capa do post de onde vem as tendencias de moda
|

De onde vem as tendências de moda?

As tendências, seja de moda ou de outro setor, são regidas através de pessoas e são elas as responsáveis pelas transformações cotidianas ao redor do mundo, gerando novos comportamentos e demandas. Fruto de movimentos em crescimento ou em queda, elas são reflexo de mudanças.

Uma das maiores empresas de previsão de tendências é a WGSN, que, através da metodologia proprietária, conhecida como STEPIC, mapeia os principais movimentos em torno das mudanças ocorridas na sociedade, política, economia, tecnologia e meio-ambiente, cruzando todos esses fatores com o seu olhar direcionado para a indústria para previsões de tendências por segmento.

Para se entender sobre tendências, sobre como elas nascem ou deixam de existir, é necessário  compreender o ciclo de 20 anos.  É bastante comum que tendências mais abrangentes retornam ao imaginário do consumidor após 20 anos, o que é um fato muito comum no mundo da moda, já que muitas vezes tendências do passado voltam com muita força muitos anos depois de que tiveram seu ápice.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Como exemplo, quando olhamos para os anos 90, várias tendências-chave dessa década são releituras de peças icônicas dos anos 70. Ou seja, a cada 20 anos, observamos gerações mais novas olhando para décadas passadas e repaginando as tendências estéticas referências da época.

Vejamos agora as tendências mostradas nas passarelas no último mês, estamos vendo bastantes ícones dos anos 2000 de volta, como a minissaia e peças de cinturas baixa. Em 2018, a WGSN já tinha identificado os primeiros sinais de retorno desta década, atualmente a influência dos anos 2000 já encontra-se próximo de chegar ao mercado mainstream, no qual a tendência já começa a decair.

Em uma parceria feita com a própria WGSN, o site FFW faz uma análise de tendências vistas recentemente para entendê-las melhor e também para descobrir de onde vieram. Confiram:

Utilitário

A insegurança econômica e a recessão terão impactos significativos até 2023, fazendo com que o consumidor reavalie suas prioridades e necessidades. O frugalismo será tratado como uma ‘habilidade de vida’ – nesse cenário, as marcas terão que desenvolver produtos que possam ser feitos e usados de modo eficiente, que promovam a autossuficiência e que se alinhem aos valores e interesses do público. Os hábitos de compra no pós-pandemia serão mais ponderados, e veremos um desejo crescente por roupas funcionais criadas com a sustentabilidade e a longevidade em mente.

Influenciado também pela vertente da nostalgia dos anos 90/2000 que continua super em alta, o utilitarismo também surgirá como uma opção de releitura da época para um público mais maduro, além do #Y2K, que tem se mostrado muito forte para gerações mais jovens.

Tendência do Utilitário na Semana de Moda de Paris Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @ymagazine_official; Foto 2: Reprodução/Instagram @queenateller)
Tendência do Utilitário na Semana de Moda de Paris Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @ymagazine_official; Foto 2: Reprodução/Instagram @queenateller)

Tonalidades desérticas/terrosas

À medida que a turbulência dos últimos anos vai diminuindo, veremos emergir uma busca coletiva pelo equilíbrio e felicidade, tanto em nível individual quanto coletivo. Produtos e tons que promovam bem-estar, autocuidado e rituais de cura serão particularmente relevantes, assim como o uso de ingredientes e processos naturais – pigmentos silvestres, texturas rústicas e materiais de origem regenerativa.

Nesse processo de mudança e busca pela felicidade em 2023, produtos e experiências que alimentem a alma e nutram o espírito serão atraentes e necessários. Marrons terrosos e tonalidades do pôr do sol lideram esta paleta, que traz conforto, serenidade e felicidade, transmitindo perfeitamente a sensação de acolhimento.

Além do fator emocional, os tons desérticos também flertam com a paleta de neutros que serão bastante explorados nas próximas temporadas pelo seu apelo trans sazonal influenciado pelo aumento do custo de vida que vem impactando diferentes países ao redor do mundo.

Tendência de Tons Desérticos na Semana de Moda da temporada Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @loewe; Foto 2: Reprodução/Instagram @hermes)
Tendência de Tons Desérticos na Semana de Moda da temporada Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @loewe; Foto 2: Reprodução/Instagram @hermes)

Lingerie

Após um longo período de reclusão vivenciado nos últimos anos, houve um boom na procura por visuais e peças mais sexy com o fim das restrições de deslocamento no último ano, influenciado pelo desejo de novos ares depois do uso majoritário de moletons e também pela privação de relações experienciadas neste período.

Como forma de atualização dessa tendência, veremos que a sensualidade estará cada vez mais relacionada ao fator de diversidade, com a inclusão de diferentes tipos de corpos e gêneros, assim como de empoderamento feminino em protesto à narrativa de propriedade do corpo feminino que por muito tempo foi ditado pelo público masculino.

Tendência de Tons Desérticos na Semana de Moda da temporada Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @vaillantstudio; Foto 2: Reprodução/Instagram @miaou)
Tendência de Tons Desérticos na Semana de Moda da temporada Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @vaillantstudio; Foto 2: Reprodução/Instagram @miaou)

Preto sob Preto

O medo e as incertezas globais impulsionaram uma estética mais sombria, com o ressurgimento do tema identificado no começo de 2020 na WGSN. Essa estética sombria e com o ar futurístico foi apelidada de “avant apocalypse”, como forma de ilustração visual de uma geração que está crescendo em tempos turbulentos e crescentes ameaças políticas, econômicas e ambientais.

Os looks punk e customizados foram combinados com o clima de instabilidade mundial, principalmente no mercado jovem, já que esse público recorreu à moda para expressar a sua angústia e rebeldia. Apresentado em propostas mais sexy também nessa temporada, o preto continuará forte para as próximas estações devido ao seu apelo trans sazonal e de versatilidade de aplicação para diferentes categorias.

Com o aumento do custo de vista e os consumidores procurando peças atemporais, veremos cada vez mais as temporadas serem menos demarcadas e com tons como preto, perdendo o apelo invernal.

Tendência do Preto sob Preto na Semana de Moda de Paris Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @junyawatanabe; Foto 2: Reprodução/Instagram @versace)
Tendência do Preto sob Preto na Semana da temporada Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @junyawatanabe; Foto 2: Reprodução/Instagram @versace)

O que achou sobre estudo de tendências e de como elas surgem? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre peças saint laurent na super sale

Best of Saint Laurent na Super Sale!

A Yves Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino,…
capa do post sobre bolsas com monograma para investir super sale

As bolsas com monograma para investir na Super Sale

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…
capa-post-best-of-louis-vuitton-no-etiqueta-unica-030823 (1)

5 Peças Clássicas Louis Vuitton na Super Sale

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Chloé resgata os anos 1970 com sua Coleção Resort 2025!

Fundada por Gaby Aghion em 1952, a Chloé revolucionou a moda ao introduzir o conceito de prêt-à-porter de luxo, desafiando as convenções da alta-costura parisiense da época. Com um foco na liberdade e na leveza, suas criações conquistaram rapidamente as mulheres modernas em busca de peças que refletissem sua independência e elegância de forma descontraída….
Capa do post sobre documentários de moda

6 Documentários Indispensáveis para quem ama Moda

Documentários são produções artísticas que tem como principal característica o compromisso de explorar a realidade. Documentários de moda são muito importantes na indústria e um grande negócio. Após mais de uma década do lançamento de ‘The September Issue’, inúmeras marcas tiveram seu funcionamento interno imortalizados no cinema e deram vislumbres inéditos de seus ateliês, como…
capa do post de frases dia dos namorados

90 Frases para o Dia dos Namorados!

Comemorado no Brasil no dia 12 de Junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano para diversas pessoas! Este é o dia para celebrar aquela pessoa especial e uma das mais importantes da sua vida que está no seu lado durante diversos momentos da sua vida, seja ele qual for.
capa do post sobre parceria entre havaianas e dolce & gabbana

Dolce & Gabbana lança parceria com a Havaianas!

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos. Algumas das principais grifes que, atualmente, são conhecidas por suas colaborações são Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga. A mais nova maison a entrar para o time que acredita no poder…

Presentes de Luxo: 3 Modelos de Bolsas Dolce & Gabbana para o Dia dos Namorados!

Se você está em busca de presentes de luxo para o Dia dos Namorados, saiba que os modelos de bolsas Dolce & Gabbana têm tudo para agradar. Com sua essência italiana, a marca fundada 1985 pelos estilistas Domenico e Stefano se estabeleceu como sinônimo de sofisticação e suas bolsas são verdadeiros objetos de desejo, capazes…
capa do post sobre bolsas fendi para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Fendi para presentear no Dia dos Namorados

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre giorgio armani lançar pop-ups no verão

Giorgio Armani traz o One Night Only para Nova Iorque

A Giorgio Armani é conhecida por sua alfaiataria elegante. Fundada em 1975 pelo estilista de mesmo nome, se consolidou no mercado de luxo por seus ternos, blazers e artigos refinados. Alfaiataria confortável e elegante para homens e mulheres em cores básicas como preto, cinza, bege, branco e variações de tons off-white são o carro chefe…
capa do post da parceria jacquemus com a tekla

Tudo sobre o desfile de Outono/Inverno 2024 da Jacquemus!

A Jacquemus é uma marca relativamente nova no mercado de luxo de moda, tendo pouco mais de 14 anos de existência, porém, é uma das grifes de maior sucesso atualmente, sendo a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Fundada por Simon Porte Jacquemus, foi apenas em 2018 que ganhou grande reconhecimento global graças às…

Dia dos Namorados: 5 Bolsas Vermelhas que são Verdadeiras Declarações de Amor!

No Dia dos Namorados, as bolsas vermelhas de luxo destacam-se como presentes que simbolizam amor e sofisticação. Esta data especial é a oportunidade perfeita para expressar sentimentos de carinho através de presentes significativos. Entre todas as opções, os modelos vermelhos de grifes famosas surgem como escolhas irresistíveis e repletas de simbolismo. Afinal, o vermelho é…