foto de sustentabilidade na moda
|

Maneiras de combinar a moda e a sustentabilidade!

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é conhecida por ser uma das mais poluentes que existem, segundo dados do relatório “A new textiles economy: redesigning fashion’s future” feito pela Ellen Macarthur Foundation, 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa são liberadas no meio ambiente por ano. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, que tem como assunto principal a moda e a sustentabilidade, US$ 500 bilhões são desperdiçados com peças de roupas pouco ou nada usadas, que são descartadas em aterros sanitários.

Como falamos acima, a sustentabilidade é um assunto muito atual e que não pode ser mais ignorado. Existe uma preocupação decorrente da limitação de recursos disponibilizados pela natureza, assim como crescentes levantamentos que mostram que é preciso encontrar soluções que minimizem os danos causados pelas atividades humanas.

Segundo uma pesquisa realizada pela ONG Global Footprint Network, a humanidade já esgotou seu conjunto de recursos renováveis em um ano, por isso existe uma necessidade imediata de rever as ações, formas de produção e começar a se reinventar. Felizmente, as novidades que surgem com a transformação digital e a conscientização do consumidor abrem espaço para um universo com potencial para reestruturação do uso de matérias primas e recursos naturais na indústria têxtil.

Confiram abaixo diferentes maneiras de combinar a moda e a sustentabilidade:

Investimento em matérias-primas sustentáveis

Algumas das razões que fazem com que a produção têxtil tenha potencial de se libertar do posto de ser um dos setores que mais poluentes do planeta é o manejo sustentável dos recursos e respeitar os critérios ambientais e sociais.

As matérias biodegradáveis abrem espaço para certificações e selos que indiquem que uma empresa ou indústria de confecção investe e está alinhada ao cumprimento de soluções que afetem de forma sistêmica o segmento do qual fazem parte.

Porém, a ligação da moda com a sustentabilidade não pode estar apenas no uso de matérias-primas diferenciadas ou até mesmo na confecção de peças que são feitas a partir da reciclagem dos resíduos. É preciso adotar uma abordagem ampla: econômica, cultural e ambiental – para assim gerar negócios.

Para reduzir o impacto no meio ambiente, é necessário investir em matérias-primas sustentáveis. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
Para reduzir o impacto no meio ambiente, é necessário investir em matérias-primas sustentáveis. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Uso eficiente de água

A indústria da moda consome bilhões de metros cúbicos de água anualmente. Diferentes estudos e levantamentos indicam que para confeccionar apenas uma calça jeans, são necessários cerca de 11 mil litros de água!

Para reduzir o impacto no meio ambiente, a reutilização de água e maior eficiência na aplicação deste recurso — tanto na indústria têxtil quanto nas lavanderias que realizam tratamentos e beneficiamentos em tecido — são maneiras que apresentam grandes resultados.

A indústria têxtil é uma das que mais consome água anualmente. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
A indústria têxtil é uma das que mais consome água anualmente. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Adequação da força de trabalho

Entrando na esfera social, a moda, para ser mais sustentável, necessita respeitar um modelo de produção que não coloque o trabalhador em cenários de sobrecarga de trabalho. Para se atingir tal modelo, o uso inteligente da automação industrial, assim como a readequação das demandas, contribui para boas práticas tanto ambientais quanto sociais.

Ainda que a prática do fast fashion ainda seja muito comum e predominante no setor, cada vez mais cresce a procura por peças duráveis, de melhor qualidade e que sejam produzidas em um ciclo que se difere daquele que consagrou a moda rápida. Ou seja, os consumidores estão mudando seu pensamento e cada vez mais dando preferência ao consumo consciente.

Outra mudança que está acontecendo no setor é os compromissos com a sustentabilidade que grandes marcas estão tendo. Um reflexo deste movimento é a Global Fashion Agenda, um fórum pioneiro para a sustentabilidade na moda. Nomes como Prada, H&M estão assumindo comportamentos e práticas sustentáveis para mudar e melhorar o sistema têxtil.

A moda, para ser mais sustentável, necessita respeitar um modelo de produção que não coloque o trabalhador em cenários de sobrecarga de trabalho. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
A moda, para ser mais sustentável, necessita respeitar um modelo de produção que não coloque o trabalhador em cenários de sobrecarga de trabalho. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Reciclagem de resíduos

Um dos grandes problemas na indústria têxtil são os descartes de resíduos no meio ambiente. Em uma confecção, retalhos e resíduos fazem parte da rotina produtiva, no entanto, recursos proporcionados pela transformação digital começam a permitir um melhor aproveitamento de tecidos. O que faz com que haja uma quantidade muito menor de sobras, tanto de tecido, quanto de outros aviamentos usados que geralmente acabam sendo descartados no lixo.

Uma ótima ideia para quando houverem sobras de tecidos ou retalhos, é usá-los para criação de novas peças, prática que está ficando cada vez mais populares dentre grandes e pequenas marcas de moda. Esta prática é encontrada em peças de patchwork e também em trabalhos relacionados com iniciativas sociais — com uso, ainda, na decoração e no desenvolvimento de artes.

Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

Estas são apenas algumas maneiras de relacionar a moda com a sustentabilidade. Já conhecia alguma delas? Qual sua opinião? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Mocassim Feminino: Os Modelos de Luxo no Black Month

    Poucos modelos de sapatos atravessam tantas eras e mudanças de tendências de moda com a mesma força quanto o mocassim feminino. A peça, que surgiu entre povos indígenas da América do Norte e, mais tarde, ganhou espaço no guarda-roupa masculino, hoje domina o closet das mulheres com naturalidade. E os dados confirmam: a Saint Laurent…
  • 5 Combinações para usar no trabalho!

    Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
  • 4 Tênis Clássicos de Marcas de Luxo no Black Month

    Os tênis são calçados que estão presentes no guarda roupa de qualquer pessoa. Eles estão fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres que querem alinhar o conforto com o estilo, aparecendo com frequência nas produções de street style das principais cidades do planeta. E, não é surpresa para ninguém, que diversas marcas de luxo…
  • As bolsas de luxo nada óbvias no Black Month

    A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
  • As Bolsas Hobo Gucci que Valem Cada Clique no Black Month

    Entre curvas suaves e alças arqueadas, as bolsas hobo Gucci conquistaram espaço definitivo no imaginário fashion. Com sua silhueta levemente desestruturada e atitude descontraída, elas traduzem a elegância que não precisa se esforçar e poucas casas dominam esse equilíbrio tão bem quanto a marca italiana. Fundada em 1921, em Florença, a maison agora sob comando…
  • 3 Joias Extraordinárias no Black Month

    Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em marcas famosas por suas criações de joias,…
  • As Oportunidades de Sapatos no Black Month

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…
  • 4 Bolsas Coloridas no Black Month para usar neste verão

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • 5 Bolsas Gucci Nada Básicas no Black Month: Maximalismo Irresistível!

    Entre modelos discretos e elegantes, há um outro lado igualmente fascinante no universo da Gucci: o das bolsas nada básicas. A grife italiana, conhecida por desafiar o previsível, mantém em seu portfólio criações que fogem do óbvio, repletas de bordados, pedrarias, texturas e estampas que se tornaram parte do seu DNA visual. Ao contrário do…
  • LVMH compra La Joux-Perret e reforça seu domínio na Relojoaria Suíça

    O grupo francês LVMH, gigante do luxo que reúne nomes como Louis Vuitton, Dior, Hublot, TAG Heuer , entre outros acaba de dar mais um passo certeiro em direção à excelência relojoeira. A divisão de relógios do conglomerado anunciou a aquisição de uma participação minoritária na manufatura suíça La Joux-Perret, uma das mais respeitadas produtoras…
  • Sapatos com Saltos Esculturais no Black Month: 3 Modelos Statament!

    Entre tantas tendências que surgem e desaparecem a cada estação, há um detalhe que permanece como sinônimo de personalidade no universo fashion: os sapatos de luxo com saltos esculturais, conhecidos também como saltos statement. Eles são aqueles modelos que vão muito além da função de elevar a silhueta. Aqui, o salto torna-se o ponto de…
  • Antonin Tron é o novo diretor criativo da Balmain!

    Depois da notícia que Olivier Rousteing iria deixar seu cargo de diretor criativo da icônica marca de luxo francesa Balmain após mais de uma década, a casa de moda acaba de nomear seu sucessor: Antonin Tron, fundador da marca Atlein.