banner xmas sale

Capa do post sobre a história da Gucci.

A história da Gucci com muitas intrigas e glamour

Quando falamos em Gucci logo pensamos em celebridades, enormes fortunas, glamour e escândalos… essa marca é sinônimo de luxo e sofisticação por décadas.

Fundada em Florença no ano de 1921, ficou conhecida por suas malas de viagens, com alto padrão de qualidade feito por artesões nascidos na região da Toscana. Bolsas Gucci são objeto de desejo de mulheres no Brasil e no mundo inteiro, e a marca ainda conta com destaque para seus sapatoscintos e óculos. O mocassim de fivela com tira verde e vermelha e a bolsa com alça de bambu são definitivamente os maiores ícones dessa marca.

Para entender um pouco mais sobre o seu sucesso nos dias atuais, é necessário voltar no tempo e compreender a sua história, sem mais delongas vamos a ela!

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

História da Gucci

Enquanto Guccio Gucci trabalhava como ascensorista e maleiro, ele que vinha de origem humilde (filho de artesão local), já ficava admirado vendo os símbolos impressos nas malas e os brasões que muitas famílias nobres mandavam imprimir em suas bagagens, adquirindo, desde pequeno, o seu gosto pela qualidade e pela elegânica.

Mais tarde chegou a trabalhar como Maitrê no famoso e requintado hotel Savoy, que fica em Londres, ainda na virada do século XIX. No ano de 1921, acabou retornado a Florença e conseguiu abrir sua primeira loja, utilizando todas as economias que conseguira guardar (um total de $30 mil liras na época).

Fachada da loja da Gucci em Milão, Itália. Clique na imagem e confira diversas peças Gucci!
Fachada da loja da Gucci em Milão, Itália. Clique na imagem e confira diversas peças Gucci!

Sua intenção era vender seus acessórios de viagens (malas e valises de alto padrão), sempre feitos em couro de alta qualidade que vinham da região de Toscana, feito pelos melhores artesãos da cidade, incluindo aqui, membros de sua própria família. Lembra-se que ele era filho de artesãos.

Sua loja, mesmo muito simples e modesta, era reflexo de seu jeito de ser e de se vestir: estava sempre impecável andando pelas ruas de Florença.

Não demorou muito para que a alta burguesia e a nobreza florentina descobrissem esse talento nato e começassem a procurar seus produtos. Podemos dizer que em pouco tempo, a marca já estava na boca das pessoas, impondo-se como uma das mais conhecidas entre a elite do país.

Como o seu sucesso era notório, ele conseguiu dinheiro para abrir atrás de sua loja, sua própria oficina e passou, então, a produzir sua mercadoria no local.

De Florença para o Mundo

A década de 30 foi um importante marco para a história da Gucci. Ela passa a ter uma renomada clientela internacional que vinham para buscar alguns produtos específicos, como os já famosos sapatos Gucci, luvas, bolsas e cintos.

Assim sendo, ele se vê obrigado a dar mais um passo em direção ao sucesso: ele expande seus negócios mudando-se para um lugar muito maior em Lugarno guicciardini, em 1937. E foi a partir de Lugarno que as famosas franjas e estribos passaram a se tornar a assinatura da marca italiana. Em poucos anos, o rol de produtos foi expandido, passando a oferecer malas, baús de viagem, cintos, sapatos e luvas, mas com um design inspirado no estilo equestre, o que acabou atraindo uma cartela de clientes muito mais refinada.

Com clientela fina e requintada, Gucci resolveu expandir mais uma vez e abriu sua primeira grande loja na cidade de Roma, em 1938, no sofisticado endereço da Via Condotti. Nos anos que se seguiram, seus filhos Ugo, Aldo e Vasco passaram a fazer parte do negócio da família.

No ano de 1947, a Gucci lançou um modelo de bolsa que se tornaria o carro chefe da marca: a bolsa Gucci com alça de bambu que, de modo literal, seduziu as mulheres com sua elegância e o seu charme. A bolsa, em pouco tempo, estava no corpo de celebridades e pessoas da alta sociedade.

E foi só no final desta década que ele adota, de modo oficial, o logotipo GG, com duas letras G entrelaçadas, sendo uma delas invertida.Assim sendo, para fazer com que pegasse facilmente, o GG passou a ser estampado em todas as suas malas, sendo adotado pela marca oficialmente.

Assim, o detalhe de seu logotipo virou marca da alta sociedade aristocrática que faltava em suas impressões. Em 1951, outro filho do estilista entrou para a empresa e abriu a primeira loja da Gucci em Milão.

Clique na imagem e confira diversas peças Gucci!
Clique na imagem e confira diversas peças Gucci!

