capa do post sobre o impacto da moda no meio ambiente
|

O Impacto da Indústria da Moda no Meio Ambiente

É comemorado hoje, 21 de Março, o Dia Mundial da Floresta, um dia onde se deve refletir sobre os impactos que nossas ações tem no ecossistema, como devemos preservá-lo, principalmente as florestas, a fim de manter a vida no planeta.

A indústria têxtil é considerada como a segunda mais poluente do planeta, sendo responsável por emitir dentre 8 a 10% de carbono na atmosfera, além de gerar uma grande quantidade de resíduos.

Confiram abaixo mais sobre o significado do Dia Mundial da Floresta e o impacto da moda no meio ambiente:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

O que é o Dia Mundial da Floresta?

Pensando na necessidade de conscientizar e sensibilizar a população mundial sobre a importância das florestas para a manutenção da vida no planeta Terra, em 1971, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sugeriu a criação do “Dia Mundial da Floresta”.

O dia escolhido para a comemoração da data foi o 21 de Março, em virtude de ser o dia em que começa a primavera no hemisfério norte, onde partiu a ideia da celebração. Então, no ano seguinte, foi comemorado na Europa e diversas regiões diferentes do mundo o “Dia Mundial da Floresta”.

Algumas décadas mais tarde, em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma resolução para a criação do “Dia Mundial da Floresta”, que seria comemorado na mesma data sugerida pela FAO na década de 70, anualmente. O estabelecimento em um nível mundial da celebração surgiu no intuito de reforçar a importância dos ecossistemas florestais, bem como a importância de todos os ecossistemas para o desenvolvimento sustentável e a necessidade de preservá-los.

Para reduzir o impacto no meio ambiente, é necessário investir em matérias-primas sustentáveis. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!
Para reduzir o impacto no meio ambiente, é necessário investir em matérias-primas sustentáveis. Clique na imagem e entenda mais sobre a relação da moda com a sustentabilidade!

O Impacto da Moda

A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, perdendo apenas para o setor petrolífero.

A cada ano, estima-se que 80 bilhões de novas peças de roupas sejam produzidas, 400% a mais que duas décadas atrás — e 35% disso tudo é feito de algodão, segundo uma reportagem da Revista Exame. Neste contexto, a indústria da moda enfrenta hoje desafios estruturantes, em especial por ser reconhecidamente grande consumidora e poluidora dos recursos naturais em todo o mundo.

Os impactos ambientais da moda vão desde a plantação de algodão até a disposição final de peças em desuso
Os impactos ambientais da moda vão desde a plantação de algodão até a disposição final de peças em desuso.

Todos os relatórios sobre o impacto da moda até hoje destacam que a maior concentração de emissões de CO2 está na fase de produção da matéria prima, que abrange do berço ao chão de fábrica. Esta fase consiste na produção da fibra, preparação dos fios e do tecido, além de tingimento e acabamento.

A necessidade para reverter a situação é encontrar substitutos sustentáveis não apenas para as matérias primas, mas também encontrar caminhos para escapar da ideia de que é possível garantir equilíbrio ecossistêmico num modelo de crescimento infinito e produção ilimitada. Infelizmente muitas empresas de moda ainda apenas falam sobre o assunto sem tomar ações efetivas.

Moda Circular

O conceito de moda circular baseia-se nos princípios fundamentais da economia circular e do desenvolvimento sustentável, que seriam: Preservar e aumentar o capital, otimizar a produção de recursos e fomentar a eficácia dos processos. A partir destes princípios, ela se diz respeito ao ciclo de vida de um produto, ou seja, desde o seu design até o final de sua vida útil, passando por sua produção e o usuário.

Ele foi primeiramente introduzido na primavera de 2014, um momento em que o temo sustentabilidade estava presente na pauta de agendas políticas e ambientais na Europa. Uma das precursoras foi Anna Brismar, chefe e dona da empresa de consultoria sueca Green Strategy, que o apresentou em um projeto para organizar um evento sobre moda sustentável em Estocolmo, além da equipe de sustentabilidade da cadeia de lojas, também sueca, H&M.

A moda consciente questiona a maneira em que as roupas são feitas, usadas e reutilizadas. Atualmente, é possível reciclar cerca de 90% das peças de vestuário, calçados e acessórios descartados, mas apenas 15% são de fato reutilizados.

