Como saber se o meu relógio Jaeger-LeCoultre é original ou falso?
Os relógios são usados há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética.
A Jaeger-LeCoultre é uma das mais conceituadas marcas de relógio do mundo. Com 188 anos de história, ela é conhecida por seus modelos que possuem mistura de inovação e estilo. Embora a empresa suíça apresente liderança absoluta na história da relojoaria, a marca continua com a mesma concepção de antigamente, fabricando seus relógios (que possuem estruturas complexas e mecanismos super avançados) em edições muito limitadas e em casa, fazendo com que seja possível controlar o processo desde a criação até a finalização.
Atualmente, infelizmente, ainda é muito comum a falsificação de peças de luxo, principalmente relógios. Por isso, é necessário ficar atento à detalhes específicos na hora de comprar o seu.
Confiram as principais dicas de como saber se seu relógio Jaeger-LeCoultre é original ou falso:
Fique atento a qualidade dos materiais
A Jaeger-LeCoultre é conhecida por produzir alguns dos melhores relógios do mundo e possui um rigoroso e elevado padrão de qualidade para seus produtos. O que significa que apenas usa os melhores materiais disponíveis, como ouro 18 quilates e aço inoxidável. Portanto, uma dica de autenticidade de relógios da marca é verificar a qualidade dos materiais de seu exemplar. Caso encontre alguma descoloração ou arranhões que revelem um metal diferente por baixo da metalização, é a indicação de que o exemplar possa ser uma réplica.
Verifique se há resíduo de cola
Outra dica de autenticação muito importante de relógios Jaeger-LeCoultre é verificar se há algum resíduo de cola no relógio. A marca suíça não usa de maneira alguma o material para montar seus modelos. Contudo, modelos falsos de relógios Jaeger-LeCoultre usam colas baratas para juntar as peças do produto final. Ou seja, caso haja algum resíduo em seu exemplar, é um sinal que é uma cópia.
Observe o movimento do relógio
Caso você consiga abrir com segurança a parte traseira de seu relógio Jaeger-LeCoultre, observe seu movimento. Caso o movimento seja de Quartzo, é uma indicação que não é uma peça autêntica. Os relógios originais da marca suíça possuem movimento mecânico.
Se atente as gravações
Uma das maneiras muito comuns de se distinguir relógios autênticos e falsificados da Jaeger-LeCoultre é através das gravações nos modelos. Elas devem estar legíveis e estampadas caprichosamente. Caso pareçam descuidadas (como letras tortas, juntas umas das outras, etc) é um sinal de que não é original. E é claro, se atente se o nome da marca está escrito corretamente!
Estas são apenas algumas dicas de autenticação imprescindíveis para verificar se seu relógio Jaeger-LeCoultre é verdadeiro! Já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários.