Gucci lança parceria em conjunto com a XBox!
A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional.
Além de suas peças estilosas, a Gucci é conhecida por fazer parcerias com diferentes marcas e artistas, como a loja de departamentos sueca H&M, com o Tokyo Lady Studio para a edição comemorativa de aniversário da edição chinesa da revista Elle Men Fresh, o grafiteiro GucciGhost, dentre muitas outras que foram grande sucesso e que chamaram a atenção do público e da mídia.
A mais nova parceria da maison italiana é um pouco inusitada e inédita, sendo essa coma. Xbox, marca americana da Microsoft de video games.
Confiram abaixo mais detalhes sobre a colaboração entre a Gucci e a Xbox:
Uma breve história da Gucci
A marca Gucci foi fundada pelo italiano Guccio Gucci na cidade de Florença em 1921.
Guccio nasceu no dia 26 de Março de 1881 em Florença, cidade localizada no norte da Itália. Filho de um artesão com origem humilde, adquiriu bom gosto e aprecio para a elegância, além de encantar-se com o luxo das malas com brasões de famílias nobres enquanto trabalhava como ascensorista, maleiro e, posteriormente, maître no renomado Hotel Savoy em Londres, Inglaterra na virada do século 19.
No ano de 1921, resolveu voltar para sua cidade natal e abrir sua primeira loja, utilizando todas as economias que conseguira guardar enquanto trabalhava no hotel londrino. Assim, começou a vender acessórios de viagens (malas e valises de alto padrão), sempre feitos em couro de alta qualidade que vinham da região da Toscana, confeccionados pelos melhores artesãos da cidade. Como o seu sucesso era notório, ele conseguiu dinheiro para abrir atrás de sua loja, sua própria oficina e passou, então, a produzir sua mercadoria no local.
A década de 30 foi um importante marco para a história da Gucci. Ela passa a ter uma renomada clientela internacional que vinham para buscar alguns produtos específicos, como os já famosos sapatos, luvas, bolsas e cintos. Em poucos anos, o leque de produtos foi expandido, passando a oferecer malas, baús de viagem, cintos, sapatos e luvas, mas com um design inspirado no estilo equestre (com o detalhe de horsebit se tornando sua marca registrada), o que acabou atraindo uma cartela de clientes muito mais refinada.
No ano de 1947, a Gucci lançou um modelo de bolsa que se tornaria o carro chefe e um dos modelos mais icônicos e clássicos da marca: a bolsa Gucci com alça de bambu japonês que, de modo literal, seduziu as mulheres com sua elegância e o seu charme. A novidade foi uma forma encontrada por Guccio para lidar com a escassez de material causada pela Segunda Guerra Mundial.
A marca veio adotar o famoso logo com o duplo G entrelaçado com um deles invertido apenas no final da década, além da clássica assinatura vermelha e verde, que viria a se tornar marca registrada da Gucci. Após décadas de sucesso, mas também de polêmicas e uma ameaça de esquecimento no mercado de luxo, a marca italiana se restabeleceu graças à direção criativa de Tom Ford, que assumiu o cargo de diretor criativo na década de 90 e foi responsável por diversas peças icônicas, como a Horsebit Clutch.
Desde 2015, no entanto, o cargo foi assumido por Alessandro Michele e a Gucci ganhou um visual mais jovem e suas linhas de roupa ganharam grande destaque com estampas inovadoras que se tornaram características, como a de tigre, a abelha e a icônica frase “Blind for Love” (“Cego por Amor” em tradução livre), além de influências das décadas passadas como estampas geométricas, superfícies metalizadas e cores da estética vintage.
Atualmente, faz grande sucesso entre a geração millennial, fato com que faz com que ocupe o cargo de uma das marcas mais populares do momento.
A Parceria entre Gucci e XBox
Foi anunciado em Novembro de 2021 a mais nova parceria da Gucci: com a Xbox. Esta não é a primeira colaboração da maison italiana com o mundo gamer, tendo feito uma com a plataforma de games Roblox no ano anterior.
A Gucci e Microsoft (criadora do Xbox) anunciaram que iriam lançar em conjunto uma versão especial do console Xbox Series X em comemoração aos 20 anos da marca de video games e 100 anos da maison italiana. A edição limitada é adornada com o icônico “GG” da marca da grife italiana e, coincidentemente, acaba representando a frase “Good Game” (“bom jogo” em tradução livre) no mundo dos games.
A versão da Gucci inclui no kit dois controles wireless personalizados, uma maleta exclusiva para transportar o console, acessórios e uma assinatura do Xbox Game Pass Ultimate. Assim como outras parcerias, esta é uma edição limitada, tendo apenas 100 unidades produzidas que são vendidas por U$10.000 dólares, (cerca de R$59.800 na conversão de 16/12/21).
As peças da parceria estão disponíveis apenas em lojas físicas da Gucci, em Nova Iorque, Beverly Hills, Cidade do México, Milão, Londres, Berlim, Pequim e Tóquio.
O que acharam desta parceria inusitada da Gucci com a Xbox? Gostariam de ter um para chamar de seu? Nos conte nos comentários!