

As roupas não usadas podem ser doadas ou disponibilizadas para vendas em brechós, sites, lojas de aluguel de roupas e etc.

Ao comprar uma nova peça você deve se questionar: “Será que preciso disso?” e depois disso buscar locais onde é possível comprar roupas de forma consciente.

Em busca do consumo consciente dê preferência às peças duradouras e atemporais.
Em busca do consumo consciente dê preferência às peças duradouras e atemporais.

Neste sentido, o Etiqueta Única é um brechó com roupas e acessórios de grifes atemporais que segue a proposto da moda sustentável e consumo consciente.

Uma compra consciente precisa de informação. Por exemplo: ao escolher entre uma peça de algodão puro e poliéster, o consumidor que esteja preocupado com as questões ambientais deve optar pela de algodão, que pode ser reciclada.

A moda precisa ser pensada de forma consciente, pois o que você compra e, principalmente, o que descarta, não é uma escolha pessoal, já que estamos todos dividindo o mesmo planeta e recursos naturais.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre valentino promover o upcycling

3 Peças Valentino que são imperdíveis no Black Month!

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
embaixadores-da-louis-vuitton-callum-turner-e-a-nova-escolha-da-maison

Embaixadores da Louis Vuitton: Callum Turner é a Nova Escolha da Maison!

O time de embaixadores da Louis Vuitton acaba de aumentar. Em um anúncio recente, a grife francesa, famosa por bolsas-desejo como a Neverfull e a Speedy, revelou Callum Turner como o novo “Embaixador global da Louis Vuitton”. Essa estratégia de nomear celebridades como representantes não é nova e faz parte do DNA da icônica casa…
capa do post sobre sapatos queridinhos das fashionistas

Os calçados descolados de Marcas de luxo no Black Month!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…
capa do post sobre a parceria entre dolce & gabbana e skims

Dolce & Gabbana lança parceria com a Skims!

Fundada em 1985 por Domenico Dolce e Stefano Gabbana, a Dolce & Gabbana é uma das marcas de luxo mais conhecidas e queridas do mundo da moda. Suas criações tem a característica marcante de possuírem um DNA definido com influência italiana, além de serem coloridas, com estampas vibrantes e até mesmo excêntricas e possuírem um…
As shopping bags na Black Friday 2024: modelos de bolsas sacola mais procurados das marcas de luxo.

Shopping Bags na Black Friday: Modelos de Luxo Mais Procurados!

Novembro é o mês em que as buscas por “shopping bags na Black Friday” atingem seu pico. E não é por acaso: esses modelos de bolsas, conhecidos também como bolsa sacola, shopper bags ou tote bags, se destacam pela praticidade e versatilidade. Por essa razão, toda marca de luxo possui ao menos uma versão desse…
Chanel inaugura espaço exclusivo para produtos de beleza e spa "House of beauty"

Chanel: Tudo sobre a Primeira House of Beauty da Grife!

A Chanel, uma das marcas de luxo mais amadas e respeitadas da moda, continua a impressionar o mundo não apenas por suas criações de alta-costura e bolsas de luxo, mas também por sua incursão cada vez mais significativa no mercado de beleza. Recentemente, a grife inaugurou em Paris a sua primeira “House of Beauty”, localizada…
capa do post sobre bolsas que as celebridades estão usando na mfw

Cinco bolsas imperdíveis no Black Month

Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. As bolsas são alguns…

Louis Vuitton inaugura seu primeiro café nos EUA!

Marcas de moda de luxo são símbolos de status e estilo de vida, mas, o que muitos não sabem é que muitas delas ocupam diversos segmentos que vão além do mundo da moda, como beleza e home décor. Diversas casas conhecidas e de sucesso estão apostando também no ramo alimentício, abrindo seus próprios estabelecimentos, sejam…
capa do post sobre bolsas de luxo que são imperdíveis na semana do consumo consciente

As Bolsas de Luxo para investir no Black Month do EÚ

Peças de marcas de luxo, sejam elas roupas, calçados, bolsas e principalmente jóias possuem um valor naturalmente bem elevado, sendo considerados por muitas pessoas verdadeiros investimentos, já que muitos itens acabam se valorizando a cada ano, já que existem aumentos de preços anuais, principalmente na categoria de bolsas. Cada grife possui uma extensa gama de…
Saiba quem é embaixadora da Celine, marca de luxo francesa.

A Nova Embaixadora da Celine: Conheça Suzy Bae!

Se você já se questionou quem é embaixadora da Celine, essa curiosidade termina agora. A marca francesa de luxo, conhecida por seu estilo minimalista e atemporal, anunciou recentemente Su Ji Bae, mais conhecida como Suzy, como sua nova embaixadora global. A cantora e atriz sul-coreana declarou estar “emocionada” por assumir o papel em uma “marca…
Modelos clássicos de bolsas da Bottega Veneta na Black Friday 2024 para investir como primeiro acessório de luxo.

Bottega Veneta na Black Friday: 4 Bolsas Clássicas para Investir!

Se você está em busca do primeiro acessório de luxo para investir nesta Black Friday, as bolsas clássicas da Bottega Veneta podem ser uma excelente escolha. Fundada em 1966 em Vicenza, a grife italiana é mundialmente reconhecida por seu artesanato impecável e design atemporal, caracterizados pela técnica exclusiva de trançado em couro, conhecida como Intrecciato….
capa do post sobre acessórios para apostar no black month

Os Acessórios para investir neste Black Month!

Novembro já está entrando na sua metade final e ele não é apenas marcado pela chegada das temperaturas altas e a aproximação do verão, mas também pela maior ação da história, e também a mais esperada do ano, do Etiqueta Única: o Black Month. No esquenta para a black friday e para o cyber monday,…