Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2g.

Especial Semana da Mulher: Tudo sobre Costanza Pascolato!

É comemorado no dia 08 de Março o Dia Internacional da Mulher. A celebração foi instituída após um evento intitulado “Dia da Mulher” que ocorreu em Fevereiro de 1909 na cidade de Nova York, marcado por diversas manifestações pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, o qual era proibido até então.

A data homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação e luta por direitos no decorrer da história.

Em celebração desta data tão importante, ao decorrer desta semana iremos homenagear e contar a história uma mulher por dia que foram escolhidas pelas seguidoras do Etiqueta Única de nosso instagram.

Confiram abaixo a história do grande nome da moda brasileira Costanza Pascolato:

Infância e Adolescência

Costanza Maria Teresa Ida Clotilde Giuseppina Pallavicini Pascolato nasceu no dia 19 de setembro de 1939 em Siena, Itália. Sua família era aristocrata italiana e se mudou para o Brasil quando ela tinha apenas cinco anos de idade, fugindo da Segunda Guerra Mundial. Quando chegaram ao país, foram recebidos pela família Mattarazzo que, além de hospedarem a família de Costanza, puseram um motorista à disposição.

Quatro anos após sua chegada ao Brasil, em 1948, seus pais fundaram a icônica tecelagem Santacostancia. Após terminar os estudos no colégio, Constanza não cursou faculdade e, no final da década de 50, se tornou assistente de artistas como Clóvis Graciano. Além disso, quando tinha apenas 15 anos, foi campeã sul-americana de salto ornamental em Mar Del Plata, na Argentina.

Durante a adolescência, Costanza já tinha muito interesse pela cultura e pela educação. O que ajudou e fazer com que ela soubesse a ler em português, francês e italiano, além de manter os costumes refinados.

Costanza nos anos 70. (Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2g) Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!
Costanza nos anos 70. (Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2g) Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!

Vida Adulta

Em 1962, quando tinha 21 anos de idade, se casou pela primeira vez com o banqueiro Robert Blocker, brasileiro filho de americanos. E começou a trabalhar ao seu lado como responsável pela agenda profissional do marido. Já nesta época, Costanza via mudanças sociais de grande impacto no modo de se vestir e na produção das roupas.

Com Robert, tiveram duas filhas, Consuelo e Alessandra e após quase dez anos de casamento, acabaram se separando em 1971. No início da década de 70, após se divorciar, acabou apaixonando-se por Giulio Cattaneo della Volta, o que fez com que seu pai a deserdasse. Fato que acabou fazendo com que ela precisasse encontrar um emprego, o que não foi fácil, pois ninguém acreditava que sabia fazer algo devido à sua aparência refinada.

Após muita procura, a oportunidade finalmente veio com a ajuda de amigos, a italiana conseguiu um emprego na revista Cláudia como produtora de decoração na revista na revista Claudia da Editora Abril.

Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!
Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!

Em 1975, casou-se com seu grande amor, Giulio Cattaneo della Volta, com quem viveu até a morte dele em 1990. No mesmo ano, enfrentou a depressão e um câncer de mama. Seu último casamento, com o produtor musical Nelson Motta, durou dois anos e acabou no ano de 1991.

Costanza no mundo da moda

Costanza sentiu o impacto e dificuldades quando não foi muito bem recebida na área onde trabalhava na revista. O que fez com que corresse atrás do que precisava saber e aprender e trabalhando e se esforçando muito mais que seus companheiros que possuíam mais conhecimento.

Sua transição para o mundo da moda foi feita sem dificuldades e aconteceu rapidamente, já que seu interesse e senso estético sempre foram muito fortes. Logo ela se tornou consultora na revista Claudia e começou a acompanhar as principais semanas de moda européias na França, Itália e Inglaterra. O que, após anos de experiência, a fizeram se tornar uma expert no assunto e, posteriormente lançar 5 livros sobre estilo e moda.

No ano de 1980, Costanza recebeu o título de “papisa da moda” da jornalista Joyce Pascowitch, apelido que carrega até hoje. Após trabalhar por 17 anos na Revista Claudia, Costanza deixou a revista após a morte de seu pai em 1987, em decorrência de um câncer no fígado, para assumir a tecelagem da família junto a seu irmão Alessandro.  Juntos, a dupla a transformou em uma das maiores empresas brasileiras do ramo têxtil e, até hoje, fornece tecido para os maiores estilistas do Brasil.

Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!
Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!

