Copenhagen Fashion Week: tudo sobre a semana de moda mais ecológica do mundo!
A CPHFW teve sua primeira temporada em 2006, desde então, ela foi ganhando cada vez mais prestígio por seus estilos inovadores, mas principalmente, a sustentabilidade. O evento que tem como finalidade divulgar as coleções das marcas escandinavas, traz consigo uma série de regrinhas que as marcas devem seguir para desfilar.
Portanto, essa nova capital da moda é uma das mais importantes quando o assunto é conscientização das marcas com sua cadeia de produção e bem estar social. Confira a seguir tudo sobre a Copenhagen Fashion Week e como foi o primeiro dia de desfile até agora!
Copenhagen Fashion Week: tudo sobre a semana de moda mais ecológica do mundo!
Requisitos de Sustentabilidade
Não é tão simples para uma marca participar da line up da Copenhagen Fashion Week. Existem cerca de 18 pontos mínimos que uma marca deve cumprir para poder desfilar. Sendo assim, esses pontos apresentam quesitos de sustentabilidade a ser cumprida que fazem parte do “Plano de Ação de Sustentabilidade”. Esse plano de ação tem como objetivo propor mudanças na indústria da moda a longo prazo.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Esta obrigatoriedade do cumprimento dos pré-requisitos mínimos começa a partir dessa temporada de 2023. Dentre esses pontos a ser seguidos, as marcas devem incorporar a sustentabilidade e os padrões internacionais de diretos humanos, incluir diversidade e igualdade, não destruir roupas não vendidas em coleções anteriores, fazer produtos duradouros e ter 50% da coleção feita de materiais reciclados de coleções anteriores.
Além disso, as coleções devem ser livres de pele animal e embalagens plásticas, saber a cadeia produtiva de todos os fornecedores e terceiros, ter um ambiente para os funcionários livre de assédio ou qualquer tipo de preconceito e educar os consumidores com práticas sustentáveis.
No entanto, o próprio evento da CPHFW faz parte desses requisitos sustentáveis. O design do cenário é desperdício zero e o show não disponibiliza materiais de plástico descartável para o público. Além disso, outro ponto importante, o evento compensa ou insere a pegada de carbono que foi usada para o show acontecer.
Como foi o primeiro dia de desfile da CPHFW
A. Roege Hove
Marca de Amalie Røge Hove, nesse ano, apresentou novas técnicas de tecidos e fios para a realização de suas peças. Portanto, junto com a lã lançada na temporada passada, a marca incorporou a celulose, feita 100% de resíduos têxteis. Além disso, algumas tendências que pudemos observar na sua coleção, foi a presença de transparência e pele a mostra, golas altas, tecidos canelados e listras.
Latimmier
O Lobo de Wall Street talvez tenha sido a maior fonte de inspiração para esta coleção. Roupas do ambiente corporativo com uma alfaiataria desconstruída que trouxe recortes como papel picotado em máquinas para blazers, camisas e calças sociais. Além disso, estampas com gráfico de ações e canetas esferográficas, foram decoradas em malhas e camisetas.
7 Days Active
A marca trouxe um desfile com roupas esportivas e úteis, ou seja, para trazer conforto seja dentro ou fora de casa, além de uma opção para praticar esportes. Ademais, a marca também trouxe a sustentabilidade em seus materiais reciclados como o algodão. Algumas tendências observadas no desfile, é a pele a mostra, lantejoulas e artigos de couro.
Saks Potts
A marca de duas amigas Barbara Potts e Cathrine Saks, defenderam nesta coleção a questão das roupas de banho no prêt-à-porter. Sendo assim, a combinação de biquínis com saias e maiô com calça. Sua coleção trouxe bem predominante a cor azul, no qual diz muito sobre os destinos de praias e piscinas quando estamos de férias.
Por fim, você conheceu um pouco sobre a Copenhagen Fashion Week e apresentamos um panorama geral das marca que desfilaram no primeiro dia do evento. Você já conhecia essa fashion week? Qual foi o seu desfile favorito? Conte para nós!
Confira também: Gucci: Sabato De Sarno, o Novo Diretor Criativo, dá o Primeiro Sinal de Vida!