Chanel lança centro de circularidade sustentável!
A sustentabilidade é um assunto muito importante atualmente, e não se trata apenas de cuidar do meio ambiente, mas também de estarmos mais conscientes do que e de quem consumimos.
Empresas de moda, principalmente do ramo de luxo, têm tido a preocupação de tomar medidas se tornem mais sustentáveis, seja adotando novas matérias primas ou ações que assegurem que suas produções tenham menor impacto no meio ambiente (tendo em conta que a indústria têxtil é a segunda mais poluente do planeta).
A Chanel está, mais uma vez, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade ao lançar seu novo centro de circularidade B2B, batizado de Nevold.
Confira abaixo todos os detalhes sobre o Nevold, novo centro de circularidade da Chanel:
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A Nevold
A Chanel está mergulhando de cabeça na sustentabilidade — ou, mais especificamente, na gestão de resíduos e na reciclagem — com a criação de um centro B2B independente focado em circularidade, que tratará do estoque não vendido, dos restos de tecido e de outros materiais não utilizados pelos ateliês da maison.
A nova entidade chama-se Nevold (ou seja, “nunca velha”) e está sendo dirigida por Sophie Brocart, ex-diretora-geral da Patou. Como empresa independente, ela trabalhará com outras empresas e marcas e não se centrará apenas no setor do luxo. Em última análise, deverá ser capaz de produzir materiais reciclados para utilização em novos artigos.
Atualmente, cerca de 30% das malas e 50% dos sapatos da Chanel incluem elementos reciclados e este número deverá aumentar, e o novo centro deve ajudar outras empresas a seguir na mesma direção.
O investimento da empresa no projeto foi estimado entre 50 e 80 milhões de euros, segundo o jornal WWD.

O setor da moda é inegavelmente a fonte de uma enorme quantidade de resíduos e é uma questão que não cabe apenas aos produtores de fast-fashion resolver (apesar de serem as empresas que recebem mais críticas sobre o assunto). É também uma questão que coloca o setor da moda em geral cada vez mais sob os holofotes dos reguladores e dos consumidores cada vez mais conscientes em termos ambientais.
Mas, para além de procurar reduzir o desperdício, a indústria precisa lidar com o problema da escassez de recursos devido às alterações climáticas que afetam os locais onde são produzidos e de trabalhar para evitar o enorme desperdício de recursos que a produção de materiais implica, bem como garantir que aqueles que os produzem são tratados de forma justa. A Nevold irá, alegadamente, abordar esta questão.
Bruno Pavlovsky, presidente de moda da Chanel, disse à Vogue Business: “Começamos nos perguntando o que acontece aos materiais que não chegam a ser transformados num produto final, ou àqueles que chegam ao fim da sua primeira vida. Na Chanel, não destruíamos os produtos não vendidos. Mas também ainda não dispúnhamos de um verdadeiro sistema para compreender todo o seu potencial. A Nevold é esse sistema”.
O que achou da novidade da Chanel? Está curiosa para saber como a Nevold irá operar?