capa do post sobre história do jeans

Conheça a história da calça jeans!

O jeans é uma peça básica no guarda roupa de qualquer pessoa. É uma peça “coringa” e versátil que pode ser usada em qualquer momento do dia, seja para trabalhar como para sair a noite.

Uma peça tão clássica e atemporal, ela está presente no dia a dia de milhares de pessoas, compondo looks incríveis que são usados por indivíduos dos mais diferentes e opostos estilos. Além disso, o jeans é muito democrático, podendo ser usado por todos, independente de seu biotipo.

Mas, será que você sabe qual é a história dessa peça tão familiar para todos nós? Você sabe quando foi criado? Ou sua trajetória para chegar no que ele é hoje em dia e o que conhecemos atualmente?

Confiram mais sobre a história da calça jeans:

O começo de tudo

O começo da história do jeans começa por volta de 1792 na cidade de Nimes, localizada no sul da  França. No princípio, o tecido que conhecemos hoje por jeans era um tecido de algodão sarjado, robusto e durável, que ficou popularmente conhecido com “tecido de Nimes” e, com o tempo, foi abreviado para “denim” e serviu de matéria prima para a calça jeans.

O uso da palavra “jeans” no entanto, não é de origem francesa, mas sim italiana, já que esta é forma jocosa pela qual os franceses se referem aos cidadãos e produtos de Gênova, Cidade no norte da atual Itália e que foi invadida por Napoleão Bonaparte em 1797 e anexada ao Primeiro Império Francês.

Com as transações que foram trazidas pelo novo Império, o denim chegou a cidade de Cristóvão Colombo, e foi lá que ele começou a tomar forma e a cor mais parecida com o que ele é hoje, ou seja, com a cor índigo original.

Clique na imagem e confira peças similares!
Clique na imagem e confira peças similares!

A chegada na América do Norte e Levis Strauss

Levi’s foi fundada por Loeb Strauss em 1850 em São Francisco na Califórnia.

Loeb nasceu na região da Bavária, na Alemanha em 1829. Aos 18 anos, em 1847, imigrou para Nova Iorque com sua família e começou a vender tecidos, botões, linhas, tesouras e outros pequenos objetos com dois de seus irmãos mais velhos. Ao saber da corrida do ouro na Califórnia, decidiu mudar-se para São Francisco para aproveitar o comércio e abriu uma loja de tecidos e roupas com sua irmã e cunhado, a Levi Strauss & Company.

Os negócios começaram a prosperar quando Loeb (agora chamado de Levi) contratou um alfaiate, para fazer calças com os rolos de lona que não havia conseguido se desfazer, depois de ouvir reclamações de mineiros que não tinham calças resistentes disponíveis. A lona se transformou em uma calça marrom com três bolsos fundos para guardar pepitas e as ferramentas que ficavam penduradas.

A invenção de Levi foi aceita de imediato não só por mineiros, mas também por agricultores, ferroviários e vaqueiros. Apesar do grande sucesso, os consumidores reclamavam que a calça poderia ter uma cor menos opaca, com aspecto de suja, além do material ser muito rígido e desconfortável. Levi foi então em busca de um tecido que possuía a mesma resistência da lona, mas que fosse mais flexível e confortável.

Clique na imagem e confira peças similares!
Clique na imagem e confira peças similares!

No ano de 1860 Levi trocou a lona pela serge de Nimes (o denim), um tecido de algodão sarjado resistente e grosseiro destinado à roupa dos escravos negros do sul e alguns anos mais tarde o tingiu com corante de uma planta chamada Indigus, dando a calça a cor azul, ganhando o nome de “blue jeans” pelos americanos.

A marca começou a confeccionar as primeiras calças jeans do mundo e obteve grande sucesso e popularidade, abriu filiais pelos Estados Unidos e utilizar os catálogos como publicidade. Em 1873, junto ao alfaiate lituano Jacob Davis, registraram a patente nº 139.121 no Departamento Americano de Marcas e Patentes sob a calça jeans e o processo  para rebitar com metal os cantos dos bolsos e ganchos frontais das calças masculinas criada por Jacob.

Após o registro da patente, foram mais 80 anos para que a calça jeans saísse da mineração e fábricas e se tornar um artigo popular e fazer parte do cotidiano. Foi apenas em 1950, graças ao ator James Dean, que passou a adotar o jeans em seus looks, que a calça jeans se popularizou entre todos e se tornou um item coringa no guarda roupa de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Como criar looks com Jeans

Jeans + Camiseta

Uma das combinações mais versáteis e tradicionais com o jeans, ela é perfeita para momentos casuais e despojados, sejam eles noturnos ou diurnos. Além disso, ela é muito atemporal, fazendo com que possa ser usada em qualquer momento do ano.

Você pode combinar o seu modelo favorito de calça com uma camiseta com estampas ou frases divertidas ou, caso goste de algo mais discreto e minimalista, um modelo liso. Nos pés, vai do que você se sente mais confortável ou que seja adequado para a ocasião: desde sandálias rasteiras, tênis, até sapatos de salto alto ou botas, o combo jeans+camiseta combina com tudo e é uma opção certeira e não tem como errar.

Foto 1: Reprodução/Instagram @luisa; Foto 2: Reprodução/Instagram @camilacoutinho. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto 1: Reprodução/Instagram @luisa; Foto 2: Reprodução/Instagram @camilacoutinho. Clique na imagem e confira peças similares!

Jeans + Camisa

Se a combinação com a camiseta for um pouco informal para você, a com a camisa é a solução perfeita! Este visual é sofisticado e elegante na medida certa, mas sem ser muito formal ou sério demais, já que o jeans dá aquele ar um pouco mais despojado e descolado ao look.

Você pode combiná-lo com diferentes calçados e até mesmo outras peças de roupas e acessórios, que farão toda a diferença. Caso você queira uma dose a mais de refinamento, os sapatos de salto alto (principalmente o scarpin) são a opção perfeita. Mas, caso queira algo mais confortável, sapatilhas, mules, sandálias rasteiras e até mesmo tênis podem ser uma ótima escolha!

Foto 1: Reprodução/Instagram @thassianaves; Foto 2: Reprodução/Instagram @lelesaddi. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto 1: Reprodução/Instagram @thassianaves; Foto 2: Reprodução/Instagram @lelesaddi. Clique na imagem e confira peças similares!

Jeans + Blazer

A combinação do jeans com o blazer é super versátil e atemporal! Enquanto a calça possui um ar mais descontraído e informal, o blazer é mais sofisticado e formal. Quando juntos, criam um visual balanceado e muito elegante, que é perfeito para o ambiente de trabalho!

Caso queira uma produção com uma pegada um pouco mais casual, aposte em uma camiseta e sapatos sem salto ou com salto baixo, mas, caso queira um toque a mais de sofisticação, camisas ou blusas em tecido mais nobres são as escolhas certeiras! Esta é uma combinação livre de erros, não tenha medo de apostar nela!

Foto 1: Reprodução/Instagram @vicceridono; Foto 2: Reprodução/Instagram @fashion_jackson. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto 1: Reprodução/Instagram @vicceridono; Foto 2: Reprodução/Instagram @fashion_jackson. Clique na imagem e confira peças similares!

Look All Jeans

A tendência all jeans vem ganhando força há alguns anos e vem demonstrando que não irá embora tão cedo! Com diversas combinações possíveis, ela se tornou a queridinha de celebridades e fashionistas para suas produções do dia a dia.

Você pode montar diferentes looks com distintos propósitos que se adaptam para todos os estilos e gostos. Seja com calça e jaqueta, uma peça única, um conjunto, você sempre estará com um visual moderno e descolado!