Em 1953 falecia o fundador da empresa. No mesmo ano de sua morte, seus filhos mais velhos Rodolfo e Aldo abriram uma nova loja na cidade de Nova York onde as maiores celebridades de Hollywood contribuíram (e muito) para que a marca se tornasse reconhecida mundialmente.

Logo depois, novas unidades foram abertas em Palm Beach, San Francisco, Filadélfia e Beverly Hills. E foi assim que começamos o processo de internacionalização da Gucci.

A continuação de um legado

Acreditava-se que após a morte do artesão, a marca iria manter o mesmo estilo. Porém, a partir de 1953 ela reinventou a moda com um verdadeiro clássico, um ícone da moda.

O Horsebit Loafer ela um calçado no estilo mocassim que vinha com fivela de metal, além da icônica assinatura verde e vermelha, que era (e ainda é) um dos principais símbolos de identificação da Gucci através do mundo, tornando-se presença confirmada no guarda roupa masculino do homem moderno.

Mocassim Gucci. Clique na imagem e confira peças similares!
Mocassim Gucci. Clique na imagem e confira peças similares!

Nesse mesmo período, grandes celebridades como Ingrid Bergman, Sofia Loren, Jacqueline Kennedy e seu esposo John Kennedy passaram a ser consumidores fiéis da marca. Constantemente, via-se essas celebridades com artigos clássicos da marca, como o mocassim Gucci ou a bolsa de couro com alça de bambu.

Na década que se segue passou a vender seus produtos em lojas próprias nas cidades de Londres (que fora inaugurada em 1967, sendo a primeira loja da marca fora da Itália, mas em território Europeu), Tóquio (1971), Paris, Hong-Kong e Chicago.

Grandes nomes como Audrey Hepburn, Peter Sallers e Grace Kelly foram essenciais para que a marca pudesse de tornar sinônimo de requinte e bom gosto em nível universal, principalmente nos bastidores de Hollywood, ganhando de forma autêntica inúmeros  adeptos e seguidores.

No ano de 1974, já havia mais de 14 lojas e 46 franquias da Gucci espalhadas por todo o mundo. Muito desse mercado internacional se deve a Aldo, que realizou tal expansão, principalmente para o mercado japonês, que sempre adorou a marca.

Bolsa Gucci Monograma Horsebit. Clique na imagem e confira peças similares!
Bolsa Gucci Monograma Horsebit. Clique na imagem e confira peças similares!

Fora isso, ele foi o responsável pelo lançamento da linha de Perfumes, promovendo mais uma novidade para que a terceira geração (seus filhos) pudessem continuar o legado deixado por seu pai.

A saída de Aldo Gucci

No ano de 1989, a imagem da marca estava se deteriorando dentro do famigerado mercado de luxo.

Domenico Del Sole, que trabalhava no escritório de advocacia da Gucci fora incumbido de moderar e buscar novas soluções para as divergências internas da empresa, em especial, entre os membros da família Gucci.

https://www.instagram.com/p/BeawjTfnfK5/?taken-by=gucci

Nesse mesmo período, a Investcorp, uma famosa empresa de investimentos árabes,  adquiriu 50% do capital da marca, logo após a saída de Aldo Gucci da diretoria executiva. Maurizzio, que era o último membro da família que estava trabalhando na empresa, acabou vendendo sua participação na marca em 1993 por não conseguir se entender com o grupo de investidores.

Com Maurizzio fora de cena, a Gucci passou a ser comandada por Del Sole, que então, transferiu a sede da empresa de Milão para Casellina, nomeando para a direção criativa ninguém menos que Tom Ford, com quem já vinha trabalhando no ramo desde 1990. E é nesse momento que começa uma nova fase da Gucci.

A nova Gucci

Sob direção de Tom Ford, podemos dizer que temos uma nova Gucci. Além de relançar grandes ícones, como a bolsa com alça de bambu e os mocassins com bridão, colocou no mercado a Bolsa Horsebilt Clutch, que em pouco tempo se tornou um verdadeiro fenômeno entre as estrelas de Hollywood, passando então assinar todas as coleções que sela se seguiram.

Assim como a marca passou por um processo de modernização, os rostos que víamos nas campanhas publicitárias também mudaram. Audrey Hepburn e Grace Kelly passaram a dar lugar para personalidades como Tina Turner e Madonna. suas coleções eram mais sensuais e soaram bem recebidas pela crítica da época.

Bolsa Gucci GG Marmont. Clique na imagem e confira peças similares!
Bolsa Gucci GG Marmont. Clique na imagem e confira peças similares!

Já nos anos 2000, a empresa pertencia a um seleto grupo de acionistas, entre eles, Bernard Arnault (presidente e diretor executivo do luxuoso conglomerado LVMH) e François Pinault (que até aquele momento era dono do grupo PPR).

