Gucci Fest: A Parceria entre Alessandro Michele e Gus Van Sant
A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional.
A maison italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as queridinhas do momento entre diversas celebridades e fashionistas ao redor do mundo.
Além disso, a marca vem mostrando nos últimos anos que sempre está buscando novas maneiras criativas e inovadoras de fazer publicidade, querendo modernizar suas campanhas e romper com o que é considerado “tradicional” no mundo da moda. O que resulta em campanhas nada convencionais e pra lá de criativas, como por exemplo a “The Rituals”.
Desta vez, para apresentar a nova coleção masculina da marca batizada de “Ouverture of Something That Never Ended” (“Abertura de algo que nunca acabou” em tradução livre), Alessandro Michele (diretor criativo da Gucci), inovou mais uma vez ao escolher uma nova maneira de apresentação: na forma de uma mini série divida em sete episódios, concebida em colaboração com Gus Van Sant, conhecido por ter se especializado em contar histórias de uma maneira indireta e obliqua.
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Gucci Fest
Os episódios da mini série foram lançados dentro do chamado Gucci Fest, que aconteceu entre os dias 16 e 22 de Novembro e foram dirigido por Michele e Van Sant e que também contou com fashion films de diferentes artistas sob curadoria de Alessandro. Já no primeiro episódio, a série já dá uma sugestão clara que ela não é apenas uma forma de substituir o tradicional desfile presencial que foi impossibilitado pela pandemia, é um filme evocativo e repleto de sentimento.
“Quais novos horizontes surgem quando a moda sai da sua zona de conforto? Que vida as roupas ganham quando param de ser desfiladas na passarela?… Essas são as perguntas que me vêm à mente em um presente que é incerto, mas repleto de premonições,” escreveu Alessandro Michele em um comunicado oficial.
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Em uma entrevista por Zoom, Michele conta que escolheu Gus para uma parceria e ser o co-diretor da mini série foi porque ele tinha uma visão muito parecida com a sua. A dupla se conheceu em uma festa em Los Angeles e possuem uma amiga em comum, a fotógrafa americana Paige Powell, que também fotografou os bastidores das filmagens.
As filmagens do filme (transformado em mini série) duraram 20 dias e aconteceram em Outubro deste ano em Roma, além de outras localidades da Itália. A estrela de todos os episódios foi a artista performática italiana Silvia Calderoni, além de ter participações de “amigos e familiares” que incluem o cantor britânico Harry Styles e as cantoras Billie Eilish e Florence Welch, todos vestido Gucci, é claro!
A série segue diversos dia da vida de Silvia – parte são acontecimentos reais e partes são inventadas. A câmera a segue por diferentes lugares, como um teatro, uma loja de artigos vintage, um café, entre outros lugares que, segundo os diretores são “lugares comuns, mas muito bonitos”.
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Sobre a mensagem do filme, Alessandro disse no comunicado de imprensa:
“Não existe um significado último e final, porque isso acabaria reduzindo o sensível ao inteligível. Significaria trair a maravilhosa e infinita superabundância de sentido que todos carregamos conosco. Afinal, é aí que reside o encanto da vida: na infinita variedade de suas possibilidades.”
Todos os episódios e também os fashion films exibidos no festival estão disponíveis no canal oficial da Gucci no youtube, confiram abaixo uma playlist com a série “Overture of Something that Never Ended”:
O que acharam desta nova iniciativa da Gucci? Acham que é uma maneira inovadora de mostrar a nova coleção de roupas ao invés do tradicional desfile? Nos conte nos comentários!