foto de sustentabilidade na moda
|

Maneiras de combinar a moda e a sustentabilidade!

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é conhecida por ser uma das mais poluentes que existem, segundo dados do relatório “A new textiles economy: redesigning fashion’s future” feito pela Ellen Macarthur Foundation, 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa são liberadas no meio ambiente por ano. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, que tem como assunto principal a moda e a sustentabilidade, US$ 500 bilhões são desperdiçados com peças de roupas pouco ou nada usadas, que são descartadas em aterros sanitários.

Como falamos acima, a sustentabilidade é um assunto muito atual e que não pode ser mais ignorado. Existe uma preocupação decorrente da limitação de recursos disponibilizados pela natureza, assim como crescentes levantamentos que mostram que é preciso encontrar soluções que minimizem os danos causados pelas atividades humanas.

Segundo uma pesquisa realizada pela ONG Global Footprint Network, a humanidade já esgotou seu conjunto de recursos renováveis em um ano, por isso existe uma necessidade imediata de rever as ações, formas de produção e começar a se reinventar. Felizmente, as novidades que surgem com a transformação digital e a conscientização do consumidor abrem espaço para um universo com potencial para reestruturação do uso de matérias primas e recursos naturais na indústria têxtil.

Confiram abaixo diferentes maneiras de combinar a moda e a sustentabilidade:

Investimento em matérias-primas sustentáveis

Algumas das razões que fazem com que a produção têxtil tenha potencial de se libertar do posto de ser um dos setores que mais poluentes do planeta é o manejo sustentável dos recursos e respeitar os critérios ambientais e sociais.

As matérias biodegradáveis abrem espaço para certificações e selos que indiquem que uma empresa ou indústria de confecção investe e está alinhada ao cumprimento de soluções que afetem de forma sistêmica o segmento do qual fazem parte.

Porém, a ligação da moda com a sustentabilidade não pode estar apenas no uso de matérias-primas diferenciadas ou até mesmo na confecção de peças que são feitas a partir da reciclagem dos resíduos. É preciso adotar uma abordagem ampla: econômica, cultural e ambiental – para assim gerar negócios.

Para reduzir o impacto no meio ambiente, é necessário investir em matérias-primas sustentáveis. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
Para reduzir o impacto no meio ambiente, é necessário investir em matérias-primas sustentáveis. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Uso eficiente de água

A indústria da moda consome bilhões de metros cúbicos de água anualmente. Diferentes estudos e levantamentos indicam que para confeccionar apenas uma calça jeans, são necessários cerca de 11 mil litros de água!

Para reduzir o impacto no meio ambiente, a reutilização de água e maior eficiência na aplicação deste recurso — tanto na indústria têxtil quanto nas lavanderias que realizam tratamentos e beneficiamentos em tecido — são maneiras que apresentam grandes resultados.

A indústria têxtil é uma das que mais consome água anualmente. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
A indústria têxtil é uma das que mais consome água anualmente. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Adequação da força de trabalho

Entrando na esfera social, a moda, para ser mais sustentável, necessita respeitar um modelo de produção que não coloque o trabalhador em cenários de sobrecarga de trabalho. Para se atingir tal modelo, o uso inteligente da automação industrial, assim como a readequação das demandas, contribui para boas práticas tanto ambientais quanto sociais.

Ainda que a prática do fast fashion ainda seja muito comum e predominante no setor, cada vez mais cresce a procura por peças duráveis, de melhor qualidade e que sejam produzidas em um ciclo que se difere daquele que consagrou a moda rápida. Ou seja, os consumidores estão mudando seu pensamento e cada vez mais dando preferência ao consumo consciente.

Outra mudança que está acontecendo no setor é os compromissos com a sustentabilidade que grandes marcas estão tendo. Um reflexo deste movimento é a Global Fashion Agenda, um fórum pioneiro para a sustentabilidade na moda. Nomes como Prada, H&M estão assumindo comportamentos e práticas sustentáveis para mudar e melhorar o sistema têxtil.

A moda, para ser mais sustentável, necessita respeitar um modelo de produção que não coloque o trabalhador em cenários de sobrecarga de trabalho. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
A moda, para ser mais sustentável, necessita respeitar um modelo de produção que não coloque o trabalhador em cenários de sobrecarga de trabalho. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Reciclagem de resíduos

Um dos grandes problemas na indústria têxtil são os descartes de resíduos no meio ambiente. Em uma confecção, retalhos e resíduos fazem parte da rotina produtiva, no entanto, recursos proporcionados pela transformação digital começam a permitir um melhor aproveitamento de tecidos. O que faz com que haja uma quantidade muito menor de sobras, tanto de tecido, quanto de outros aviamentos usados que geralmente acabam sendo descartados no lixo.