Muito embora Bernard gostasse de ter mais controle e queria mais ações para poder comandar com maior liberdade, Del Sole e Ford conseguiram dar certo privilégio ao Pinault através de negociações que foram impostas. Ele foi aumentando o seu capital até se tornar o único dono da marca em 2004.

E foi nesse mesmo ano que Ford e Del Sole saíram da marca, que passou a ter a romena Frida Gianini como diretora de criação. Com muito dinheiro em caixa e criatividade de sobra na cabeça, a Gucci voltou com tudo aos famosos editoriais da moda e às capas de muitas revistas!

Clique na imagem e confira diversas peças Gucci!
Clique na imagem e confira diversas peças Gucci!

Uma família bastante polêmica

É lógico que o reconhecimento merecido de tanto trabalho viria seguido de muito sucesso, fama e dinheiro. Mas a história não para por aí, principalmente porque está permeada de conflitos familiares.

Na década de 80, Aldo Gucci fora citado em um escândalo de fraude fiscal que chegou a bater US$ 7 milhões! As batalhas na justiça e as crises familiares custaram muito caro a Gucci, que então entrou num processo de recessão criativa, estando durante um tempo estagnadas.

Para se ter uma ideia, testemunhas contam que na época de reuniões, eram bastante comum ouvir palavrões e cinzeiros que voavam direto para as paredes. Como se não bastasse, o último membro da família a permanecer na empresa, Maurizzio Gucci, que era sobrinho de Aldo Gucci, fora assassinado quando estava chegando em seu escritório em Milão, a mando de sua esposa, Patrizia Peggiani. Ela fora condenada há 26 anos de prisão, que posteriormente pediu para ser convertida em regime domiciliar.

Eternizando toda uma história

Em 26 de setembro de 2011, a marca italiana resolveu eternizar suas criações com o Gucci Museo, na cidade onde tudo nascera, em Florença, na Piazza della Signoria.

Ao todo, o museu ocupa três andares do Palazzo della Mercanzia, um palácio que fora construído em 1337. O museu é aconchegante e consegue dar conta com perfeição de toda a trajetória da marca de grife, contando aos curiosos desde o começo até os caminhos percorridos para que ela se tornasse uma das maiores marcas do mundo!

Clique na imagem e confira diversas peças Gucci!
Clique na imagem e confira diversas peças Gucci!

Para os expectadores, é uma grande lição de vida! Além disso, é possível verificar uma quantidade valiosa de peças antigas, entre elas, algumas peças verdadeiras da grife italiana, como a bolsa de bambu utilizada por Jackie Onassis e Sofia Loren, alguns acessórios esportivos, as primeiras malas de viagens criadas pelas mãos do próprio Guggi, coleções prêt-à-porter, um Cadilac Seville que tinha como principal característica a estampa da marca, entre muitas curiosidades!

Destaques da linha do tempo da Gucci

  • 1921: Fundada em Florença.
  • 1925: lançamento das malas de viagens de couro maleável, tornando-se uma verdadeira febra na época.
  • 1932: Lançamento dos famosos Mocassins Gucci
  • 1964: Lançamento do cinto com fivela, trazendo as famosas iniciais GG.
  • 1969: Lançamento oficial da bolsa para o ombro (que, inicialmente teve o seu nome batizado de HOBO), desenvolvida sob medida para Jacqueline Kennedy. Por esse fato, o modelo acabou ficando conhecido até os dias de hoje como Modelo Jacki O. Em 99, ele fora relançado e vendeu mais de 6.000 peças!
  • 1979: Criação do Gucci Accessories Coellection (GAC), que era uma divisão responsável pelos produtos e acessórios da marca, como os isqueiros, os perfumes, as canetas e os relógios da marca.
  • 1997: Lançamento do perfume ENVY, que tinha sua essência floral.
  • 1999: Lançamento oficial do perfume RUSH, destinado a um público mais jovem e moderno.
  • 2001: Lançamento do perfume feminino Rush 2, que vinha com uma composição de lírio do vale, rosa, flor de nasciso, madeira de palmeira e almiscar. O resultado era um aroma inesquecível e refrescante.
  • 2008: Lançamento da coleção exclusiva Gucci Loves NY. Ela fora desenhada por Frida e as peçam vinham para homenagear a cidade de NY, podendo ser adquiridas pelas na 5ª Avenida. foi nesse ano que lançaram uma coleção especial e limitada chamada 8-8-2008 Limited Edition. Ela era composta por oito acessórios que te arremetiam à esportes de competição, desenvolvidos por Giannini, como por exemplo, o relógio I-Gucci. Para finalizar, o lançamento do perfume Gucci by Gucci, que vinha com notas de mel, goiaba e florais.
  • 2009: Lançamento do perfume Flora by Gucci.
  • 2010: Lançamento de sua primeira linha de acessórios destinada ao público infantil. Ela vem desde bebês até crianças um pouco maiores. Para festejar o lançamento estrondoso da linha, a marca anunciou a doação de UR$ 1 milhão para a Unicef em seu programa de construção de escolas na África. Nesse ano também foi lançado o perfume Guilty, que trazia sensualidade em suas notas. Evan Rachel e Chris Evans estamparam as campanhas publicitárias.
  • 2011: Lançamento da coleção 1921 em homenagens aos 90 anos de história da Gucci, propondo um prêt-à-porter feminino e masculino, fazendo uma alusão à moda que era utilizada naquela época. Clássicos ressurgiram das cinzas, como os mocassins que foram criados em uma infinidade de cores e texturas.

