capa do post de onde vem as tendencias de moda
|

De onde vem as tendências de moda?

As tendências, seja de moda ou de outro setor, são regidas através de pessoas e são elas as responsáveis pelas transformações cotidianas ao redor do mundo, gerando novos comportamentos e demandas. Fruto de movimentos em crescimento ou em queda, elas são reflexo de mudanças.

Uma das maiores empresas de previsão de tendências é a WGSN, que, através da metodologia proprietária, conhecida como STEPIC, mapeia os principais movimentos em torno das mudanças ocorridas na sociedade, política, economia, tecnologia e meio-ambiente, cruzando todos esses fatores com o seu olhar direcionado para a indústria para previsões de tendências por segmento.

Para se entender sobre tendências, sobre como elas nascem ou deixam de existir, é necessário  compreender o ciclo de 20 anos.  É bastante comum que tendências mais abrangentes retornam ao imaginário do consumidor após 20 anos, o que é um fato muito comum no mundo da moda, já que muitas vezes tendências do passado voltam com muita força muitos anos depois de que tiveram seu ápice.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Como exemplo, quando olhamos para os anos 90, várias tendências-chave dessa década são releituras de peças icônicas dos anos 70. Ou seja, a cada 20 anos, observamos gerações mais novas olhando para décadas passadas e repaginando as tendências estéticas referências da época.

Vejamos agora as tendências mostradas nas passarelas no último mês, estamos vendo bastantes ícones dos anos 2000 de volta, como a minissaia e peças de cinturas baixa. Em 2018, a WGSN já tinha identificado os primeiros sinais de retorno desta década, atualmente a influência dos anos 2000 já encontra-se próximo de chegar ao mercado mainstream, no qual a tendência já começa a decair.

Em uma parceria feita com a própria WGSN, o site FFW faz uma análise de tendências vistas recentemente para entendê-las melhor e também para descobrir de onde vieram. Confiram:

Utilitário

A insegurança econômica e a recessão terão impactos significativos até 2023, fazendo com que o consumidor reavalie suas prioridades e necessidades. O frugalismo será tratado como uma ‘habilidade de vida’ – nesse cenário, as marcas terão que desenvolver produtos que possam ser feitos e usados de modo eficiente, que promovam a autossuficiência e que se alinhem aos valores e interesses do público. Os hábitos de compra no pós-pandemia serão mais ponderados, e veremos um desejo crescente por roupas funcionais criadas com a sustentabilidade e a longevidade em mente.

Influenciado também pela vertente da nostalgia dos anos 90/2000 que continua super em alta, o utilitarismo também surgirá como uma opção de releitura da época para um público mais maduro, além do #Y2K, que tem se mostrado muito forte para gerações mais jovens.

Tendência do Utilitário na Semana de Moda de Paris Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @ymagazine_official; Foto 2: Reprodução/Instagram @queenateller)
Tendência do Utilitário na Semana de Moda de Paris Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @ymagazine_official; Foto 2: Reprodução/Instagram @queenateller)

Tonalidades desérticas/terrosas

À medida que a turbulência dos últimos anos vai diminuindo, veremos emergir uma busca coletiva pelo equilíbrio e felicidade, tanto em nível individual quanto coletivo. Produtos e tons que promovam bem-estar, autocuidado e rituais de cura serão particularmente relevantes, assim como o uso de ingredientes e processos naturais – pigmentos silvestres, texturas rústicas e materiais de origem regenerativa.

Nesse processo de mudança e busca pela felicidade em 2023, produtos e experiências que alimentem a alma e nutram o espírito serão atraentes e necessários. Marrons terrosos e tonalidades do pôr do sol lideram esta paleta, que traz conforto, serenidade e felicidade, transmitindo perfeitamente a sensação de acolhimento.

Além do fator emocional, os tons desérticos também flertam com a paleta de neutros que serão bastante explorados nas próximas temporadas pelo seu apelo trans sazonal influenciado pelo aumento do custo de vida que vem impactando diferentes países ao redor do mundo.

Tendência de Tons Desérticos na Semana de Moda da temporada Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @loewe; Foto 2: Reprodução/Instagram @hermes)
Tendência de Tons Desérticos na Semana de Moda da temporada Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @loewe; Foto 2: Reprodução/Instagram @hermes)

Lingerie

Após um longo período de reclusão vivenciado nos últimos anos, houve um boom na procura por visuais e peças mais sexy com o fim das restrições de deslocamento no último ano, influenciado pelo desejo de novos ares depois do uso majoritário de moletons e também pela privação de relações experienciadas neste período.

Como forma de atualização dessa tendência, veremos que a sensualidade estará cada vez mais relacionada ao fator de diversidade, com a inclusão de diferentes tipos de corpos e gêneros, assim como de empoderamento feminino em protesto à narrativa de propriedade do corpo feminino que por muito tempo foi ditado pelo público masculino.

Tendência de Tons Desérticos na Semana de Moda da temporada Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @vaillantstudio; Foto 2: Reprodução/Instagram @miaou)
Tendência de Tons Desérticos na Semana de Moda da temporada Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @vaillantstudio; Foto 2: Reprodução/Instagram @miaou)

Preto sob Preto

O medo e as incertezas globais impulsionaram uma estética mais sombria, com o ressurgimento do tema identificado no começo de 2020 na WGSN. Essa estética sombria e com o ar futurístico foi apelidada de “avant apocalypse”, como forma de ilustração visual de uma geração que está crescendo em tempos turbulentos e crescentes ameaças políticas, econômicas e ambientais.

Os looks punk e customizados foram combinados com o clima de instabilidade mundial, principalmente no mercado jovem, já que esse público recorreu à moda para expressar a sua angústia e rebeldia. Apresentado em propostas mais sexy também nessa temporada, o preto continuará forte para as próximas estações devido ao seu apelo trans sazonal e de versatilidade de aplicação para diferentes categorias.

Com o aumento do custo de vista e os consumidores procurando peças atemporais, veremos cada vez mais as temporadas serem menos demarcadas e com tons como preto, perdendo o apelo invernal.

Tendência do Preto sob Preto na Semana de Moda de Paris Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @junyawatanabe; Foto 2: Reprodução/Instagram @versace)
Tendência do Preto sob Preto na Semana da temporada Primavera/Verão 2023. (Foto 1: Reprodução/Instagram @junyawatanabe; Foto 2: Reprodução/Instagram @versace)

O que achou sobre estudo de tendências e de como elas surgem? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre modelos atemporais de bolsas fendi

Best of Fendi Bags na Semana do Cliente

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre a parceria h&m x mugler

Mugler anuncia documentário para celebrar seus 50 anos

A Mugler foi fundada por Thierry Mugler em 1973 na cidade de Paris, França. Suas primeiras criações foram marcadas por terem um visual que combinava a estética punk com os clássicos ternos de ombros largos inspirados nos uniformes militares franceses, resultando em um visual sofisticadamente urbano. Atualmente, é conhecida por sempre procurar pela inovação que…
capa do post sobre peças hermès para aproveitar

Os modelos de bolsas grandes na Semana do Cliente para investir!

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
desfile da Prada Verão 2025 na Semana de Moda de Milão (MFW).

Desfile Prada Verão 2025: Luxo e Estranheza na MFW!

O desfile da Prada Verão 2025, que aconteceu ontem, na Semana de Moda de Milão (MFW), foi uma verdadeira expressão de criatividade, deixando claro que a marca não tem medo de ousar. Para quem não conhece a Prada, é importante entender que a grife milanesa é conhecida por suas peças que desafiam as regras tradicionais…
capa do post sobre curiosidades cartier

5 Curiosidades sobre a Cartier!

A Cartier é uma das marcas de jóias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas jóias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com bom gosto…
Loja-Comme-des-garcons-tem-data-e-local-para-chegar-ao-brasil-190924

Loja Comme des Garçons tem data e local para chegar ao Brasil!

Atenção, fashionistas: a loja da Comme des Garçons finalmente chega ao Brasil, e assim, a cena da moda brasileira ganha um reforço de peso. A descolada marca japonesa, fundada pela talentosa designer Rei Kawakubo em 1969, fará sua estreia na América do Sul com a abertura de sua primeira loja oficial em São Paulo. Quando?…
capa do post sobre bolsas prada na semana do cliente

As bolsas Prada que você encontra na Semana do Cliente

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre tendências da semana de moda de londres

3 Tendências vistas na Semana de Moda de Londres!

Uma das semanas de moda mais importantes e descoladas, a Semana de Moda de Londres aconteceu de 13 a 17 de Setembro na capital londrina, que aconteceu logo após a Semana de Moda de Nova Iorque, dando continuidade ao calendário de desfiles da temporada. Durante cinco dias, grandes marcas como Burberry, Simone Rocha e Emilia…
desfile-boss-mfw-verao-2025-alfaiataria-moderna-e-a-palavra-de-ordem-semana-moda-milao-180924

Desfile Boss na MFW Verão 2025: Alfaiataria Moderna é a Palavra de Ordem!

Depois da Fendi brilhar no primeiro dia da Semana de Moda de Milão, chegou a vez da marca Boss apresentar o seu Desfile Verão 2025 na MFW. A Boss, é uma grife alemã que desde sua fundação em 1924 é sinônimo sofisticação e alfaiataria impecável. Com seu DNA focado na criação de peças que mesclam…
capa do post sobre bolsas crossbody para usar no rock in rio

4 Bolsas Crossbody para usar no Rock in Rio!

O Rock In Rio é um dos maiores festivais de música do mundo e é aguardado por muitos todos os anos. O festival teve sua primeira edição no ano de 1985 na cidade do Rio de Janeiro e reuniu milhares de pessoas em 10 dias de evento. Com 40 anos de história, o festival já…
capa do post sobre peças Hermès na super sale

As peças Hermès imperdíveis na Semana do Cliente Extended

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
tenis-masculinos-de-luxo-na-semana-cliente-extended-capa-170924

Top 3 Tênis Masculinos de Luxo na Semana do Cliente Extended!

Nos últimos anos, o mercado de tênis masculinos de luxo tem conquistado um espaço considerável no guarda-roupa dos homens modernos, que buscam unir conforto, estilo e exclusividade em um único par. Esses calçados deixaram para trás a herança esportiva. Agora, os sneakers de grife se transformaram em verdadeiros objetos de desejo, muitas vezes colecionáveis. Marcas…