Esquema de representação da Moda Circular. (Foto: Reprodução/Fashionmeeting.com.br)
Esquema de representação da Moda Circular. (Foto: Reprodução/Fashionmeeting.com.br)

Consumo Consciente e como praticar

Com a mudança no comportamento do consumidor o conceito de consumo consciente vem se tornando mais forte a cada dia. Este movimento não é necessariamente sobre escolher um produto eco-friendly, mas sim sobre ser consciente sobre o que se está comprando, além de estimular o consumidor a refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida das peças que tem mesmo buscando seguir as tendências sazonais da moda.

Uma das formas de praticar o consumo consciente e sustentável é consumir produtos second-hand e desapegar das peças que estão paradas no seu guarda-roupa.

O Etiqueta Única está comprometido em promover uma economia de moda circular da forma mais cômoda e fácil para você e desapegar de suas peças conosco é uma maneira de fazer parte dessa missão! Vender suas peças significa manter itens de luxo em circulação, estendendo o tempo de vida de cada peça e contribuindo para a economia sustentável.

Já pensou em desapegar das suas peças? É super fácil e o Etiqueta Única faz tudo por você! Saiba como vender suas peças sem sair de casa!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

5 Bolsas Fashionistas da Chanel para investir no Etiqueta Única

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de como desapegar no etiqueta única

Saiba como desapegar de suas peças de luxo no Etiqueta Única!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…

Patricia Vieira: Transformando Couro em Arte na Moda Nacional!

Para os apaixonados por moda de couro de alta qualidade, a marca brasileira Patricia Vieira é uma referência inquestionável. Especializada em uma ampla gama de vestuário em couro, que vai desde saias de couro e vestidos de couro até jaquetas e calças, a grife homônima é reconhecida como um verdadeiro orgulho nacional. O processo exclusivo…
capa do posr de sapatos para usar com calça jeans

5 Sapatos para usar com calça jeans!

Uma peça básica no guarda roupa de qualquer pessoa, a calça jeans é um item coringa e versátil, além de poder ser usada em qualquer momento do dia, seja tanto para trabalhar, como para sair a noite. Criada no meio do século 19 por Levi Strauss, ela revolucionou a indústria da moda e se tornou…
capa do post sobre burberry lançar nova identidade visual

Conheça a Burberry — A icônica marca de luxo britânica

Uma das marcas de luxo mais conhecidas e tradicionais do mundo, a Burberry possui mais de 160 anos de história e é considerada um dos principais nomes do mercado de luxo e também da indústria da moda. Sua principal e mais icônica característica é a estampa xadrez, presente em diferentes produtos da marca de variadas…
capa do post sobre falecimento do estilista roberto cavalli

Icônico estilista Roberto Cavalli morre aos 83 anos

O mundo da moda recebeu uma triste notícia na tarde desta sexta feira, 12 de Abril. O icônico designer italiano Roberto Cavalli faleceu aos 83 anos de idade na cidade de Florença, Itália. A informação foi confirmada na página oficial da marca no Instagram. Herdeiro de uma família de artistas, Cavalli estudou no Instituto de…

SPFW N57: 3 Desfiles que se Destacaram na Semana de Moda de São Paulo!

A tradicional São Paulo Fashion Week (SPFW) realiza em 2024 a sua 57ª edição, trazendo um espetáculo de criatividade e inovação para a moda brasileira. Com o tema “Sintonia”, o evento começou na terça-feira, dia 9 de abril, e continua até domingo, 14 de abril, destacando a riqueza da diversidade e da representatividade nas passarelas….

Elegância e Sofisticação: Conheça a história da Valentino!

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações do estilista se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
capa do post sobre exposição de alexander mcqueen nos eua

Alexander McQueen irá ganhar nova exposição nos Estados Unidos

A Alexander McQueen é uma marca inglesa que foi fundada por Lee Alexander McQueen em 1992. Se tornou conhecida por suas roupas inovadoras com caimento perfeito e seus desfiles chocantes e teatrais. A marca mudou o conceito de como a moda é vista e seu significado, mostrando que pode ser uma forma de expressão cultural…
descubra-o-nome-por-tras-das-iniciais-mk

Revelado: O Nome da Marca MK Que Todo Fashionista Precisa Conhecer!

Se você é um apaixonado por bolsas de luxo, é muito provável que já tenha se deparado com modelos adornados com as iniciais “MK” e se perguntado: afinal, qual é o nome da marca MK? Essa é uma dúvida bastante compreensível, especialmente se você não é um especialista no mundo da moda. Enquanto estamos acostumados…
capa do post de best of new in

Best of Monogram: 5 Peças de Monograma no Etiqueta Única

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…
capa do post sobre bolsas clássicas louis vuitton para presentear sua mãe

Dia das Mães: Bolsas Louis Vuitton Clássicas para presentear!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…