|

Goyard: 5 Curiosidades que Você não Sabia sobre a Marca Francesa!

Quando falamos em marcas de luxo francesas, nomes como Louis Vuitton, Chanel e Dior são os primeiros que vêm à cabeça. No entanto, há outra grife super tradicional tão icônica quanto discreta: a Goyard.

Você podia até não saber o nome, mas certamente você já viu algum acessório como bolsas, carteiras e malas da Goyard por aí. Assim como o monograma da Louis Vuitton, a marca parisiense também tem a sua estampa reconhecível em qualquer lugar do mundo, a goyardine. Além disso, o seu modelo de bolsa sacola, a Saint Louis, é um dos queridinhos das fashionistas e celebridades do mundo todo quando o assunto é it bag atemporal.

E sem dúvida, é também a concorrente número 1 da LV Neverfull, já que possuem características bem parecidas, tanto no shape quanto no apelo com uma estampa de monograma. No entanto, é preciso que todos saibam: a St. Louis foi criada primeiro. E carrega outro detalhe distintivo: está disponível em diversas cores que vão das mais neutras à coloridas, e que não se limitam apenas no verão. Seja por mulheres francesas ou de qualquer nacionalidade que preza por estilo e elegância, o acessório é desfilado em todas as temporadas, independente do clima.

Descubra outras 5 curiosidades sobre a Goyard.

5 – A Goyard Já Teve Outro Nome

A história por trás da criação da Goyard é fascinante e repleta de detalhes interessantes. Você sabia que a marca já teve outro nome antes de se tornar um ícone de luxo? No início ela chamava-se Maison Martin & Maison Morel.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Tudo começou em 1792, quando Pierre-François Martin fundou a Maison Martin, uma empresa especializada na fabricação de caixas, baús e embalagens. Naquela época, viajar era um privilégio reservado às classes mais ricas, e a aristocracia constituía a maioria dos clientes da Maison Martin.

Assim como aconteceu com outras marcas de luxo, como a Louis Vuitton, a principal atividade da empresa naquela época era a produção de malas de viagem. A fachada da loja anunciava orgulhosamente sua variedade de produtos e serviços nesse nicho.

Pierre-François Martin, um viúvo sem família, cuidava de uma jovem pupila chamada Pauline Moutat. Para assegurar o futuro de Pauline, ele organizou seu casamento com um dos funcionários da Maison Martin, Louis-Henri Morel, e concedeu seu negócio como dote.

Com a transferência do negócio para Louis-Henri Morel, a empresa assumiu um novo nome, Maison Morel, embora tenha continuado a afirmar ser a sucessora da Maison Martin

Em 1845, uma figura fundamental na história da Goyard entrou em cena: François Goyard. Na época, François era apenas um talentoso jovem de 17 anos. Morel o contratou como aprendiz, dando início a uma parceria que transformaria a empresa.

François Goyard foi essencial na modernização da Maison Morel, introduzindo novas técnicas e estilos que a tornariam conhecida por sua qualidade e inovação. E foi então, que em 1853, que a marca foi rebatizada, adotando o nome pela qual é conhecida até hoje: Goyard.

bolsas goyard saint louis em promoção no etiqueta única.
Clique na imagem e descubra Bolsas Goyard com Descontos Incríveis!

4 – Ela é mais antiga do que a Louis Vuiton

No mundo da moda de luxo, a Louis Vuitton é uma das marcas mais icônicas e reconhecidas globalmente. Com suas malas de qualidade e baús inovadores, a empresa fundada por Louis Vuitton no século XIX é talvez a mais famosa do planeta. Mas o que muitos não sabem é que existe uma marca que precede a Louis Vuitton em termos de fundação e história: a Goyard.

Talvez a abordagem mais discreta no marketing e divulgação justifique. Diferente da LV, a Goyard fica longe dos holofotes. Não participa de grandes eventos como semanas de moda, muito menos realiza festas para lançamentos de novos produtos.

Mas apesar da discrição e menor fama, ela foi fundada antes da sua maior concorrente. Seja considerando o seu início como Maison Martin e Maison Morel, e a sua rica história desde 1792, seja considerando o ano de 1853 quando ela passou a ser oficialmente Goyard. A LV só apareceria um ano depois. Entenda a história melhor:

Quando Louis-Henri Morel morreu repentinamente em 1852, François Goyard assumiu. Um ano depois, mudou o nome da empresa para Maison Goyard. Durante 32 anos ela permaneceu no comando da grife que ele elevou o nível de confecção de bagagens para os mais altos patamares.

A família Goyard é originária da cidade de Clamecy, na Borgonha. Os membros masculinos da família trabalhavam tradicionalmente como motoristas de toras.

“Oficialmente”, a jornada da Goyard começa em 1853, quando François Goyard, um mestre fabricante de baús, estabeleceu seu negócio homônimo em Paris. Conhecido pelo seu trabalho artesanal único e designs inovadores, François rapidamente ganhou reconhecimento entre a elite francesa. Em 1853, ele abriu sua primeira boutique na Rua Saint-Honoré, atraindo aristocratas, socialites e viajantes em busca de malas e baús de viagem sob medida.

3 – A Goyard tem uma Linha Dedicada aos Pets

Na virada para o século XX, a Goyard surpreendeu o mundo da moda ao inaugurar um departamento específico para atender proprietários de animais de estimação que almejavam vestir seus pets com os acessórios da grife francesa, tais como coleiras e caixas de transporte.

Mas já foi durante a gestão de Edmond Goyard que a grife começou a sofrer mudanças significativas explorando novos nichos do mercado . Edmond liderou a criação dos primeiros anúncios da Goyard e participou ativamente de várias exposições mundiais, mostrando a expertise do artesanato da grife e os designs exclusivos.

Para expandir o alcance, Edmond abriu três filiais em Monte-Carlo, Biarritz e Bordeaux, além de escritórios comerciais em Nova York e Londres. Em seguida, ele colaborou com o respeitado construtor de carrocerias Rheims & Auscher para desenvolver uma gama de produtos automotivos, diversificando ainda mais os produtos da maison.

Além disso, foi responsável por lançar uma nova linha de coleiras para cães chamada “chic du chien”, que se tornou muito popular na época. Inclusive, para homenagear essa coleção, em 2008, Goyard chegou a abrir outra loja em Paris só de moda para pets.

Produtos Goyard dedicado aos pets.
(Fotos/Reprodução instagram @goyard). Clique na imagem e descubra Bolsas Goyard com Descontos Incríveis!

2 – O Y da Estampa da Goyard

Parece que uma das fórmulas de sucesso das grandes marcas de luxo é a criação de um monograma. Crie uma padronagem icônica para estampar os seus produtos, aliada é claro, com qualidade e artesanato, e gere desejo. Embora em 2023, a estética quiet luxury tenha ganhado mais força – até Kylie Jenner vai lançar sua marca – uma estampa famosa e reconhecível instantaneamente em qualquer lugar do mundo, sempre fará sucesso. E no caso da Goyard temos a goyardine, símbolo de luxo e exclusividade.

No entanto, você já reparou que no print é um “Y” estilizado que ganha evidência?

Enquanto muitos designers usam suas iniciais para criar padrões de monograma reconhecíveis, a Goyard optou por um caminho diferente. Os Ys estilizados, que estampam os produtos da marca, são na verdade uma representação do próprio nome da grife. O tecido revestido característico, conhecido como Goyardine, é o plano de fundo perfeito para essas letras entrelaçadas, e criam uma estampa que é instantaneamente identificável.

No entanto, o que muitos não percebem é que os Ys da goyardine têm uma história profundamente enraizada na família que deu origem à maison. Os pontos empilhados que formam os Ys são, na verdade, um símbolo da história da família Goyard como motoristas de toras. Os pontos representam os troncos de árvores empilhados em um vagão, que eram transportados por cavalos. Este era o ofício original da família que detêm o mesmo sobrenome, antes de se aventurarem no mundo da moda e do luxo.

