|

8 Curiosidades sobre relógios de luxo!

Os relógios são usados ​​há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética.

Para algumas pessoas, este é um dispositivo indispensável que não é apenas usado para contar o tempo mas também pode simbolizar status e realização. Os modelos de luxo são peças que possuem alto valor devido à todo trabalho artesanal e minucioso necessário, fazendo com que sejam objetos de desejo e cobiça para milhares de pessoas.

Confiram abaixo oito curiosidades sobre relógios de luxo:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

08. O primeiro relógio masculino de luxo foi um Cartier

O primeiro relógio masculino de luxo na história foi feito para um brasileiro! Em 1904,o pioneiro da aviação brasileira, Alberto Santos Dumont, pediu a seu amigo Louis Cartier que criasse um relógio de pulso que ele pudesse usar para controlar o tempo enquanto voava, pois seu relógio de bolso era muito pesado e inconveniente.

Assim, Louis criou o Cartier Santos Dumont, o primeiro relógio de piloto do mundo, o primeiro relógio ferramenta e até mesmo o primeiro relógio masculino. Felizmente, o Santos ainda existe hoje e é uma das coleções mais populares da marca.

A Cartier foi responsável pelo primeiro relógio de pulso masculino. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @cartier)
A Cartier foi responsável pelo primeiro relógio de pulso masculino. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @cartier)

07. O mecanismo de emergência da Breitling já salvou vidas

A ideia de um relógio de campo, ou relógio de explorador, certamente não é algo novo. Com marcas como a Rolex, com seus modelos Explorer I e II, e Hamilton e muitas outras produzindo ótimos relógios de campo. No entanto, nenhum desses relógios foram o único motivo pelo qual seu portador foi salvo, algo que a Breitling pode reivindicar.

Em 1995, a Breitling incluiu um mecanismo de emergência embutido nos relógio da coleção Emergency Mission. Esta incrível peça de tecnologia manda um sinal de ajuda para os serviços de emergência e age como uma sinalização para estes serviços detectaram a origem do sinal. Além disso, ele vem sendo usado em muitas situações de risco de vida e já salvou vidas. Um acidente notável aconteceu em 2003 quando dois pilotos presos ativaram seus Emergency Mission enquanto estavam perdidos na Antártida e foram salvos.

Modelo Breitling Emergency Mission. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @breitling)
Modelo Breitling Emergency Mission. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @breitling)

06. Relógios de pulso foram originalmente criados para mulheres

Quando pensamos em marcas de relógio como Rolex, Patek Philippe e Audemars Piguet, seja qual marca for, você vai pensar em modelos de relógios masculinos. Mas, você sabia que eles foram originalmente criados para as mulheres?

No século 19, a ideia de um relógio de pulso era distintamente algo feminino.  Criados como uma pulseira cravejada de pedras preciosas com um pequeno mostrador e movimento de corda manual, os primeiros relógios de pulso, ou “pulseiras” como eram conhecidos, eram exclusivamente feitos para a mulheres. Foi apenas após a Primeira Guerra Mundial que os homens começaram a usar relógios de pulso como fazem até hoje.

Os relógios de pulso foram originalmente feitos para as mulheres. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)
Os relógios de pulso foram originalmente feitos para as mulheres. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)

05. A Jaeger Le Coultre testa seus modelos por 1.000 horas

Enquanto diversas marcas de relógio de luxo testam seus modelos em limites bem absurdos como submergindo-os em tanques pressurizados de água para testar sua resistência à água, fazendo testes de queda de várias alturas, expondo o relógio a temperaturas extremas e medindo sua precisão em várias condições, a Jaeger Le Coultre leva as coisas para o próximo nível.

Notoriamente, a marca é conhecida por seu “Controle de 1000 horas”, que é exatamente como o nome sugere. Este teste verifica a funcionalidade do movimento antes e depois de ser encaixado em sua caixa de relógio correspondente por um total de 1.000 horas. Os relógios passam por uma variedade de testes que simulam diferentes situações cotidianas com detalhes incríveis.

A Jaeger-LeCoultre testa seus relógios por 1.000 horas de diferentes maneiras. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @jaegerlecoultre).
A Jaeger-LeCoultre testa seus relógios por 1.000 horas de diferentes maneiras. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @jaegerlecoultre).

04. A Omega já levou seus relógios para a Lua

A Omega foi a primeira marca de relógios a enviar para um exemplar para a Lua. O Omega Speedmaster foi lançado em 1957, mas sua primeira jornada espacial começou em 1965 com a NASA o qualificou para ser usado em suas missões pilotadas. Desde então, ele foi usado em todos os seis pousos lunares e ganhou o apelido de “Moonwatch”.

03. Os relógios Rolex já foram para o fundo do mar

Em 1926, a Rolex lançou o primeiro relógio de pulso que era verdadeiramente a prova d’água e de poeira, que foi batizado de Oyster. O modelo se tornou tão popular que os joalheiros o exibiam em vitrines em que estava completamente submergido em aquários.

No entanto, a Rolex levou as coisas adiante com o relógio Deep Sea Special. O relógio foi levado há quase 11.000 metros de profundidade para o fundo da Fossa das Marianas e manteve a hora perfeita durante as 7 horas de jornada subaquática.

02. A relojoaria suíça era, originalmente, a alternativa econômica

Podemos conhecer a Suíça hoje como o coração pulsante da relojoaria mecânica, mas, como toda história, a história da relojoaria suíça tem seu começo. Antes do século 19, se você quisesse comprar um relógio, seu dinheiro iria para a Inglaterra ou para a França, então duas potências da indústria, tecnologia e arte.