Após assumir a tecelagem, também começou a assinar uma coluna de moda no jornal Folha de São Paulo e abriu sua própria empresa de consultoria. Alguns anos mais tarde, integrou a equipe da revista Vogue Brasil onde escreve até hoje uma coluna. Além disso, assinou uma coluna com joalheria H.Stern.

Em 2008, Costanza foi condecorada Commendatore dell’Ordine della Stella pelo governo italiano como uma de suas cidadãs ilustres.

Costanza Hoje

Com o avanço rápido da tecnologia, a italiana tratou-se de se atualizar e lançou um site próprio onde posta suas opiniões sobre o mundo contemporâneo, além de notícias sobre o mundo da moda.  Além do site, também possui uma conta na rede social Instagram, onde reúne mais de 710 mil seguidores e divide com eles seus looks, inspirações de ambientes e detalhes de decorações.

Em Abril de 2014, junto de sua amiga, a artista plástica Marilu Beer, integraram a primeira temporada do sofá-chat-show “Costanza & Marilu”, que era exibido no Youtube. Em novembro do mesmo ano, a série fez sua estréia no canal pago Discovery Home & Health.

Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!
Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!

Inspire-se no estilo de Costanza!

Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!
Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!

Costanza é um dos maiores e mais importantes nomes da moda brasileira. Sua contribuição para a indústria é imensurável e sua força de vontade de aprender sempre serve de inspiração para inúmeras pessoas.

Já conhecia a história e trajetória da papisa da moda? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Mocassim Feminino: Os Modelos de Luxo no Black Month

    Poucos modelos de sapatos atravessam tantas eras e mudanças de tendências de moda com a mesma força quanto o mocassim feminino. A peça, que surgiu entre povos indígenas da América do Norte e, mais tarde, ganhou espaço no guarda-roupa masculino, hoje domina o closet das mulheres com naturalidade. E os dados confirmam: a Saint Laurent…
  • 5 Combinações para usar no trabalho!

    Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
  • 4 Tênis Clássicos de Marcas de Luxo no Black Month

    Os tênis são calçados que estão presentes no guarda roupa de qualquer pessoa. Eles estão fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres que querem alinhar o conforto com o estilo, aparecendo com frequência nas produções de street style das principais cidades do planeta. E, não é surpresa para ninguém, que diversas marcas de luxo…
  • As bolsas de luxo nada óbvias no Black Month

    A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
  • As Bolsas Hobo Gucci que Valem Cada Clique no Black Month

    Entre curvas suaves e alças arqueadas, as bolsas hobo Gucci conquistaram espaço definitivo no imaginário fashion. Com sua silhueta levemente desestruturada e atitude descontraída, elas traduzem a elegância que não precisa se esforçar e poucas casas dominam esse equilíbrio tão bem quanto a marca italiana. Fundada em 1921, em Florença, a maison agora sob comando…
  • 3 Joias Extraordinárias no Black Month

    Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em marcas famosas por suas criações de joias,…
  • As Oportunidades de Sapatos no Black Month

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…
  • 4 Bolsas Coloridas no Black Month para usar neste verão

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • 5 Bolsas Gucci Nada Básicas no Black Month: Maximalismo Irresistível!

    Entre modelos discretos e elegantes, há um outro lado igualmente fascinante no universo da Gucci: o das bolsas nada básicas. A grife italiana, conhecida por desafiar o previsível, mantém em seu portfólio criações que fogem do óbvio, repletas de bordados, pedrarias, texturas e estampas que se tornaram parte do seu DNA visual. Ao contrário do…
  • LVMH compra La Joux-Perret e reforça seu domínio na Relojoaria Suíça

    O grupo francês LVMH, gigante do luxo que reúne nomes como Louis Vuitton, Dior, Hublot, TAG Heuer , entre outros acaba de dar mais um passo certeiro em direção à excelência relojoeira. A divisão de relógios do conglomerado anunciou a aquisição de uma participação minoritária na manufatura suíça La Joux-Perret, uma das mais respeitadas produtoras…
  • Sapatos com Saltos Esculturais no Black Month: 3 Modelos Statament!

    Entre tantas tendências que surgem e desaparecem a cada estação, há um detalhe que permanece como sinônimo de personalidade no universo fashion: os sapatos de luxo com saltos esculturais, conhecidos também como saltos statement. Eles são aqueles modelos que vão muito além da função de elevar a silhueta. Aqui, o salto torna-se o ponto de…
  • Antonin Tron é o novo diretor criativo da Balmain!

    Depois da notícia que Olivier Rousteing iria deixar seu cargo de diretor criativo da icônica marca de luxo francesa Balmain após mais de uma década, a casa de moda acaba de nomear seu sucessor: Antonin Tron, fundador da marca Atlein.