5 Curiosidades sobre a Balenciaga!
Uma das marcas de luxo mais cools e descoladas que existem, a Balenciaga foi foi fundada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga Eizaguirre em 1937 em Paris. Muito importante para o mundo da moda, suas roupas eram conhecidas por terem confecção e cortes perfeitos, além da grande influência da cultura e história espanhola.
Após cair em esquecimento do público, a maison teve seu prestígio de volta apenas no final da década de 90 graças à Nicolas Ghesquière, que criou peças que até hoje são icônicas e marca registrada da marca.
Atualmente com a direção criativa de Demna Gvasalia, a Balenciaga voltou a se tornar uma das marcas mais queridas das fashionistas e é conhecida por sempre estar inovando e lançando peças que dividem as opiniões e por muitas vezes são polêmicas.
Confiram abaixo cinco curiosidades sobre a Balenciaga:
1. Cristóbal Balenciaga aprendeu a costurar com sua mãe
Cristóbal Balenciaga, fundador da marca espanhola, aprendeu a costurar ainda na infância com sua mãe. Ela era costureira e, quando criança, o estilista trabalhou com ela e aprendeu seu ofício como costureiro, alfaiate e modelista. Antes de abrir sua primeira loja em San Sebastian, ele já tinha 20 anos de experiência.
2. Muitas inovações da indústria estão atribuídas a marca
A Balenciaga sempre foi uma marca muito revolucionária e responsável por diferentes novidades no mundo da moda. Entre as inovações de estilo atribuídas à marca estão: a manga-melão, os modelos de vestidos “saco”, túnica e baby-doll, além do chapéu-véu, criado em 1967 para acompanhar um de seus vestidos de noiva.
3. A marca criou uniformes para a Air France
Uma curiosidades que muitos podem não saber é que a Balenciaga já criou os uniformes dos comissários de bordo da companhia aérea Air France! As peças foram criadas em 1968 e consistiam em um conjunto azul marinho, que fez com que os comissários fossem eleitos os mais elegantes de todos os tempos.
Suas roupas marcantes foram feitas pelo próprio Cristóbal pouco antes de anunciar sua aposentadoria do mundo da moda.
4. O estilista deu aulas de moda
Outra curiosidade sobre a Balenciaga e seu fundador é que, além de ser um exímio estilista, Cristóbal também foi professor de moda! O espanhol então inspirou, através de mentorias ou conselhos, outros grandes estilistas da indústria, como Oscar de la Renta, André Courrèges, Emanuel Ungaro e Hubert de Givenchy.
5. A marca oferece bolsas de estudo
Além de ser uma grande e tradicional marca de moda, a Balenciaga “está empenhada em capacitar a imaginação de todos os talentos.” Por isso, criou a bolsa de estudos Powered by Balenciaga, que é destinada a estudantes de design de escolas que normalmente não se candidatam a estagiar nos departamento de design da grife.
A partir de 2021, a Balenciaga começou a oferecer duas bolsas de seis meses por ano para alunos superdotados de escolas de moda parceiras da casa. Os estágios de design da Balenciaga irão integrar estudantes de moda com equipes de prêt-à-porter, sapatos, tecidos ou alta costura, proporcionando experiência e conhecimento mutuamente benéficos.
Segundo a marca, “o desenvolvimento de um programa para ajudar alunos de diversas escolas impulsionará a mudança em um setor que precisa de democratização, diversificação e ação afirmativa”. Além de uma bolsa de estágio, a Balenciaga também irá financiará viagens, vistos e acomodações para os alunos selecionados.
Estas são apenas algumas curiosidades sobre a Balenciaga! Já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários!