Donatella Versace lança a Medusa Power Talks
Fundada em 1978 pelo icônico Gianni Versace, a Versace é conhecida por suas criações audaciosas, estampas chamativas coloridas, modelagem justa e o contraste entre o preto e acessórios dourados
Atualmente, a marca é comandada por Donatella Versace, que assumiu a direção criativa em 1997 após o assassinato de Gianni. Conhecida por seu estilo extravagante e glamuroso, a estilista também é muito ligada em causas sociais, principalmente no empoderamento feminino. No dia 29 de Março, a italiana anunciou o novo projeto da Versace: a Medusa Power Talks.
Confiram mais sobre Donatella Versace e seu novo projeto, o Medusa Power Talks:
Sobre Donatella Versace
Donatella Francesca Versace nasceu no dia 2 de Maio de 1955 em Reggio di Calabria, Itália. A mais nova de quatro filhos, Donatella sempre foi muito próxima de seu irmão mais velho, Gianni, que trabalhava no ateliê de sua mãe e sempre dizia à irmã como se vestir.
Gianni, com ajuda de seus irmãos Santo e Donatella, lançou sua própria marca, a Versace, no ano de 1978 em Milão, após alguns anos desenhando coleções para outras marcas. Enquanto o irmão tentava estabelecer seu nome na indústria da moda, Donatella estudava línguas estrangeiras na Universidade de Florença. Neste tempo, a italiana viajava com frequência para Milão com o intuito de ajudar o irmão com suas criações, já que o mesmo ainda trabalhava para outros estilistas ao mesmo tempo.
A estilista era conhecida por ser a musa de Gianni, sua inspiração para diversas coleções da marca, além de ser a referência para um dos perfumes da marca, o “Blonde”. A confiança de Gianni em Donatella era tanta, que o estilista deu à ela a linha Versus da Versace como um presente. A marca tinha como objetivo atingir consumidores mais jovens e se tornou muito popular entre celebridades de Hollywood, que foram vistas usando suas peças com frequência.
A vida de Donatella mudou drasticamente no dia 15 de Julho de 1997, quando Gianni foi assassinado na porta de sua mansão em Miami após dar sua caminhada matinal. O que muitos não sabem, é que a italiana dirigiu a companhia sozinha nos dois anos que antecederam o assassinato de Gianni, quando o mesmo passava por um tratamento contra câncer.
Depois da morte dele, a estilista deu continuidade ao incrível trabalho do irmão em todas as linhas da marca, que vão desde o prêt-à-porter, passando pela Versus, Versace Young, Versace Jeans, até a linha de acessórios, perfumes e maquiagem (a qual possui agora a ajuda de sua filha, Allegra Versace Beck, que também faz parte da diretoria da marca).
Próximo a virada do século, Donatella lançou para a marca novos segmentos como uma linha de maquiagem, a Versace Beauty e um complexo de luxo com hotel cinco estrelas, o Palazzo Versace, na Austrália. Atualmente, a marca possui um estilo que nos remete à um glamour escandaloso, a uma sensualidade atrevida, à riqueza e à ousadia, sem esquecer o conforto dos materiais e a liberdade que a silhueta deve ter.
Medusa Power Talks
Sempre ligada na causa ligada ao poder feminino, Donatella Versace anunciou no dia 29 de Março seu mais novo projeto: a Medusa Power Talks, uma série dirigida por mulheres que discutem suas experiências e o papel que o poder feminino desempenha na vida durante o ano de 2021. Seu nome vem do símbolo da marca, a Medusa, que representa a autoridade implacável e o empoderamento feminino.
Impulsionada e inspirada por suas experiências pessoais, Donatella cria o espaço em uma plataforma para que outras mulheres possam discutir o poder e o que ele significa para elas. O projeto estreiou no dia 30 de Março e contou com convidadas poderosas para sua estreia, que incluiu nomes como Precious Lee, Indya Moore, Irina Shayk, Chelsea Miller e a própria Donatella.
“O arquétipo que define uma pessoa poderosa está sempre mudando. Para mim, ser poderoso tem a ver, sobretudo, com a liberdade de se expressar, sem qualquer medo. O poder desempenha muitos papéis em nosso dia a dia. Com o meu incrível grupo de amigas, Medusa Power Talks irá discutir, analisar e, sem dúvida, demonstrar o que significa para todas nós sermos poderosas em 2021. Estou apaixonada por dar uma plataforma às vozes que representam o futuro que quero ver, e mal posso esperar para ouvir as suas histórias”, disse a estilista italiana.
Além de ter grande interesse nas questões feministas, Donatella também é uma ativista na defesa dos direitos da comunidade LGBT, e ela espera que sua nova série também ajude a “criar um espaço para as mulheres e as pessoas não binárias discutirem o papel que o poder desempenha na vida moderna, e a duplicidade de critérios que devem frequentemente experimentar nos momentos em que os detentores do poder o manifestam, mesmo [quando estão] em posições de autoridade”.
As entrevistas foram compartilhadas nas redes sociais da Versace no dia 30 de março e culminaram em uma discussão ao vivo no recém-lançado perfil da marca na plataforma Clubhouse.
Reforçando seu compromisso em apoiar a igualdade de gênero, a maison italiana doou parte do lucro das vendas feitas durante o final de semana do Dia Internacional da Mulher para o Women’s Centre for Creative Work, uma organização sediada em Los Angeles que dá prioridade à elevação do trabalho de mulheres afrodescendentes, homossexuais, artistas trans e queers e outras pessoas não binárias em várias comunidades marginalizadas.
O que acharam desta nova iniciativa de Donatella Versace? Nos conte nos comentários!