Conheça o mundo de Manolo Blahnik!
A Manolo Blahnik é uma das marcas de sapatos mais proeminentes no mundo. Seus modelos de calçados são alguns dos mais cobiçados e sonhos de consumos de milhares de mulheres ao redor do planeta.
O designer de origem espanhola é um artesão com olhar impecável para os detalhes tratando o pé como um objeto de desejo, que deve ser revelado e valorizado ao mesmo tempo. Seus croquis são tão coloridos e esfuziantes quanto os saltos que correm nos pés mais bem vestidos do mundo. Um ícone que tem, literalmente, todas as mulheres aos seus pés.
Conheça mais um pouco da história e icônica marca Manolo Blahnik:
O começo de tudo
Manuel “Manolo” Blahnik Rodríguez, filho de mãe espanhola e pai checo, nasceu em Santa Cruz de La Palma nas Ilhas Canárias no dia 27 de novembro de 1942 e foi criado em uma plantação de banana pertencente a sua família. O espanhol chegou a estudar literatura e arquitetura na Universidade de Genebra na Suíça e, em 1968, foi estagiar na escola de arte do Museu do Louvre, em Paris. Foi lá que ele desenvolveu seu senso artístico, o que refletiria nos seus futuros trabalhos.
Após se mudar para Londres dois anos mais tarde, Manolo trabalhou como fotógrafo para o jornal Sunday Times, mergulhou imediatamente no mundo da moda. O grande sucesso veio no ano seguinte, quando, em uma visita à Nova Iorque, encontrou-se com Diana Vreeland, então poderosa editora da revista Vogue norte-americana e mostrou-lhe alguns de seus esboços de calçados, que nada mais eram do que um hobby.
Com sua fina percepção do que era talento e qualidade, a editora perguntou-lhe se podia fabricá-los. Começava então uma carreira rumo ao sucesso. Manolo então retornou a Londres e começou a a fazer sapatos para a loja Zapata, fazendo em um primeiro momento, sapatos masculinos.
Ingresso no mundo da moda e abertura da marca
A primeira grande aparição no mundo da moda foi em em um desfile do badalado estilista britânico Ossie Clark, em 1972. Os sapatos, com tiras de camurça verde e falsas cerejas, eram maravilhosos, mas os saltos, com aproximadamente 12 centímetros de altura, feitos de borracha, não eram, e entortavam nos pés das modelos. Dentre estas modelos estavam Bianca Jagger e Marisa Berenson, que, apesar do problema, adoraram a novidade.
Mas, após o acontecimento, Blahnik percebeu que tinha muito ainda o que aprender sobre sapatos e foi estudar sobre o assunto com um profissional. Em 1973, comprou a loja da Zapata que era localizada Rua Old Church, região de Chelsea em Londres com US$ 4.000 provenientes de um empréstimo e oficialmente lançou sua marca própria, que batizou com seu nome.
O sucesso veio rapidamente e logo passou a conquistar clientes fiéis, que iam desde celebridades do cinema e televisão à realeza britânica. No ano seguinte, tornou-se o primeiro homem a aparecer na capa da edição britânica da revista Vogue. Rapidamente, seu talento conquistou clientes famosas e chiques como Jacqueline Kennedy e a Princesa Diana.
Expansão Internacional da marca
Em 1978, a marca inglesa ingressou no mercado americano, criou uma coleção exclusiva para a famosa loja de departamento Bloomingdale’s e inaugurou, no ano seguinte, sua loja na badalada Madison Avenue em Nova York.
Dois anos mais tarde, em 1980, Manolo Blahnik criou uma coleção especial para o desfile de Perry Ellis, sendo a primeira vez que a marca participou de um grande evento nos Estados Unidos. Ainda na mesma década, criou sapatos para as coleções de Calvin Klein. A década de 1990 começou com a inauguração de uma loja em Hong Kong, marcando a expansão da marca no continente asiático.
Neste momento seus sapatos eram disputados pelos maiores e mais descolados estilistas do mundo. Em 1997, foi responsável pela criação da coleção dos sapatos da tradicional maison francesa Christian Dior. Blahnik alcançou a glória e o ápice da fama no ano de 2000, quando seus modelos se tornaram objetos de desejo graças as personagens do seriado Sex and the City, que usavam com frequência pares da marca.
Reconhecimento internacional e expansão das linhas
No início de 2003, os espetaculares sapatos do estilista foram o centro de uma exposição realizada no Museu do Design, em Londres, e também tema do livro Manolo Blahnik Drawings, escrito pelo jornalista de moda Colin McDowell. Dois anos mais tarde, a marca, finalmente, inaugurou sua primeira loja na Espanha, país de origem do estilista.
No ano seguinte, surpreendeu o mundo ao lançar o sapato “salto sem salto”, que tinha o formato e arquitetura de um sapato de salto alto, mas sem o salto. Em 2008, a marca decidiu expandir suas linhas oferecidas e lançou uma pequena coleção de modelos masculinos, abrangendo assim seu público.
Pouco depois, em 2010, o estilista também lançou uma pequena linha de acessórios e papelaria, com lenços, echarpes, gravatas, almofadas, livros e cadernos com estampas exclusivas para a loja Liberty London. Nos últimos anos, expandiu timidamente suas linhas de produtos, com o lançamento de coleções de meias e bolsas para festas.
Sapatos que são obras de arte
Objetos de desejo e fetiche de milhares de mulheres que são antenadas do mundo da moda, os sapatos de Manolo Blahnik abusam de detalhes como plumas, lantejoulas, laços, anéis, correntes, fitas, coral, renda, pele de crocodilo e avestruz, entre muitos outros materiais exóticos. O estilista participa de todas as fases da elaboração do produto, desde os primeiros croquis até a criação das campanhas publicitárias em que geralmente usa seus próprios desenhos.
O processo de confecção e criação começa com o próprio Manolo, que desenha cada modelo e os esculpe em madeiras. A seguir, escolhe os materiais adequados a cada modelo e supervisiona todo o trabalho de fabricação. Suas criações, para muitos especialistas, são tanto moda quanto arte, por suas concepções ousadas e incomuns, pelas cores e materiais que utiliza e pelo acabamento impecável que dá a cada peça.
A cada coleção, a marca cria cerca de 250 modelos são produzidos em quatro pequenas fábricas nas cidades de Milão na Itália. Um de seus modelos mais amados e icônicos é o scarpin Hangisi, que é confeccionado em cetim e possui detalhe de pedrarias na ponta, sendo o queridinho das noivas em seus casamentos, algo que ficou popular graças a personagem Carrie Bradshaw do seriado Sexy and the City.
Cada par de sapato Manolo Blahnik é único, exuberante, luxuoso e extremamente desejado.
Já conheciam a história da marca? O que acha dos modelos de sapato dela? Nos conte nos comentários!