Mas o sucesso dessas duas nações seria sua ruína; quanto mais ricos eles se tornavam, mais caro era seu produto, menos as pessoas podiam comprá-lo. E o que acontece quando as pessoas querem algo que não podem pagar? Eles não têm – ou compram uma falsificação.

Naquela época, os produtos de baixo valor não vinham da China, como aconteceu atualmente, eles vinham de “perto de casa”. Durante os invernos longos e rigorosos nos pés dos Alpes Suíços, quando cuidar da terra ou criar gado era quase impossível, os agricultores domésticos começaram a produzir componentes de relógios com base nos designs estabelecidos dos franceses e britânicos.

A princípio, o trabalho produzido por essa indústria caseira era inferior – barato, mas inferior – e depois começou a evoluir e sua qualidade avançar. A revolução industrial quase destruiu a relojoaria na França e na Inglaterra, o custo da mão de obra era muito caro, e os suíços estavam prontos para assumir o manto, sendo até hoje referência no ramo.

01. A Rolex não é Suíça

Se você pedir para qualquer pessoa nomear uma famosa empresa suíça de relógios, é quase certo que você ouvirá a palavra ‘Rolex’ como resposta. A marca é conhecida em todo o mundo como o auge do luxo, liderando a lista das marcas de relógios mais valiosas e posicionado como a joia da coroa da relojoaria suíça.

Mas, o que muitos não podem não saber é que a Rolex não é suíça. Sim, a marca Montres Rolex S.A. foi registrada em Genebra em 1920, mas foi fundada quinze anos antes, a quase 1.000 km de distância, em Londres, Inglaterra. O fundador alemão Hans Wilsdorf, um anglófilo e experiente distribuidor de relógios, mudou-se para Londres para fazer parceria com seu cunhado, Alfred Davis, para importar movimentos suíços superiores, embalando-os localmente e vendendo-os ao público britânico.

Por conta da guerra, Hans foi obrigado a deixar a Inglaterra e voltar para a Suíça, onde aprendeu seu ofício.

Relógio Rolex Datejust. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)
Relógio Rolex Datejust. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)

Já conhecia estas curiosidades sobre relógios de luxo? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Mocassim Feminino: Os Modelos de Luxo no Black Month

    Poucos modelos de sapatos atravessam tantas eras e mudanças de tendências de moda com a mesma força quanto o mocassim feminino. A peça, que surgiu entre povos indígenas da América do Norte e, mais tarde, ganhou espaço no guarda-roupa masculino, hoje domina o closet das mulheres com naturalidade. E os dados confirmam: a Saint Laurent…
  • 5 Combinações para usar no trabalho!

    Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
  • 4 Tênis Clássicos de Marcas de Luxo no Black Month

    Os tênis são calçados que estão presentes no guarda roupa de qualquer pessoa. Eles estão fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres que querem alinhar o conforto com o estilo, aparecendo com frequência nas produções de street style das principais cidades do planeta. E, não é surpresa para ninguém, que diversas marcas de luxo…
  • As bolsas de luxo nada óbvias no Black Month

    A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
  • As Bolsas Hobo Gucci que Valem Cada Clique no Black Month

    Entre curvas suaves e alças arqueadas, as bolsas hobo Gucci conquistaram espaço definitivo no imaginário fashion. Com sua silhueta levemente desestruturada e atitude descontraída, elas traduzem a elegância que não precisa se esforçar e poucas casas dominam esse equilíbrio tão bem quanto a marca italiana. Fundada em 1921, em Florença, a maison agora sob comando…
  • 3 Joias Extraordinárias no Black Month

    Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em marcas famosas por suas criações de joias,…
  • As Oportunidades de Sapatos no Black Month

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…
  • 4 Bolsas Coloridas no Black Month para usar neste verão

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • 5 Bolsas Gucci Nada Básicas no Black Month: Maximalismo Irresistível!

    Entre modelos discretos e elegantes, há um outro lado igualmente fascinante no universo da Gucci: o das bolsas nada básicas. A grife italiana, conhecida por desafiar o previsível, mantém em seu portfólio criações que fogem do óbvio, repletas de bordados, pedrarias, texturas e estampas que se tornaram parte do seu DNA visual. Ao contrário do…
  • LVMH compra La Joux-Perret e reforça seu domínio na Relojoaria Suíça

    O grupo francês LVMH, gigante do luxo que reúne nomes como Louis Vuitton, Dior, Hublot, TAG Heuer , entre outros acaba de dar mais um passo certeiro em direção à excelência relojoeira. A divisão de relógios do conglomerado anunciou a aquisição de uma participação minoritária na manufatura suíça La Joux-Perret, uma das mais respeitadas produtoras…
  • Sapatos com Saltos Esculturais no Black Month: 3 Modelos Statament!

    Entre tantas tendências que surgem e desaparecem a cada estação, há um detalhe que permanece como sinônimo de personalidade no universo fashion: os sapatos de luxo com saltos esculturais, conhecidos também como saltos statement. Eles são aqueles modelos que vão muito além da função de elevar a silhueta. Aqui, o salto torna-se o ponto de…
  • Antonin Tron é o novo diretor criativo da Balmain!

    Depois da notícia que Olivier Rousteing iria deixar seu cargo de diretor criativo da icônica marca de luxo francesa Balmain após mais de uma década, a casa de moda acaba de nomear seu sucessor: Antonin Tron, fundador da marca Atlein.