3 Marcas de Joias na Semana do Consumidor do EÚ
Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação.
Quando pensamos em marcas famosas por suas criações de joias, os primeiros nomes que se vem à mente são aquelas internacionais como Tiffany & Co, Harry Winston, Cartier, Bvlgari e por aí vai.
Confira abaixo três marcas de joias que você encontra na Semana do Consumidor do Etiqueta Única:
03. H.Stern
A HStern é uma das joalherias mais conhecidas e aclamadas do território nacional. Sua história começou com Hans Stern, que nasceu em 1922 na cidade de Essen na Alemanha. Cego só começou a enxergar, com o olho direito, apenas aos dois anos de idade. Quando tinha 16 anos, em 1939, fugiu da Alemanha nazista e desembarcou no Rio de Janeiro.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Aos 22 anos, trabalhava como datilógrafo em uma empresa de importação e exportação de minerais. Durante uma viagem para Minas Gerais, ele conheceu as pedras brasileiras e, fascinado, as trouxe para a então capital, Rio de Janeiro, e as vendeu para estrangeiros. Dali em diante, todos passaram a conhecer as águas-marinhas, turmalinas, ametistas e citrinos. Poucos anos mais tarde, em 1945, o jovem empreendedor, após vender um acordeão Hohner por US$ 200, abriu a HStern (durante anos escrita com ponto) em um pequeno sobrado na Rua Gonçalves Dias, em frente à tradicional Confeitaria Colombo.
Inicialmente, comprava e vendia apenas pedras preciosas. Enquanto a maioria dos joalheiros lapidava rubis, safiras e esmeraldas, ele se aventurava pelos garimpos do sertão brasileiro viajando sobre lombo de burro em busca das ametistas, topázios, turmalinas e águas-marinhas nacionais. Lapidação de pedras preciosas e fabricação de joias passaram a fazer parte do negócio da HStern logo a seguir, com a instalação da primeira oficina de ourivesaria.

Insatisfeito com o padrão de qualidade de lapidação e ourivesaria, Hans chamou artesãos europeus para trabalhar na sua empresa. Preocupado com a qualidade, criou, em 1947, um Certificado de Garantia Internacional que estabelecia a autenticidade e qualidade de cada material precioso utilizado na confecção da peça adquirida. O Certificado de Garantia, entregue até hoje a cada cliente da marca, assegura ainda o direito aos serviços de manutenção como limpeza e polimento da joia em todas as lojas HStern ao redor do mundo.
A primeira loja em solo carioca foi inaugurada em 1949, sendo localizada no salão de desembarque onde atracavam navios de cruzeiros de luxo vindos da Europa e dos Estados Unidos, geralmente cheios de turistas, foi estratégico e determinante para o sucesso inicial de sua empreitada. A jogada de marketing naquele tempo era mostrar aos turistas como as joias eram produzidas. Logo depois inaugurou outra loja dentro do hotel Quitandinha em Petrópolis.
Nos próximos anos, a H.Stern continuou a crescer e se tornar popular, principalmente com os turistas estrangeiros. Em 1958, foi a primeira joalheria da América Latina a montar um laboratório gemológico para analisar pedras preciosas e metais nobres, e pesquisar novas matérias-primas. Por ali passam até hoje todas as pedras preciosas usadas pela empresa, que seguem os critérios de classificação do respeitado GIA, o Gemological Institute of America, garantindo assim a qualidade inquestionável de cada uma delas. Na década de 1960, o design H.Stern já era referência, não somente no Brasil, como também no mundo. Reis e rainhas, artistas e um sem-número de celebridades visitavam a matriz da H.Stern, no Rio de Janeiro.

A marca expandiu internacionalmente ainda na década de 1960, e não parou de crescer desde então. Suas joias materializam sonhos e emoções, é sinônimo de beleza e bom gosto no Rio de Janeiro, em São Paulo, Nova York, Paris, Frankfurt, Xangai, Tel Aviv e em outras importantes cidades ao redor do mundo. Ao longo de mais de sete décadas, a marca se consolidou como uma joalheria de enorme prestígio no segmento de alto luxo.
02. Tiffany & Co
A Tiffany & Co é uma marca americana que foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837.
A loja, que em um primeiro momento teve o nome de Tiffany, Young & Ellis , tinha seu endereço na 259 Broadway e rapidamente se tornou um sucesso entre mulheres fashionistas que procuravam jóias e relógios com um estilo Americano puro que representava uma distinta mudança da opulência associada com a Era Vitoriana.
Com passar do tempo, a Tiffany se tornou referência em diamantes quando Charles Lewis Tiffany comprava as pedras de aristocratas europeus e as trazia para os Estados Unidos e a elite americana tinha a oportunidade de comprar grandes joias em casa.

