Como saber se o meu relógio IWC Schaffhausen é original ou falso?
Os relógios são usados há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética.
Os relógios de luxo são peças que possuem alto valor devido à todo trabalho artesanal e minucioso necessário, fazendo com que sejam objetos de desejo e cobiça para milhares de pessoas.
Com mais de 150 anos de história, a IWC Schaffhausen é conhecida mundialmente por sua tradição, inovação, movimentos extremamente precisos e a alta qualidade de seus relógios, frutos de uma história praticamente inigualável na relojoaria de luxo. A empresa possui modelos dedicados à prática de esportes, relógios para os pilotos da Segunda Guerra Mundial e uma combinação de tecnologia, engenharia de precisão, design exclusivo e cuidado artesanal, criando peças clássicas para os amantes do esporte, aventura e também tradição.
Infelizmente, a falsificação de peças de luxo, principalmente relógios, ainda é muito comum, o que faz com que os consumidores necessitem ficar ainda mas atentos em detalhes específicos para se ter certeza absoluta que a peça que você está adquirindo é genuína.
Confiram abaixo dicas valiosas de autenticidade de relógios IWC Schaffhausen:
Verifique o Mostrador
A IWC possui imenso orgulho do nível de artesanato meticuloso que envolve na produção de cada peça. É esta maestria que faz com que os elementos de engenharia precisa dos relógios se encaixem perfeitamente, detalhe que réplicas não possuem exatamente. Confiram alguns detalhes do mostrador para se manter atento antes de adquirir seu exemplar:
O cristal
Assim como outras marcas de luxo, relógios autênticos IWC possuem um cristal de safira que guardam a frente do relógio, sendo este material resistente a arranhões e é incrivelmente refinado. Para testas se o material utilizado na frente do relógio é cristal de safira ou vidro regular, aplique uma gota ou duas de água na superfície. Se for uma peça genuína, a água ficará junta, mas, caso seja vidro, ela irá se dispersar irregularmente.
Mostrador
Embaixo do cristal, o mostrador de um modelo verdadeiro é feito com com os metais da mais alta qualidade que possuem cores ricas e uniformes, gravações nítidas feitas com laser e aparas de aço. Já as réplicas, entretanto, não possuem tanta atenção pra detalhes. Por exemplo, vocês podem encontrar com frequência números, marcadores de hora e manuais que são de cores incompatíveis. Além disso, peças fakes possuem as fontes erradas em números e letras, além do tamanho diferente.
Se atenta a detalhes da pulseira
Como falamos acima, a IWC presta atenção aos mínimos detalhes de suas incríveis peças, até mesmo na largura das pulseiras. Por exemplo, modelos genuínos, tendem a ter a largura em número ímpar (por exemplo, 21mm), o que serve suas pulseiras especializadas. Réplicas de relógios IWC podem ter um ou dois milímetros a menos para economizar no custo de produção e materiais, então fique de olho em pequenas discrepâncias como essa.
Procure se há erros ortográficos
Esta talvez seja a dica de autenticação mais fácil e infalível não apenas para relógios IWC, mas também para outras empresas de luxo. Réplicas muitas vezes contém erros ortográficos em alguma parte, como no nome da marca, mas também outras palavras que possam estar em diferentes partes da peça. Portanto, sempre cheque todas as gravações e verifique se estão escritas corretamente!
Estas são apenas algumas dicas infalíveis de autenticidade de relógios IWC, já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários!