Longchamp: conheça a história da renomada marca de bolsas

Longchamp: conheça a renomada marca de bolsas

A Longchamp é uma marca francesa especializada em artigos de couro, como bolsas, malas e sapatos. Philippe Cassegrain fundou a empresa em 1948, e atualmente é o seu neto Jean Cassegrain que ocupa o cargo de CEO.

A empresa possui mais de 250 lojas espalhadas em todo o mundo. Suas malas, bolsas e acessórios conquistaram fama mundial através da alta qualidade de sua confecção. Saiba mais a seguir sobre a marca que se tornou o perfeito sinônimo do estilo e fascínio parisienses.

Longchamp: uma empresa familiar

As bolsas da Longchamp são capazes de casar elementos como grafismos, símbolos e cores chamativas e formar belíssimas e ousadas combinações de luxo. Inspirada no estilo das mulheres parisienses, a Longchamp pode ser vista hoje em dia compondo o look de diversas celebridades reconhecidas internacionalmente.

Apesar de ser uma empresa que se desenvolveu muito com o passar das décadas, a marca é até hoje uma marca dirigida por seu núcleo familiar, não fazendo parte de nenhum conglomerado empresarial, como é comum no setor da moda.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Hoje composta também por uma linha de óculos, a marca possui uma história que envolve muita criatividade e ousadia.

Montagem com duas fotos de mulheres usando bolsas da longchamp.
As bolsas da Longchamp são queridinhas de celebridades como Rita Ora e Kendall Jenner. (Fotos/Reprodução instagram @longchamp). Clique na imagem e descubra peças da marca.

A curiosa história por trás da grife

No dia 23 de setembro de 1948, Philippe Cassegrain iniciou, em Paris, as atividades de sua empresa ao comercializar produtos para tabaco e cachimbo.

Ele batizou o seu negócio com o nome Longchamp, em inspiração a uma famosa e tradicional corrida francesa de cavalos, que em tradução para o português significa algo como “campo longo”.

Em poucos anos, o empresário foi capaz de transformar o negócio de tabaco da família em uma loja que comercializava cachimbos exclusivos. Suas peças eram envoltas em couro e fabricadas por excepcionais artesãos de Paris.

A distinta qualidade dos produtos que Cassegrain disponibilizava em sua loja fez com que os mesmos rapidamente se tornassem itens de luxo entre os franceses.

A expansão da marca

O empresário deu um passo importante em 1955, quando resolveu expandir seus negócios até a cidade de Segré, a 300 quilômetros de Paris. Lá, Cassegrain abriu uma fábrica para produzir outros acessórios em couro, tais como carteiras, malas e bolsas, itens esses que posteriormente levariam o nome da marca para os quatro cantos do mundo.

Em 1978, os cachimbos produzidos pela Longchamp fizeram sua última aparição no catálogo da marca.

Nessa mesma década, a marca começou a introduzir no mercado a linha de bolsas LM. Inicialmente lançada no Japão, essa linha ficou marcada como a principal responsável por tornar a marca francesa reconhecida no segmento de acessórios de couro femininos.

Sua principal característica era a estampa formada pelo cavalheiro, tradicional símbolo da marca.

Em 1979, as primeiras boutiques da marca foram inauguradas no Japão e em Hong Kong. Foi nessa mesma época que o filho de Cassegrain assumiu o comando da empresa e a partir de então iniciou um intenso trabalho de expansão internacional.

Logo em seguida foram inauguradas mais algumas lojas próprias pela Europa, em países como a Alemanha e a Bélgica.

Foi apenas em 1988 que a primeira loja da marca foi inaugurada na França, em Paris. Nesse contexto, a Longchamp passou a produzir e comercializar itens mais diversos, como luvas, echarpes, gravatas, cintos, guarda-chuvas e até mesmo uma coleção de roupas.

Esse passo foi importante para fidelizar ainda mais os clientes da grife.

Montagem com duas fotos de produtos da Longchamp.
Em 1988 a longchamp ampliou seu portfólio de produtos com coleções de roupas , calçados e acessórios, além das bolsas.(Fotos/Reprodução instagram @longchamp). Clique na imagem e descubra peças da grife.

A icônica Bolsa Le Pliage

A famosa bolsa Le Pliage foi lançada alguns anos mais tarde, em 1993. Feita de náilon e com detalhes em couro, a peça podia ser dobrada até ficar do tamanho de uma pequena carteira.

Inspirada na arte japonesa do origami, o item se tornou um ícone de praticidade para a mulher moderna e ajudou a grife a ganhar fama internacional.

Foi através dela que a Longchamp alcançou mercados importantes, como o americano, por exemplo, onde a Le Pliage fez um enorme sucesso. Segundo Felipe Tendeiro, gerente da Longchamp no Brasil, esse é o modelo de bolsa mais vendido em todo o mundo.

Até hoje já foram comercializadas mais de 26 milhões de unidades desse modelo de bolsa em todo o mundo.

Ela ganhou inclusive algumas versões em couro, diversidade de cores e quatro tamanhos diferentes: pequena, média, grande e extra grande. A bolsa se tornou um artigo indispensável à marca desde o seu lançamento.

A coleção Inverno 2014/2015 da grife revisitou o sucesso alcançado pela bolsa, e apresentou algumas novidades para os clientes da marca.

O modelo ganhou duas novas linhas: a Le Pliage Héritage, com acabamento estruturado e luxuoso, e a Le Pliage Losange, com estampa inspirada na pirâmide do Museu do Louvre.

Ela foi também o objetivo de uma parceria com o estilista Jeremy Scott, diretor criativo da casa de moda Moschino, que criou duas estampas para uma versão da Le Pliage feita de tecido.

A coleção de óculos aproveita a herança francesa, mas também aproveita o dinamismo da Le Pliage. É a escolha ideal para mulheres com atitude autoconfiante e feminina.

Montagem com duas imagens de bolsas Le Pliage da Longchamp.
Bolsa Le Pliage e Le Pliage Heritage. (Fotos/Reprodução instagram @longcham). Clique na imagem e descubra todos os modeos da marca.

As colaborações inesquecíveis

A partir de 2000, a Longchamp deu início a diversas associações com artistas e estilistas mundialmente reconhecidos para renovar a sua linha de produtos.

Além da contribuição de Jeremy Scott para o processo de modernização da bolsa Le Pliage, o estilista também criou uma linha de bolsas intitulada “Ceci est un it bag” (em tradução para o português, “Isso é uma bolsa”).

Com estampas divertidas, a intenção era fazer uma brincadeira com o famoso quadro Ceci n’est pas une pipe, de 1928, feito pelo pintor surrealista René Magritte. A ideia era fazer uma referência à origem da marca, quando a empresa ainda trabalhava com a comercialização de itens de tabacaria.

A grife contou também com colaborações da artista britânica Tracy Emin, que criou modelos exclusivos de bolsas para a Longchamp, que ajudaram a marca francesa a se reinventar no mundo fashion.  

O arquiteto inglês Thomas Heatherwick também teve participação importante nesse processo, já que foi designado para criar e decorar a boutique da marca no bairro de SoHo, em Manhattan, na cidade de Nova York. A loja foi inaugurada em 2006.

A marca inovou novamente em 2007, ao lançar uma pequena coleção de prêt-à-porter (“pronto a vestir”, em tradução para o português), que diz respeito a roupas de boa qualidade, produzidas em escala industrial e em série, e geralmente assinadas por um estilista.

Essa coleção da Longchamp foi criada inicialmente para ser restrita ao mercado europeu. Na mesma época, a grife lançou também uma sofisticada linha de sapatos.

Uma linha náutica e esportiva especial foi lançada pela empresa em 2009, o que contribuiu para abranger um público ainda mais diverso.

Bolsa Longchamp em parceria com Jeremy Scott.
Le pliage criada em parceria com o estilista Jeremy Scott. (Foto/Reprodução site fashionnetwork.com). Clique na imagem e descubra várias peças Longchamp.

Parcerias com a Kate Moss

A supermodelo britânica Kate Moss foi a garota-propaganda da marca em 2005. Trabalhar com alguém com um renome como o de Moss é um objetivo para qualquer grife de luxo.

Ela foi capa da revista Vogue mais de 30 vezes ao longo de 25 anos de carreira, e em 2006 foi a 2ª modelo mais bem paga do mundo, com ganhos estimados de 9 milhões de dólares. Ela ficou atrás apenas de Gisele Bündchen, supermodelo brasileira.

Uma nova parceria com Moss foi feita anos depois, em 2010, quando a grife lançou no mercado uma coleção de bolsas assinada pela modelo. As peças se tornaram rapidamente em um enorme sucesso de vendas, e um sonho de consumo entre os consumidores do mundo da moda.

Kate Moss e suas bolsas em parceria com a Longchamp.
A Longchamp já fez parcerias de sucesso com Kate Moss. (Foto/Reprodução site nytimes.com). Clique na imagem e descubra bolsas Longchamp.

Longchamp pelo mundo

Após investir em lojas no México, Venezuela e Chile, a marca francesa finalmente chegou no Brasil em 2008. Sua primeira loja em nosso país foi inaugurada no shopping Cidade Jardim, em São Paulo, um dos centros luxuosos brasileiros mais importantes e de maior renome.

A grife francesa também marca território no Brasil em lojas no shopping JK Iguatemi e na luxuosa avenida Oscar Freire, bem como no Dutyfree do aeroporto internacional do Rio de Janeiro. E também é possível encontrar peças da marca com valores de desapego no site e aplicativo do Etiqueta Única.

Nesse mesmo ano a empresa completou 60 anos, e para comemorar realizou festas majestosas em Paris, Tóquio e Nova York. Além disso, também lançou uma exclusiva coleção, composta por 60 bolsas criadas pelo designer belga Jean-Luc Moerman. O artista inovou com estampas trabalhadas em grafismos inspirados em tatuagens.

Ainda em comemoração aos seus 60 anos, a Longchamp relançou a coleção da linha LM, originalmente apresentada nos anos 70 e desenhada na época pelo próprio fundador da empresa.

A grife possui também sofisticadas lojas em Pequim, na China, e em Osaka, no Japão,o que mostrou seu grande interesse em seguir investindo nesses mercados, que são considerados prioritários para o seu crescimento mundial.

Anualmente, são lançados 300 novos modelos de bolsas Longchamp, que são produzidas nas seis fábricas da empresa, todas localizadas na França.

A marca segue priorizando a qualidade e o design único dos seus produtos, sem deixar para trás o interesse em conquistar cada vez mais clientes.

A Longchamp está presente em mais de 100 países ao redor do mundo, com mais de 250 lojas próprias e quase dois mil pontos de venda autorizados, geralmente localizados estrategicamente em sofisticadas lojas de departamento, multimarca e aeroportos.

Ao combinar luxo, habilidade de produção, conhecimento de seu público e charme francês, a Longchamp foi capaz de se tornar uma das maiores protagonistas mundiais do segmento da moda.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre quantas lojas louis vuitton existem no mundo

Louis Vuitton irá relançar parceria com Takashi Murakami!

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos anos. Uma das grifes que é muito conhecida por fazer colaborações é a Louis Vuitton. Ao longo dos anos, a maison francesa fez inúmeras parcerias que foram sucesso de vendas,…
capa do post sobre bolsas gucci que são imperdíveis na super sale

As melhores peças Gucci para aproveitar na Cyber Week!

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
Chanel-apresenta-colecao-Metiers-a-Art-2025-na-china

Chanel apresenta Desfile Métiers d’Art 2025 na China!

Embora o futuro da Chanel esteja envolto em mistério com a ausência de um diretor criativo oficial após a saída de Virginie Viard, a maison continua a impressionar com sua habilidade de promover desfiles grandiosos. Nesta terça-feira, a marca francesa que detém bolsas icônicas como a Boy e GST, revelou sua tão esperada coleção Métiers…
as-top-marcas-de-roupas-de-luxo-femininas-e-masculinas-na-cyber-week-etiqueta-unica-

Cyber Week: As Marcas de Roupas de Luxo que você não pode perder!

Quando falamos em marcas de moda de luxo, mergulhamos em um universo de roupas sofisticadas, elaboradas com os melhores materiais e acabamentos. As principais grifes internacionais, sejam masculinas ou femininas, definem tendências ao combinar design exclusivo e qualidade incomparável. Essas etiquetas famosas mundialmente, transformam artigos de vestuário em verdadeiras obras de arte, atraindo não apenas…
capa do post de bolsas louis vuitton perfeitas para trabalhar

Cyber Week: As bolsas Louis Vuitton para Investir

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre nova edição da collab entre dolce & gabbana e havaianas

Dolce & Gabbana Lança nova edição de sua collab com a Havaianas

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos. Algumas das principais grifes que, atualmente, são conhecidas por suas colaborações são Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga. Depois de lançar uma colaboração de grande sucesso em junho de 2024, a…
capa do post sobre melhores bolsas chanel para investir

5 Ideias de Presente de Natal que você encontra na Cyber Week

O mês de Dezembro já começou e com ele a contagem regressiva para o Natal também. Faltando pouco mais de 20 dias para esta data tão amada e importante, muitas pessoas já estão começando a pensar e comprar presentes para aquelas pessoas mais queridas. Presentear as pessoas mais especiais em sua vida pode ser uma…
balenciaga-na-cyber-monday-saiba-o-que-vale-a-pena-aproveitar-de-bolsas-e-tenis-mais-famosos

Balenciaga na Cyber Monday: Saiba o que vale a pena aproveitar!

Fundada em 1917 pelo talentoso Cristóbal Balenciaga, a Balenciaga consolidou-se como uma das mais respeitadas grifes do mercado de luxo. Com raízes espanholas e uma trajetória de sucesso construída em Paris, onde mantém seu atelier e apresenta coleções de alta-costura e prêt-à-porter, a marca é sinônimo de vanguarda. Sob a direção criativa de Demna Gvasalia…
capa do post sobre a nova exposição da Prada

Cyber Monday: As Bolsas Prada para apostar!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou…
capa do post de como desapegar no aplicativo do eú

Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
capa do post sobre bolsas prada para investir no black month

Black Friday Extended: 5 Bolsas Clássicas para investir

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
capa do post sobre bolsas fendi estilosas

4 Oportunidades Imperdíveis na Black Friday do Etiqueta Única!

Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…