foto de sustentabilidade na moda
|

Maneiras de combinar a moda e a sustentabilidade!

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é conhecida por ser uma das mais poluentes que existem, segundo dados do relatório “A new textiles economy: redesigning fashion’s future” feito pela Ellen Macarthur Foundation, 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa são liberadas no meio ambiente por ano. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, que tem como assunto principal a moda e a sustentabilidade, US$ 500 bilhões são desperdiçados com peças de roupas pouco ou nada usadas, que são descartadas em aterros sanitários.

Como falamos acima, a sustentabilidade é um assunto muito atual e que não pode ser mais ignorado. Existe uma preocupação decorrente da limitação de recursos disponibilizados pela natureza, assim como crescentes levantamentos que mostram que é preciso encontrar soluções que minimizem os danos causados pelas atividades humanas.

Segundo uma pesquisa realizada pela ONG Global Footprint Network, a humanidade já esgotou seu conjunto de recursos renováveis em um ano, por isso existe uma necessidade imediata de rever as ações, formas de produção e começar a se reinventar. Felizmente, as novidades que surgem com a transformação digital e a conscientização do consumidor abrem espaço para um universo com potencial para reestruturação do uso de matérias primas e recursos naturais na indústria têxtil.

Confiram abaixo diferentes maneiras de combinar a moda e a sustentabilidade:

Investimento em matérias-primas sustentáveis

Algumas das razões que fazem com que a produção têxtil tenha potencial de se libertar do posto de ser um dos setores que mais poluentes do planeta é o manejo sustentável dos recursos e respeitar os critérios ambientais e sociais.

As matérias biodegradáveis abrem espaço para certificações e selos que indiquem que uma empresa ou indústria de confecção investe e está alinhada ao cumprimento de soluções que afetem de forma sistêmica o segmento do qual fazem parte.

Porém, a ligação da moda com a sustentabilidade não pode estar apenas no uso de matérias-primas diferenciadas ou até mesmo na confecção de peças que são feitas a partir da reciclagem dos resíduos. É preciso adotar uma abordagem ampla: econômica, cultural e ambiental – para assim gerar negócios.

Para reduzir o impacto no meio ambiente, é necessário investir em matérias-primas sustentáveis. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
Para reduzir o impacto no meio ambiente, é necessário investir em matérias-primas sustentáveis. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Uso eficiente de água

A indústria da moda consome bilhões de metros cúbicos de água anualmente. Diferentes estudos e levantamentos indicam que para confeccionar apenas uma calça jeans, são necessários cerca de 11 mil litros de água!

Para reduzir o impacto no meio ambiente, a reutilização de água e maior eficiência na aplicação deste recurso — tanto na indústria têxtil quanto nas lavanderias que realizam tratamentos e beneficiamentos em tecido — são maneiras que apresentam grandes resultados.

A indústria têxtil é uma das que mais consome água anualmente. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
A indústria têxtil é uma das que mais consome água anualmente. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Adequação da força de trabalho

Entrando na esfera social, a moda, para ser mais sustentável, necessita respeitar um modelo de produção que não coloque o trabalhador em cenários de sobrecarga de trabalho. Para se atingir tal modelo, o uso inteligente da automação industrial, assim como a readequação das demandas, contribui para boas práticas tanto ambientais quanto sociais.

Ainda que a prática do fast fashion ainda seja muito comum e predominante no setor, cada vez mais cresce a procura por peças duráveis, de melhor qualidade e que sejam produzidas em um ciclo que se difere daquele que consagrou a moda rápida. Ou seja, os consumidores estão mudando seu pensamento e cada vez mais dando preferência ao consumo consciente.

Outra mudança que está acontecendo no setor é os compromissos com a sustentabilidade que grandes marcas estão tendo. Um reflexo deste movimento é a Global Fashion Agenda, um fórum pioneiro para a sustentabilidade na moda. Nomes como Prada, H&M estão assumindo comportamentos e práticas sustentáveis para mudar e melhorar o sistema têxtil.