Em 1845, a marca publicou seu primeiro catálogo, que hoje em dia é chamado de The Blue Book, com seus melhores produtos e foi o primeiro do tipo a ser distribuído nos Estados Unidos. Em 1851, a marca se tornou a primeira empresa no país a trabalhar com o padrão de prata de lei 0,925.
Começou a ganhar grande reconhecimento internacional quando, em 1867, ganhou o grande prêmio em maestria em prata na Paris’ World Fair. A marca também esteve nos holofotes em 1878 quando adquiriu um dos maiores e melhores diamantes amarelos do mundo. Extraído da mina de diamantes Kimberly na África do Sul, o diamante foi cortado de 287.42 carats para 128.54 carats com 82 facetas e foi nomeado Tiffany Diamond.
Ao longo dos anos a Tiffany & Co uma das joalherias mais conhecidas e tradicionais existentes, seu azul característico e sua caixinha se tornaram objeto de desejo de muitas mulheres ao redor do mundo. A marca apareceu em diversos filmes do cinema, sendo o filme “Bonequinha de Luxo” (Breakfast at Tiffany’s em inglês) a mais conhecida.

Atualmente, a marca vem apostando em campanhas publicitárias divertidas e criativas, que sempre evidenciam a tradição da Tiffany&Co, sua maestria na criação de jóias, e claro, o famoso Azul Tiffany.
01. Cartier
A Cartier é uma marca francesa fundada por Louis-François Cartier em 1847.
Louis-François assumiu o controle a pequena oficina de seu mestre, Adolphe Picard, em 1847 que era localizada na Rue Montorgueil, a mais chique e cara da época e resolveu patentear sua própria marca representada pelo famoso coração entre as iniciais L e C em um losango.
Apenas quatro anos depois de sua fundação, graças a Condessa Nieuwerkerke, a Cartier se tornou fornecedora da Corte Real de Napoleão III. Além disso, em 1853 implantou o atendimento personalizado e elitizado, o que trouxe uma clientela exclusiva e privada para a maison.

Em 1859, alugou um imóvel no Boulevard des Italiens, imóvel onde ficaria por 40 anos, e sua localização avantajada perto dos Jardins des Tuileries e suas jóias que possuíam toque leve, arejado, em contraste com os ornamentos formais e pesados da época atraíram uma ampla clientela, como as damas da alta sociedade que passavam por ali.
Além das damas francesas, a Imperatriz Eugénie da França se encantou com a Cartier e encomendou um conjunto de chá em prata e se tornou uma cliente fiel da maison.
Em 1873, o filho de Louis-François, Albert, entrou como sócio na maison e expandiu os produtos da marca, incluíndo relógios. Em 1898, seu filho, Louis, também começou a trabalhar na marca e a loja passou a se chamar Alfred Cartier & Fils.

A Cartier abriu sua primeira loja em Londres em 1902, que era comandada por Pierre Cartier. Pouco tempo depois, a maison recebeu uma encomenda de 27 tiaras para a cerimônia de coroação do Rei Eduardo VII da Inglaterra. O rei declarou que Cartier era “o joalheiro dos reis, rei dos joalheiros” e, dois anos mais tarde, honrou Cartier com o selo de Royal Warrant (que significa ‘garantia real’).
Louis Cartier, sempre inovador, criou o primeiro relógio de pulso com pulseira de couro do mundo, a pedido de seu amigo, o aviador brasileiro Alberto Santos Dumont.
Ao longo das décadas, a Cartier continuou a ser uma das melhores e mais tradicionais joalherias do mundo. Com suas peças com design impecáveis e da mais alta qualidade, segue ainda sua filosofia de “Inovar sem perder a classe, transformar com bom gosto e ser a vanguarda da criação com a audácia da excelência.”

Estas são apenas algumas das marcas de joias que você encontra na Semana do Consumidor do EÚ! Qual delas combina mais com você?