capa-post-bolsas-da-chanel-com-formatos-diferentes-280923
|

Conheça Virginie Viard, Diretora Criativa da Chanel!

Uma das marcas de luxo mais conhecidas e de sucesso do mundo, a Chanel foi fundada em 1910 pela icônica estilista Coco Chanel em Paris, França. Foi responsável por uma grande ruptura na história da moda feminina com suas peças clássicas, elegantes e sofisticadas, que prezavam, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher.

Com mais de um século de história, a maison francesa desenvolveu produtos em diversos segmentos de moda, que ao longo dos anos se tornaram icônicos e contam com características que se tornaram referência da grife, como tweed e o matelassê.

Porém, você sabe quem é a pessoa responsável por trás das mais recentes criações da marca francesa que são uma febre entre diversas fashionistas e pessoas ao redor do planeta?

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confira abaixo mais sobre a história de Virginie Viard, diretora criativa da Chanel:

O Começo e ida para a Chanel

Virginie Viard nasceu em 1962  e foi criada na cidade de Lyon, localizada na histórica região francesa de Ródano-Alpes. Sua paixão e imersão no mundo da moda começou desde pequena, já que seus avós trabalhavam como fabricantes de seda. Anos mais tarde, Viard estudou design teatral no Cours George e depois tornou-se assistente do figurinista Dominique Borg, que produziu figurinos para Camille Claudel. Algum tempo depois, passou a trabalhar com a atriz francesa Isabelle Adjani e os diretores Bruno Nuytten

Sua história na Chanel começou por intermédio de um camareiro dopríncipe Rainier III de Mônaco,  amigo da família da francesa, que indicou a então jovem estilista para estágio na maison, dentro do ateliê de bordados de alta-costura, em 1987. Foi na marca francesa que Virginie construiu praticamente toda a sua carreira – salvo por um hiato de cinco anos, entre 1992 e 1997, quando trabalhou na Chloe a pedido de Karl, que também comandava a grife na época.

Durante sua passagem pela Chloe, a estilista continuou seu envolvimento com figurinos, criando os figurinos dos filmes “Três Cores: Azul” (1993) e “Três Cores: Branco” (1994).

Karl Lagerfeld e Virginie Viard no desfile de Primavera/Verão da Chanel em 2018. Clique na imagem e confira criações da marca!
Karl Lagerfeld e Virginie Viard no desfile de Primavera/Verão da Chanel em 2018. Clique na imagem e confira criações da marca!

Volta para a Chanel

Viard voltou para a Chanel cinco anos depois, indo trabalhar como coordenadora de de Alta-Costura. Em 2000, tornou-se diretora do estúdio de criação da Chanel, onde supervisionou as coleções de alta costura,Ready-to-Wear e acessórios.

Como diretora do estúdio de criação, posto que ocupou desde seu retorno a Chanel até a morte de seu chefe, Virginie supervisionava a concepção de oito coleções por ano, desde o prêt-à-porter até a alta-costura, e mais duas coleções que não são desfiladas.

Ávida pesquisadora do legado de Gabrielle Chanel(é ela quem remexe os arquivos da marca, mantidos em Pantin, a 40 minutos de Paris, procurando referências para cada coleção), a estilista era responsável por transformar a visão de Karl em realidade. “Braço direito (e esquerdo)”, como dizia o próprio, Virginie transformava os famosos desenhos em lápis-colorido e pastel do designer (que ele produzia à mão, um por um) em complexas peças. Mas não só. A estilista também supervisionava a produção de pelo menos 200 costureiras espalhadas em seis ateliês, participava da escolha de modelos, fittings e concepção de desfiles.

Virginie Viard. Clique na imagem e confira criações da Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @chanelofficial)
Virginie Viard. Clique na imagem e confira criações da Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @chanelofficial)

Promoção para o cargo de diretora criativa

Virginie Viard se tornou diretora criativa da Chanel em 2019, quando foi anunciada como sucessora de Karl Lagerfeld após seu falecimento. Sua promoção para o cargo foi um símbolo para a grife: ela é a primeira mulher desde Gabrielle Chanel a comandar a criação de moda da etiqueta francesa.

Sua estreia se deu com a coleção Resort 2020, que foi desfilada em Maio de 2019 no Grand Palais em Paris. Nela, a estilista manteve vivo o legado do “Kaiser Karl” em termos de cenário e estilo, apresentando peças cheias de cores, ternos em preto e branco e longos vestidos plissados nas passarelas.

Atualmente, Viard é conhecida por procurar inspiração para suas criações em mulheres “de verdade” e seu lifestyle. A cada coleção, é possível observar a identidade de Virgnie em cumprir a missão de refrescar uma das mais tradicionais marcas de luxo do mundo e conquistar a disputada atenção de millennials e gen Z. Da sua personalidade, vêm a influência rock’n’roll, e a ode à praticidade das peças, sem perder de vista os detalhes ultratrabalhados, que são marca registrada da grife, como o tradicional tailleur de tweed e as técnicas de bordado impecáveis do ateliê Lesage.

Virginie Viard em sua primeira coleção como diretora criativa da Chanel em 2019. Clique na imagem e confira criações da Chanel! (Foto: Reprodução/HarpersBazaar.com)
Virginie Viard em sua primeira coleção como diretora criativa da Chanel em 2019. Clique na imagem e confira criações da Chanel! (Foto: Reprodução/HarpersBazaar.com)

Já conhecia mais detalhes sobre a trajetória de Virginie Viard? O que acha de sua influência nas criações da icônica maison francesa?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Salvatore Ferragamo: Conheça os Acessórios Icônicos da Marca Italiana no EÚ

    Quem busca por acessórios icônicos da Salvatore Ferragamo geralmente esbarra em três elementos recorrentes: construção precisa, elegância máxima e símbolos fáceis de reconhecer. A marca, fundada em 1927 por Salvatore Ferragamo, nasceu da obsessão técnica por calçados bem estruturados e rapidamente ganhou projeção internacional ao vestir estrelas do cinema clássico, como Audrey Hepburn e Marilyn…
  • Balmain Beauty entra na categoria de fragrâncias de prestígio

    A Balmain é uma das marcas de luxo mais descoladas do momento. Criada em 1945 por Pierre Balmain, a maison é conhecida atualmente principalmente por seus icônicos e clássicos blazers de alfaiataria, que possuem design impecável e grande trabalho artesanal. Atualmente sob o comando de Antonin Tron, a grife é uma das mais queridas pelas…
  • 5 Bolsas Clássicas de Marcas de Luxo no Etiqueta Única

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • Top 10 Bolsas Valentino Mais Valorizadas no Mercado de Luxo

    Neste ano, falar sobre bolsas Valentino mais valorizadas é também revisitar a trajetória de uma das casas italianas mais influentes do século XX e XXI. A recente despedida de Valentino Garavani, o último Imperador da Moda, marcou simbolicamente uma virada de capítulo para a maison fundada em Roma, em 1960, ao lado de Giancarlo Giammetti….
  • As peças mais clássicas da Louis Vuitton no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • Os Acessórios de Marcas de Luxo para investir!

    Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
  • 4 Modelos de Tote Bags de Marcas de Luxo que são Clássicas

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • Top 12 Bolsas De Luxo Que Merecem Entrar Na Sua Wishlist Neste Ano

    Existe uma diferença clara entre tendência e permanência. Tendências inflam. Permanência sustenta. As bolsas de luxo que merecem entrar na sua wishlist este ano pertencem ao segundo grupo, sejam elas ícones consagrados há décadas ou modelos recentes que já provaram fôlego estético e comercial. No mercado second hand, essa distinção fica ainda mais evidente: certas…
  • Bulgari: Dua Lipa é a Nova Embaixadora da Joalheria Italiana

    No mercado de luxo, poucas decisões são tão estratégicas quanto a escolha de um representante global. Quando uma maison anuncia um novo rosto, não se trata apenas de imagem, mas sim de um sinal claro de direção. É nesse contexto que a chegada de Dua Lipa como nova embaixadora da Bulgari pede um olhar mais…
  • 3 Peças da Tiffany & Co que são imperdíveis

    Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 187 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
  • As bolsas de marcas de luxo que são queridinhas das fashionistas

    Um dos acessórios mais importantes que existem, a bolsa tem sua criação datada desde os tempos da pré-história, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Desde então, ela foi reinventada centenas de milhares de vezes, sendo…
  • 5 Peças de Marcas de Luxo Italianas para Investir

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…