Uma ótima ideia para quando houverem sobras de tecidos ou retalhos, é usá-los para criação de novas peças, prática que está ficando cada vez mais populares dentre grandes e pequenas marcas de moda. Esta prática é encontrada em peças de patchwork e também em trabalhos relacionados com iniciativas sociais — com uso, ainda, na decoração e no desenvolvimento de artes.

Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Estas são apenas algumas maneiras de relacionar a moda com a sustentabilidade. Já conhecia alguma delas? Qual sua opinião? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre peças gucci imperdíveis

5 Peças Imperdíveis no New In do Etiqueta Única

Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
capa do post sobre alessandro michele ser novo diretor criativo da valentino

Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Valentino!

Uma semana depois do mundo da moda acordar com a chocante notícia que Piearpaolo Picicoli iria deixar a casa de moda italiana Valentino depois de mais de duas décadas nela, seu sucessor foi finalmente revelado: Alessandro Michele, que ocupou o cargo de diretor criativo da Gucci até Novembro de 2022.
capa do post sobre peças monograma Louis Vuitton disponíveis no EÚ.

Louis Vuitton desenvolve baús para as Olimpíadas!

Um dos eventos mais importantes do mundo, as Olimpíadas de Verão de Paris 2024 irão acontecer em apenas 4 meses e os preparativos estão a todo vapor. Em Julho de 2023, foi anunciado que o conglomerado LVMH iria ser o patrocinador oficial dos Jogos. Agora, a Louis Vuitton acaba de revelar os baús exclusivos que…

Versace Inaugura seu Primeiro Hotel 5 Estrelas na Ásia!

Na história da moda, poucas marcas são tão icônicas e reconhecíveis quanto a Versace. Com sua estética audaciosa, a marca italiana conquistou o coração dos fashionistas em todas as partes. Fundada em 1927 por Gianne Versace, e hoje sob a liderança de sua irmã, Donatella Versace e no guarda-chuva do grupo americano Capri Holdings, a…

Bulgari Reforça Compromisso Social com Criação da Fondazione Bvlgari!

Reconhecida por suas criações emblemáticas, como o anel B. Zero1 e pela icônica Serpenti que adorna joias e bolsas, a Bulgari está gerando repercussão agora por uma nova razão. A marca anunciou nessa quarta-feira, 27 de Março, a criação da Fondazione Bvlgari. Esta fundação, estabelecida pela Bulgari S.p.A., tem como objetivo promover iniciativas filantrópicas e…
capa-post-bolsas-de-luxo-para-o-dia-a-dia140723

Dicas de autenticidade de peças Valentino!

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
capa do post sobre semana de moda de copenhagen e sustentabilidade

Semana de Moda de Copenhagen endurece regras de sustentabilidade

A Semana de Moda de Copenhagen vem ganhando muito destaque nos últimos anos e se tornando uma das principais do calendário da moda. O evento está ficando conhecida por grande envolvimento com a sustentabilidade, não apenas em sua realização, mas igualmente com requisitos sustentáveis que todos os participantes devem seguir para poderem apresentar suas criações,…

Os modelos de bolsas para mulheres românticas!

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou algo obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…

Conheça 7 Marcas de relógio renomadas no mundo!

Os relógios são usados ​​há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética. Os relógios de luxo são peças que possuem alto valor devido à todo…

Cartier: Embaixadores Famosos Celebram o Centenário do Icônico Anel Trinity!

Controlada pela Richemont, o terceiro maior conglomerado de luxo do mundo, a Cartier ascendeu para se tornar a marca de joias mais famosa da história. Fundada em 1847 por Louis-François Cartier, a grife se distinguiu como uma das mais antigas e reverenciadas do setor, preservando uma tradição de excelência. Desde o seu início, a Cartier…
capa do post sobre bolsas clássicas chanel, gucci e louis vuitton

Classic Bags: Bolsas Clássicas da Chanel, Gucci e Louis Vuitton

Quando falamos sobre marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vem na cabeça são Chanel, Louis Vuitton e Gucci, certo? Apesarem de ter inícios completamente diferentes, as três grifes tem um ponto em comum: se tornaram verdadeiros clássicos da moda e são reconhecidas por todo o mundo. Com ampla oferta de produtos, os…

A Nova Bolsa Gucci: Conheça a Luce Shoulder Bag!

Explorando os corredores do universo da moda, é difícil encontrar uma história tão rica e emocionante quanto a trajetória da Gucci. Desde sua fundação em 1921 por Guccio Gucci nas ruas de Florença, a marca italiana tem sido uma força incontestável na indústria fashion. Ao longo dos anos, a grife não apenas lançou tendências, mas…