A moda, para ser mais sustentável, necessita respeitar um modelo de produção que não coloque o trabalhador em cenários de sobrecarga de trabalho. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
A moda, para ser mais sustentável, necessita respeitar um modelo de produção que não coloque o trabalhador em cenários de sobrecarga de trabalho. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Reciclagem de resíduos

Um dos grandes problemas na indústria têxtil são os descartes de resíduos no meio ambiente. Em uma confecção, retalhos e resíduos fazem parte da rotina produtiva, no entanto, recursos proporcionados pela transformação digital começam a permitir um melhor aproveitamento de tecidos. O que faz com que haja uma quantidade muito menor de sobras, tanto de tecido, quanto de outros aviamentos usados que geralmente acabam sendo descartados no lixo.

Uma ótima ideia para quando houverem sobras de tecidos ou retalhos, é usá-los para criação de novas peças, prática que está ficando cada vez mais populares dentre grandes e pequenas marcas de moda. Esta prática é encontrada em peças de patchwork e também em trabalhos relacionados com iniciativas sociais — com uso, ainda, na decoração e no desenvolvimento de artes.

Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Estas são apenas algumas maneiras de relacionar a moda com a sustentabilidade. Já conhecia alguma delas? Qual sua opinião? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Conheça os 5 Tipos de Monogramas da Gucci e Evite Falsificações!

Você pode até não saber o nome da bolsa, mas certamente reconhece os monogramas Gucci quando vê um. No entanto, é preciso lembrar que existem mais de um tipo. Ao longo da sua história na indústria fashion a grife milanesa já criou pelo menos cinco variações diferentes. E conhecer todas elas é uma das maneiras…
capa do post sobre bolsas clássicas chanel para investir

Best of Chanel: 5 Bolsas clássicas para investir

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post sobre bolsas que as brasileiras estão usando na pfw

4 Bolsas que as Brasileiras estão usando na PFW!

A Semana de Moda de Paris é considerada a mais importante de todo o calendário da moda, com sua cidade sede sendo conhecida por ser a capital da moda e local de nascimento de algumas das principais marca da indústria, como Chanel, Christian Dior e Louis Vuitton. Por ter tamanha importância, seus desfiles são alguns…
capa do post sobre curiosidades de bolsas flap chanel

5 Curiosidades para saber sobre bolsas flap Chanel!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de top modelos de bolsa hermès

Best of Hermès: As bolsas icônicas que você encontra no Etiqueta Única

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 185 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…

Luxo Consciente: Pandora Lança Coleção de Joias com Diamantes Sustentáveis!

No cenário global das joias, a Pandora, criadora das pulseiras mais descoladas e desejadas do mundo, continua na vanguarda da inovação. Em 29 de fevereiro, a marca dinamarquesa revelou ao mundo sua mais recente e exclusiva coleção denominada Diamonds by Pandora. Além de ostentar luxo e sofisticação, os designs destacam-se ainda mais por apresentarem diamantes…
capa do post sobre desfiles que se destacaram na pfw

4 Desfiles que se destacaram nos primeiros dias de PFW!

A Semana de Moda de Paris é considerada a mais importante no calendário de desfiles da indústria da moda e é palco das apresentações de algumas das marcas mais importantes e celebradas do ramo. Depois de Nova Iorque, Londres e Milão, foi a vez da capital da moda finalizar os desfiles para a próxima temporada….

Chloé na PFW 24: Chemena Kamali faz Estreia Emocionante!

Finalmente, o tão esperado momento chegou para os admiradores da Clhoé! Para os fashionistas que aguardavam ansiosos desde o anúncio da saída de Gabriela Hearst da direção criativa em julho de 2023, a espera chegou ao fim. Nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, em Paris, a Semana de Moda foi iluminada pela estreia de Chemena Kamali…
capa do post sobre peças clássicas para usar em looks de trabalho

4 Peças Clássicas para usar no look de trabalho

Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

5 Dicas de Autenticidade de Bolsas Hermès!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès na cidade de Paris, França. Ao longo de seus 186 anos de história, a grife francesa criou modelos icônicos de bolsas que se tornaram objeto de desejo para milhares de mulheres ao…
capa-post-best-of-louis-vuitton-no-etiqueta-unica-030823 (1)

Louis Vuitton irá fazer desfile Cruise em Barcelona!

A temporada de desfiles de coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, irá começar muito em breve! A Louis Vuitton é conhecida por ser uma marca que não poupa esforços quando…
capa do post sobre mini bags queridinhas no eú

As Mini Bags queridinhas que você encontra no Etiqueta Única!

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo Existem centenas de modelos existentes no mercado de todas as formas, tamanhos e possíveis, atendendo…