Maria Grazia Chiuri irá receber o Nieman Marcus Award
Uma das maiores estilistas da moda atualmente, Maria Grazia Chiuri nasceu em Fevereiro de 1964 em Roma, Itália.
Em 1989, foi contratada pela Fendi para trabalhar no departamento de acessórios e convenceu seu amigo Pierpalo Piccioli a se juntas à ela. A dupla permaneceu na marca por 10 anos, até Maria Grazia ser contratada pela Valentino para trabalhar no departamento de acessórios, levando seu parceiro criativo junto consigo.
A dupla foi apontada como co-diretores criativos da Valentino em 2008 após a aposentadoria de Valentino Garavani, cargo que ocuparam por 8 anos. Eles transformaram a maison italiana, trazendo de volta seu glamour e reconhecimento.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
A vida de Maria Grazia mudou mais uma vez em Julho de 2016, quando foi anunciada como a sucessora de Raf Simons na Dior. A italiana, pela primeira vez, deixou seu parceiro criativo para trás e assumiu a direção criativa da icônica marca francesa sozinha, se tornando a primeira mulher a assumir o cargo na história da Dior.
Sua trajetória na indústria será reconhecida mais uma vez, desta vez pelo Nieman Marcus Award, que anunciou a estilista italiana como receptora do prêmio de Serviços Distintos na Moda.
Confira mais detalhes sobre o prêmio que Maria Grazia Chiuri irá receber:
Maria Grazia Chiuri irá receber o Nieman Marcus Award
A Neiman Marcus concederá a Maria Grazia Chiuri o Prêmio por Serviços Distintos no Campo da Moda em 2024, a mesma distinção concedida a Monsieur Dior em 1947.
“A primeira mulher a ser diretora criativa da Dior recebe a homenagem como uma visionária criativa transformadora que causou um impacto significativo na indústria da moda de luxo”, disse a Neiman Marcus em um comunicado de imprensa.
Chiuri, diretora criativa de coleções femininas de alta costura, ready-to-wear e acessórios da Dior nos últimos sete anos, tornou-se uma criadora aclamada internacionalmente com seus designs inspirados e inclinação feminista na casa de moda com sede em Paris.
“Estou honrada e encantada por receber o Prêmio Neiman Marcus. Receber este prêmio concedido a Christian Dior em 1947, em reconhecimento ao extraordinário impacto que sua primeira coleção teve no mundo da moda, me enche de orgulho. Desde a minha chegada à Dior, tenho me esforçado todos os dias para respeitar essa herança que faz parte da história da moda, ao mesmo tempo que utilizo minha própria abordagem poética para moldar o futuro da marca em nosso mundo complexo que traz constantemente novos desafios.
Este prêmio me incentiva a continuar dando tudo de mim, fazendo o melhor que posso pelas mulheres, ajudando-as a encontrar a consciência de que precisam para nunca desistir de si mesmas e para superar todos os obstáculos. É a elas, a todas as mulheres que me tornaram uma mulher melhor, que dedico este prémio. Dedico também a Michela Murgia: autora, ativista, amiga e fonte inesgotável de inspiração na Dior, tenho me esforçado todos os dias para respeitar essa herança que faz parte da história da moda, ao mesmo tempo que utilizo minha própria abordagem poética para moldar o futuro da marca em nosso mundo complexo que traz constantemente novos desafios” disse Chiuri.
“O Prêmio Neiman Marcus celebra luminares globais da moda que inspiraram e moldaram a indústria. Reconhecemos Maria Grazia Chiuri com o mesmo prêmio que Monsieur Dior ganhou por seu trabalho extraordinário na Maison Dior, que catapultou a representação criativa feminina na indústria. Seu nomeação histórica na Maison parisiense inaugurou uma nova era de impacto cultural para a marca,” disse Geoffroy van Raemdonck, CEO do Neiman Marcus Group.
O prêmio concedido pela loja de departamentos com sede no Texas é, há muito tempo, considerado um dos de maior prestígio da moda. Chiuri irá recebê-lo ao lado de outros homenageados no dia 3 de março, na celebração que irá acontecer durante a Paris Fashion Week, no icônico Hotel Ritz. Os vencedores anteriores incluem Coco Chanel, Yves Saint Laurent, Christian Dior, Karl Lagerfeld, Miuccia Prada, Valentino Garavani, Ralph Lauren, Carolina Herrera, Giorgio Armani, Elsa Schiaparelli e Brunello Cucinelli em 2023.