9 Curiosidades que você não sabia sobre a Hermès!
Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França.
Ao longo de seus 185 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta e viraram símbolo da marca. Conhecida por seus altos preços e exclusividade, a Hermès é conhecida mundialmente pelo seu bom gosto, tornando-se ao longo do tempo um verdadeiro sinônimo de requinte e sofisticação.
Confiram abaixo nove curiosidades sobre a icônica marca francesa Hermès:
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
09. Seu diretor artístico é membro da família fundadora da marca
O Diretor Artístico da maison francesa, Pierre-Alexis Dumas, é membro da 6ª geração da família fundadora da Hermès. Ao contrário do que muitos podem pensar, Dumas não recebeu simplesmente o papel de Diretor Artístico. Na verdade, ele disse que seu pai (Jean-Louis Dumas e ex-presidente da Hermès) o fez lutar e trabalhar para provar que era a pessoa certa para o cargo.
08. A marca é a pioneira no mundo dos e-commerces
Os e-commerces fazem parte do nosso cotidianos atualmente, sendo algo natural, e quase que item obrigatório, de marca possuir, até mesmo aquelas de luxo. Um fato que muitos podem não saber, é que a Hermès foi a pioneira no setor de luxo neste quesito!
A maison francesa apostou no mundo de compras online e lançou seu e-commerce oficial no começo do século, precisamente no ano de 2001.
07. Cada artesão recebe ferramentas personalizadas
Quando se trata de estar devidamente equipado para confeccionar as bolsas clássicas da marca, Birkin e Kelly, um conjunto de ferramentas igual não serve para todos. Os artesãos da Hermès recebem seu próprio conjunto personalizado de ferramentas que normalmente carregam consigo até sua aposentadoria.
06. A maison começou fabricando selas e outros produtos
Apesar de atualmente suas bolsas e lenços de seda serem os produtos mais conhecidos e de sucesso da Hermès, a marca começou produzindo peças bem diferentes. Fundada em 1837, em seu início, a grife vendia acessórios em couro como baús para carruagens, selas, rédeas, estribos, cintos com porta-moeda, botas e luvas.
05. As icônicas caixas laranjas não eram inicialmente nesta cor
A cor laranja é automaticamente associada à Hermès por conta das suas icônicas caixas que são confeccionadas em um tom específico que se tornou sua marca registrada. Mas, você sabia que inicialmente elas não eram desta cor?
As caixas da marca no começo eram em uma cor creme com bordas douradas que imitavam couro de porco e, posteriormente, mostarda com as bordas marrons. As clássicas caixas laranjas só começaram a ser produzidas depois da Segunda Guerra Mundial por conta de escassez dos outros materiais.
04. A marca possui uma fundação
A The Fondation D’Entreprise Hermès foi fundada em 2008 por Pierre-Alexis Dumas. Ela tem como intenção promover as habilidades manuais tradicionais, apoiar as artes criativas, além de possuir um compromisso com a educação e treinamento e preocupações ambientais.
03. A bolsa Kelly não tinha esse nome inicialmente
Um dos modelos mais exclusivos e conhecidos da Hermès, a Kelly é uma das bolsas mais cobiçadas do mundo. Mas, o que muitos não sabem é que esse não é seu nome original. Ela foi criada em 1930, um século após a fundação da Hermès, por Robert Dumas e foi batizada de Sac à dépêches.
Porém, ganhou grande fama e reconhecimento mundial em 1956, quando a princesa Grace Kelly usou sua bolsa Hermès para esconder sua barriga de grávida dos paparazzis. Foi então que a Sac à dépêches foi renomeada em homenagem à princesa (e também porque todos se referiam ao modelo por este nome).
02. Seu nome também faz referência à um Deus grego
Apesar do sobrenome de seu fundador ser Hermès, o nome da marca francesa também tem referência ao deus grego de mesmo nome: Hermes. Ele é conhecido por ser o deus da riqueza, da sorte, da fertilidade, do sono, da magia, das viagens, das estradas, do comércio, da linguagem e dos ladrões.
01. Uma loja em Paris possui um café e uma livraria dentro
A Hermès é uma marca global que possui centenas de lojas espalhadas ao redor do mundo. Porém a que está localizada na rue de Sèvres em Paris possui um diferencial: possui uma livraria e um café dentro dela. Renovada no ano de 2021, a loja possui 1,300 m² e oferece todas as dezesseis linhas da grife (incluindo a recém lançada linha de beleza).
Já conheciam estas curiosidades sobre a Hermès? Nos conte nos comentários!