Ganni e Rubi criam fibra à base de CO2
A sustentabilidade é um assunto muito importante atualmente, e não se trata apenas de cuidar do meio ambiente, mas também de estarmos mais conscientes do que e de quem consumimos.
Empresas de moda, principalmente do ramo de luxo, têm tido a preocupação de tomar medidas se tornem mais sustentáveis, seja adotando novas matérias primas ou ações que assegurem que suas produções tenham menor impacto no meio ambiente (tendo em conta que a indústria têxtil é a segunda mais poluente do planeta).
Este é o caso da marca dinamarquesa Ganni, que possui um grande comprometimento com o meio ambiente e acaba de criar uma nova fibra eco-friendly feita à base de CO2.
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Confira mais detalhes sobre a fibra à base de CO2 criada pela Ganni e Rubi:
O fio do amanhã
Alguns meses depois de anunciar um ambicioso programa de reciclagem para reutilizar 12 toneladas de resíduos de algodão por ano, a marca de moda dinamarquesa Ganni apresentou uma nova fibra de celulose no dia 27 de Junho durante Global Fashion Summit, que aconteceu na cidade de Copenhague, Dinamarca, durante os dias 27 e de 28 de Junho.
Completamente inovadora, a nova fibra tem pegada de carbono negativa e foi criada sem uso de água, através de um processo enzimático que “digere” o CO2.
Como parte de seu projeto “Fábrica of the Future” (Tecidos do Futuro), a marca dinamarquesa revelou as primeiras amostras de um fio criado artificialmente, totalmente anidro e neutro em recursos, contendo 20% de CO2.
Para criar essa fibra do futuro, fabricada pelo processo de fotossíntese, a Ganni fez uma parceria com a empresa Rubi, da Califórnia, que desenvolve uma tecnologia de sequestro de carbono com patente pendente. A empresa bioquímica, pioneira na reutilização de emissões de carbono em têxteis, foi fundada em 2020 pelas irmãs Neeka e Leila Mashouf.
“Inovações em tecidos, como a de Rubi, terão um papel crucial na descarbonização da moda, mas para isso as marcas devem ousar apostar, arriscar e investir nessas inovações”, disse Nicolaj Reffstrup, cofundador da Ganni.
A Ganni gosta de apostar na ecologia em suas campanhas ao ar livre, é certificada como B Corp desde setembro do ano passado e tem um profundo compromisso com o meio ambiente, pois oferece produtos mais responsáveis moda. Além disso, a grife tem uma meta de reduzir suas emissões de carbono em 50% até 2027.