Foto 1: Reprodução/Instagram @iambeauticurve; Foto 2: Reprodução/Instagram @jadeseba. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto 1: Reprodução/Instagram @iambeauticurve; Foto 2: Reprodução/Instagram @jadeseba. Clique na imagem e confira peças similares!

Já conhecia a história da calça jeans? Qual a sua maneira favorita de usar essa peça tão versátil e atemporal? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre looks estilosos e confortáveis para se inspirar

10 Looks confortáveis e estilosos para se inspirar!

Quando estamos escolhendo nosso look diário, um dilema surge para inúmeras mulheres ao redor do mundo: usar algo confortável ou esquecer do conforto em prol do estilo? Mas, não há necessidade de fazer esta dura decisão! Existem inúmeras combinações de peças que unem o útil ao agradável e que não exigem grande esforço ou peças…
capa do post sobre best of gucci bags

O que é mais caro Gucci ou Louis Vuitton? Confira uma comparação de preços!

A bolsa é um acessório indispensável na vida de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de maneira fácil e prática. Mas, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Quando falamos sobre os…
capa do post sobre misoni abrir primeira loja de home & decor

Missoni abre primeira loja de Home Decor

Quando pensamos em marcas de luxo de moda, as primeira coisas que nos vem à cabeça são acessórios, bolsas icônicas, sapatos e peças de roupa de grandes marcas como Chanel, Hermès, Prada, Versace, entre outras, certo? Porém, o que muita gente não sabe, é que inúmeras grifes de luxo vão muito além do vestuário e…
capa do post sobre joias cartier para o dia das mães

Dia das Mães: Joias Cartier para emocionar sua mãe!

A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com…

Celine: Saiba Quem está por tráz do Sucesso da Marca Francesa!

A Celine foi fundada em 1945 por Céline Vipiana em Paris. A marca francesa começou como uma boutique infantil, mas rapidamente se expandiu para a moda feminina, estabelecendo-se como uma referência em estilo clean e sofisticado. No entanto, nos últimos anos, a grife passou por algumas transformações que a ajudaram a se manter atualizada e…

3 Práticas Sustentáveis para 2024

Um dos assuntos mais em alta e discutido nos últimos anos é a sustentabilidade, principalmente quando se trata da Indústria da Moda, que é considerada uma das mais poluentes do planeta. De acordo com um recente estudo do Global Fashion Agenda, a Indústria da Moda manteve a segunda posição no ranking dos maiores poluidores do…
capa do post sobre curiosidades sobre a Birkin

Como e Onde vender suas bolsas de luxo e de grife usadas?

A sustentabilidade e o consumo consciente são assuntos muito pertinentes e que ganham espaço na mídia a cada dia. Existem diversas maneiras de praticar o consumo consciente, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida delas,…

Miu Miu: Explorando o Significado da Marca Italiana!

‘It’s not a bag, it’s a Birkin’ – A frase, eternizada por Sarah Jessica Parker em Sex and the City ao se referir ao modelo icônico da Hermès, ganhou destaque ao ser aplicada a diversos itens de outras marcas de luxo. Entre elas, destacam-se, por exemplo, as peças da Miu Miu, a irmã mais jovem…
capa do post sobre bolsas valentino para investir

Editor’s Choice: 4 Bolsas Valentino para investir

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
capa do post sobre top modelos de bolsa saint laurent

YSL Beauty lança novas zonas no programa de renaturalização 

Um dos assuntos mais em alta e discutidos dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. Com a indústria têxtil sendo uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existem atualmente, inúmeras…

O Estilo Bottega Veneta: O Luxo Discreto que Conquista Cada Vez Mais Admiradores!

Você provavelmente percebeu que a tendência “quiet luxury” está ganhando destaque no mundo da moda e atraindo cada vez mais adeptos. Quer você seja fã ou não, a verdade é que, com a ascensão desse conceito de “luxo silencioso,” o estilo Bottega Veneta está chamando a atenção e conquistando até mesmo as gerações mais jovens….