Curiosidade: Você sabia?

Existem algumas curiosidades sobre a Gucci que gostaríamos de compartilhar, olha só:

  • O sultão de Brunei fora o grande responsável pelo maior pedido que a Gucci já recebeu: ao todo, ele encomendou 27 jogos de malas em couro de crocodilo, resultando na bagatela de US$ 2.4 milhões.
  • Na América Latina os únicos locais que possuem lojas da Gucci são, Brasil, Chile, Aruba e Porto Rico. São cinco lojas em território nacional: São Paulo (No JK Iguatemi, Shopping Iguatemi e Shopping Cidade Jardim), Brasília (Shopping Iguatemi) e no Rio de Janeiro (Shopping de luxo Village Mall). A loja JK em SP é dedicada exclusivamente para o público masculino.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Os modelos de bolsas de luxo descontinuadas no XMas Sale

    A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…
  • 3 Joias de Marcas Brasileiras Consagradas para Conhecer e investir na Xmas Sale

    Quando se fala em joalherias icônicas, o pensamento costuma ir direto às vitrines da Place Vendôme ou da Fifth Avenue. Um anel Tiffany T, a pulseira Cartier Love ou os trevos da coleção Alhambra, da Van Cleef & Arpels, funcionam quase como referências automáticas de desejo. No entanto, esse mesmo rigor estético e essa construção…
  • As peças da Hermès que são perfeitas para presentear no Natal

    Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
  • 04 Oportunidades Irresistíveis de Marcas de Luxo no XMas Sale

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
  • Bolsas Crossbody de Marcas de Luxo para presentear no Natal

    40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade, algo que as bolsas da época não ofereciam. Foi então que, na década de 50, Coco…
  • Quem será o novo Diretor Criativo da Versace? Rumores apontam um nome!

    Desde que o Grupo Prada concretizou a compra da Versace, uma das maisons mais emblemáticas do luxo italiano, uma pergunta passou a dominar conversas de bastidores, reuniões de compradores e editoriais especializados: quem será o novo Diretor Criativo da Versace? A dúvida ganhou ainda mais força após o anúncio da saída de Dario Vitale, que…
  • Bolsas Celine na XMAS Sale: Os 3 Clássicos Mais Desejados!

    O que faz uma bolsa Celine permanecer relevante ano após ano, mesmo em um mercado movido por novidades constantes? A marca francesa consolidou seus clássicos a partir de uma visão clara de luxo: linhas limpas, proporções bem resolvidas e atenção rigorosa à construção. Os modelos mais desejados da Celine compartilham essa herança, resultado de uma…
  • Coleção Dior Pre-Fall 2026 Reafirma o Talento de Jonathan Anderson

    O lookbook da coleção Dior Pre-Fall 2026, recém-revelado na última quarta-feira, deixa claro que Jonathan Anderson está interessado menos em impacto imediato e mais em construção de linguagem. São criações que se revelam aos poucos — pelas proporções, pelos tecidos e, principalmente, pela forma como códigos históricos da Dior são reposicionados para um novo ritmo…
  • 4 Peças Prada para presentear neste Natal

    Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser apontada como fornecedora oficial da Família Real Italiana….
  • Bolsas Chanel: Top 4 Achados Raros e Imperdíveis na XMAS Sale!

    Algumas bolsas Chanel atingiram o status de verdadeiros “achados raros”, despertando o interesse — e a disputa silenciosa — entre fashionistas e colecionadoras. Isso por que a maison francesa sempre soube trabalhar a escassez como parte do seu discurso estético. Ao longo dos anos, diversos modelos foram discretamente descontinuados ou lançados em séries limitadas, tornando-se…
  • Chanel transforma Flagship de Paris em Presente de Natal

    A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com a época…
  • Tote Bags de marcas de luxo que você encontra no XMas Sale

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…