1 – É a Única Marca de Luxo que Não Vende Nada Online

Dentro do universo das marcas de luxo, a Goyard é uma exceção notável. Enquanto outros nomes tradicionais da indústria fashion, como Louis Vuitton e Gucci expandiram suas presenças online para atingir um público global, a Goyard optou por permanecer fiel às suas raízes históricas, e se mantém totalmente offline.

A grife se concentra em quatro categorias principais de produtos: artigos de viagem, bolsas e acessórios masculinos e femininos, acessórios para animais de estimação e pedidos especiais. Surpreendentemente, nenhum desses itens está disponível para comprar online, seja diretamente no site da marca ou através de revendedores terceirizados autorizados, como as lojas de departamento.

Felizmente, hoje existem brechós e portais second hand de luxo, como o Etiqueta Única, o maior da América Latina, que diminuem essa distância entre a Goyard e clientes. Encontre Bolsas Goyard Originais disponíveis para envio imediato no E.Ú. E ainda é possível parcelar em até 10x!

Bolsas Goyard em Promoção Online no etiqueta única.
Clique na imagem e descubra Bolsas Goyard com Descontos Incríveis!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

As Top 5 Melhores Marcas de Sapatos de Luxo na Super Sale!

Você sabe o que todas as grandes grifes internacionais têm em comum além de roupas e bolsas icônicas? Elas também estão entre as top melhores marcas de sapatos de luxo do mundo. Além disso, esses mesmos nomes também disputam na lista de top brands shoes ao lado de etiquetas especializadas apenas em calçados, como René…
capa do post sobre a gucci changemakers

Dicas de autenticidade de peças Gucci!

A maior dúvida na hora de comprar uma peça de luxo na internet, principalmente em sites second hands, é a sua autenticidade. Atualmente, é normal termos dificuldade em diferenciar as peças de luxo originais, já que as réplicas de grandes marcas infelizmente se tornaram muito comuns. A Gucci é uma das marcas mais copiadas no…

Louis Vuitton lança coleção especial para a America’s Cup

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, a maison francesa possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para muitas…
capa do post sobre bolsas de luxo para investir na super sale

As bolsas de luxo para investir na Super Sale do Etiqueta Única!

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…

Os Embaixadores da Dior: Rosalía é o Novo Rosto da Grife Francesa!

No universo da moda de luxo, é comum as grandes grifes terem seus embaixadores, e a Christian Dior não é excessão. A Rosalía é o novo rosto da grife francesa. Sim, você leu certo! A cantora e compositora Rosalía acaba de entrar para a lista de embaixadores da Dior. Descubra todos os detalhes da notícia…
capa do post sobre marcas icônicas de sapato no Etiqueta Única

5 Marcas icônicas de Sapato no Etiqueta Única

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Apesar de muitos atribuírem sua criação aos egípcios, existem evidências…
capa do post sobre acessórios para dar toque estiloso ao look

4 Acessórios para investir na Super Sale

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post sobre os desfiles de alta-costura da chanel e da dior

Chanel irá apresentar coleção Cruise em Hong Kong

Quando se trata de revelar suas novas coleções, as marcas de moda, principalmente do ramo de luxo, gostam de fazer grandes espetáculos e eventos. Mas, no entanto, ninguém faz algo tão grandioso como a marca francesa Chanel. Conhecida por seus desfiles com cenários e temas extravagantes, a maison nunca poupa esforços para fazer de suas…

Quem usa Michael Kors? 5 Celebridades e Fashionistas que Vestem a Marca MK!

Se você deseja montar um look elegante e moderno ao mesmo tempo, certamente já se perguntou quem usa Michael Kors para se inspirar. Afinal, entre as marcas consideradas “luxo acessível”, a americana se destaca por transmitir sofisticação para os mais variados gostos, estilos e orçamentos. Por isso, é comum que as celebridades e fashionistas que…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

As peças Hermès que são investimentos fantásticos na Super Sale

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
capa do post sobre mini bags na super sale

Best of Mini Bags na Super Sale do Etiqueta Única

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
o preço das bolsas Dior nos Estados Unidos

Dior lança parceria com a Stone Island!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…