existem-duas-marcas-valentino-entenda-a-confusao-040425
|

Existem duas marcas Valentino? Entenda a confusão e aprenda a identificar!

Será que existem duas marcas Valentino? E, não, não estamos falando da Valentino e da linha Red Valentino. Se você já pesquisou por bolsas ou acessórios da marca Valentino na internet, provavelmente já se deparou com duas versões muito parecidas no nome — mas com preços e posicionamentos bem diferentes: Valentino Garavani e Mario Valentino. A primeira reação de muita gente é achar que uma é cópia da outra ou até mesmo um golpe fashion. Mas a história é mais curiosa (e antiga!) do que parece.

Neste post, vamos explicar de forma clara e detalhada a diferença entre Valentino Garavani e Mario Valentino, por que essas duas marcas existem, como essa confusão surgiu e, claro, como evitar erros na hora de investir em uma peça de luxo.

A origem das duas marcas Valentinos, duas históias

Apesar do nome semelhante, Valentino Garavani e Mario Valentino são marcas completamente diferentes, com origens, fundadores e trajetórias únicas.

• Valentino Garavani – A Maison de luxo italiana

A Valentino Garavani é a marca de alta-costura e prêt-à-porter fundada pelo estilista Valentino Clemente Ludovico Garavani, em 1960, em Roma. Sinônimo de elegância, feminilidade e glamour, a maison ficou famosa por seus vestidos deslumbrantes usados por estrelas de Hollywood, membros da realeza e celebridades fashionistas.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

O estilista Valentino Garavani e seu icônico tom de Vermelho. (Foto/Reprodução instagram @realmrvalentino).

Ao longo das décadas, a Valentino se consolidou como uma das grifes de luxo mais desejadas do mundo, com criações icônicas e linhas de acessórios que se tornaram objeto de desejo, como, por exemplo, as bolsas da coleção Rockstud, os sapatos com tachas e os vestidos de festa que são puro sonho.

Hoje, a 70% da marca pertence ao grupo Mayhoola for Investments, do Qatar e os outros 30% do grupo Kering (dono da Gucci, Balenciaga, Sain Laurent) e é oficialmente chamada de Maison Valentino, com o nome “Valentino Garavani” sendo usado para a linha de acessórios. O atual estilista da etiqueta italiana é Alessandro Michele. Além disso, por muito tempo, a Valentino Garavani teve uma linha secundária, considerada mais jovem e acessível do que a principal. Trata-se da Red Valentino, fundada em 20023 e apesar do sucesso, descontinuada em 2023 como estratégia de reposicionamento no mercado. A origem do nome Red vem de Romantic Eccentric Dres e também pelo tom de vermelho distintivo criado por Valentino Garavani que ganhou até uma referência oficial no pantone.

Bolsa da marca Valentino Garavani que desfila em Paris.

• Mario Valentino – Tradição em couro, direto de Nápoles

Já a Mario Valentino foi criada por Mario Valentino, um designer também italiano, mas nascido em Nápoles. A marca existe desde os anos 1950 e ficou conhecida pela excelência na fabricação de calçados e bolsas em couro.

Durante muito tempo, a Mario Valentino foi referência em artigos de couro artesanais e chegou a vestir ícones como Jackie Kennedy e Elizabeth Taylor. Apesar de ter um perfil mais discreto, a marca sempre prezou pela qualidade e pelo design italiano.

A confusão começa: o mesmo nome, dois universos

A confusão entre Valentino Garavani e Mario Valentino começou quando consumidores passaram a ver bolsas com o nome “Valentino” sendo vendidas por preços muito diferentes — e nem sempre em canais oficiais.

Enquanto uma bolsa Valentino Garavani pode custar acima de R$ 10.000, os modelos Mario Valentino costumam ter preços muito mais acessíveis, variando entre R$ 1.000 e R$ 3.000 em sites multimarcas. Acontece que as peças da Mario Valentino muitas vezes trazem apenas o nome “Valentino” ou um grande “V” metálico na frente, o que induz à dúvida.

Bolsa da marca Mario Valentino, um designer nascido em Nápoles. (Foto/Reprodução instagram @mariovalentino).

Processo judicial e direitos de uso do nome

A disputa entre as duas marcas não é nova. Em 1979, foi firmado um acordo em que a Mario Valentino recebeu o direito legal de usar o nome “Valentino” nas bolsas, desde que colocasse de forma visível a frase “by Mario Valentino” e não alegasse ligação com a Valentino Garavani.

Mas com o tempo, muitos consumidores começaram a confundir os produtos. Em 2019, a Valentino Garavani entrou com uma ação judicial acusando a Mario Valentino de quebrar o acordo e confundir propositalmente os consumidores com logotipos ambíguos.

A disputa segue até hoje em alguns tribunais, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, mas o ponto central é esse: ambas são marcas legítimas, mas a Valentino Garavani é a marca de alta-costura, enquanto a Mario Valentino atua em uma faixa de mercado premium, porém mais acessível.

Foto da campanha da marca Mario Valentino que faz confundir se existem duas marcas Valentino.
Campanha da Mario Valentino onde vermelho aparece confundindo admiradores da marca Valentino Garavani que possui o tom como um dos seus códigos distintivos. (Fotos/Reprodução instagram @mariovalentino).

Como identificar e não errar na hora da compra?

Agora que você já sabe a diferença entre Valentino Garavani e Mario Valentino, aqui vão algumas dicas práticas para reconhecer cada uma e não cair em ciladas:

  • Verifique o nome completo da marca: produtos da Valentino Garavani sempre trazem “VALENTINO GARAVANI” nas etiquetas internas e embalagens. Já a Mario Valentino deve estar identificada como “Valentino by Mario Valentino” ou “Mario Valentino”.
  • Fique de olho no logotipo: um “V” metálico sozinho pode ser enganoso. A Valentino Garavani costuma usar logos mais discretos, enquanto a Mario Valentino aposta mais no “V” em destaque.
  • Desconfie de preços muito baixos: uma bolsa Valentino Garavani raramente estará abaixo dos R$ 5.000 mesmo em second hands. Se estiver sendo vendida por R$ 1.000, muito provavelmente é uma Mario Valentino (ou pior, uma falsificação!).
  • Compre em lojas confiáveis: se você quer ter certeza da procedência da peça, opte por revendedores autorizados ou plataformas especializadas ou brechós de luxo reconhecidos, como, por exemplo, o Etiqueta Única.
Foto de etiqueta para diferenciar as duas marcas Valentino.
Etiqueta interna da marca Valentino Garavani.

Então, qual vale mais a pena?

Depende do que você está buscando. Se você deseja investir em uma peça de luxo consagrado, com prestígio global, a Valentino Garavani é o caminho. Agora, se quer uma bolsa bonita, feita com couro italiano e acabamento de qualidade, mas sem estourar o orçamento, a Mario Valentino pode ser uma ótima alternativa.

O importante é estar bem informado — e agora você já sabe tudo sobre a diferença entre Valentino Garavani e Mario Valentino para tomar a melhor decisão de compra.

Por que isso impacta tanto o mercado de moda?

Além de gerar confusão entre consumidores, a coexistência das duas Valentinos também levanta questões sobre branding, propriedade intelectual e a força que um nome tem no universo do luxo. Um exemplo claro de como a moda não vive só de estilo, mas também de estratégia de marca e posicionamento.

Então, realmente, existem duas Marcas Valentino?

Sim, existem duas marcas Valentinos — e ambas são italianas, legítimas e com histórias ricas. Mas são marcas diferentes, com públicos distintos e propostas bem separadas. Além disso, vale lembrar que a grife mais conhecida e que possui linha de alta-costura é a Valentino Garavani, hoje sob comando de Alessandro Michele. Agora que você entendeu a diferença entre Valentino Garavani e Mario Valentino, fica muito mais fácil navegar pelo mundo da moda com segurança.

Bolsa Valentino Garavani VLogo Locó.

Então, qual das duas marcas Valentino você prefere: Mario Valentino ou Valentino Garavani?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Mocassim Feminino: Os Modelos de Luxo no Black Month

    Poucos modelos de sapatos atravessam tantas eras e mudanças de tendências de moda com a mesma força quanto o mocassim feminino. A peça, que surgiu entre povos indígenas da América do Norte e, mais tarde, ganhou espaço no guarda-roupa masculino, hoje domina o closet das mulheres com naturalidade. E os dados confirmam: a Saint Laurent…
  • 5 Combinações para usar no trabalho!

    Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
  • 4 Tênis Clássicos de Marcas de Luxo no Black Month

    Os tênis são calçados que estão presentes no guarda roupa de qualquer pessoa. Eles estão fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres que querem alinhar o conforto com o estilo, aparecendo com frequência nas produções de street style das principais cidades do planeta. E, não é surpresa para ninguém, que diversas marcas de luxo…
  • As bolsas de luxo nada óbvias no Black Month

    A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
  • As Bolsas Hobo Gucci que Valem Cada Clique no Black Month

    Entre curvas suaves e alças arqueadas, as bolsas hobo Gucci conquistaram espaço definitivo no imaginário fashion. Com sua silhueta levemente desestruturada e atitude descontraída, elas traduzem a elegância que não precisa se esforçar e poucas casas dominam esse equilíbrio tão bem quanto a marca italiana. Fundada em 1921, em Florença, a maison agora sob comando…
  • 3 Joias Extraordinárias no Black Month

    Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em marcas famosas por suas criações de joias,…
  • As Oportunidades de Sapatos no Black Month

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…
  • 4 Bolsas Coloridas no Black Month para usar neste verão

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • 5 Bolsas Gucci Nada Básicas no Black Month: Maximalismo Irresistível!

    Entre modelos discretos e elegantes, há um outro lado igualmente fascinante no universo da Gucci: o das bolsas nada básicas. A grife italiana, conhecida por desafiar o previsível, mantém em seu portfólio criações que fogem do óbvio, repletas de bordados, pedrarias, texturas e estampas que se tornaram parte do seu DNA visual. Ao contrário do…
  • LVMH compra La Joux-Perret e reforça seu domínio na Relojoaria Suíça

    O grupo francês LVMH, gigante do luxo que reúne nomes como Louis Vuitton, Dior, Hublot, TAG Heuer , entre outros acaba de dar mais um passo certeiro em direção à excelência relojoeira. A divisão de relógios do conglomerado anunciou a aquisição de uma participação minoritária na manufatura suíça La Joux-Perret, uma das mais respeitadas produtoras…
  • Sapatos com Saltos Esculturais no Black Month: 3 Modelos Statament!

    Entre tantas tendências que surgem e desaparecem a cada estação, há um detalhe que permanece como sinônimo de personalidade no universo fashion: os sapatos de luxo com saltos esculturais, conhecidos também como saltos statement. Eles são aqueles modelos que vão muito além da função de elevar a silhueta. Aqui, o salto torna-se o ponto de…
  • Antonin Tron é o novo diretor criativo da Balmain!

    Depois da notícia que Olivier Rousteing iria deixar seu cargo de diretor criativo da icônica marca de luxo francesa Balmain após mais de uma década, a casa de moda acaba de nomear seu sucessor: Antonin Tron, fundador da marca Atlein.