Celine – a marca de luxo que é a tendência do momento
Uma das grandes marcas no segmento de alto luxo que vem chamando a atenção de muitas pessoas nos últimos é a Celine. De origem francesa, a grife apresenta um grande leque de acessórios femininos ,com destaque especial para suas roupas e as aclamadas bolsas Celine que são consideradas por especialistas atemporais: ideais para serem usadas em qualquer ocasião.
Através de coleção sofisticadas, com detalhes impecáveis e acabamentos inigualáveis, a grife cria um estilo minimalista e contemporâneo, transformando a maison em uma das favoritas do público e, principalmente da crítica moderna. Suas criações são queridinhas de diversas celebridade, como Alessandra Ambrósio, Olivia Palermo, Miranda Kerr, Gwyneth Paltrow e Rihanna.
O começo de uma história de sucesso
O começo da história da marca diz muito sobre ela. A Celine nasceu em 1945, quando Céline Vipiana, com a ajuda de seu marido, Richard, resolveu fundar uma pequena grife, que, no começo, fazia apenas a produção de sapatos infantis feitos sob medida por encomenda.
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A primeira loja da grife foi aberta na Rua Malte. O estilo trazido pelo jovem casal era notório: a perfeita combinação entre o clássico e o luxo. Com o passar dos anos, depois de ter aberto mais três lojas e ver sua marca espalhada pelos pés dos jovens daquela época, incluindo o príncipe Albert e a princesa Caroline de Mônaco, a Celine passou a ganhar grande fama, principalmente no período pós guerra, onde obteve reconhecimento.
Neste momento, a grife já estava bastante consolidada dentro do segmento infantil, proporcionando calçados exclusivos e de alta qualidade. Assim, em 1959, passou por um processo de diversificação de seus produtos. A partir deste ponto, passou a criar e comercializar sapatos femininos (em especial os famosos mocassins, que foram um verdadeiro sucesso para aquela época).
Pouco tempo depois, em 1964, a Celine lançou seu primeiro perfume feminino, o Vent Fou. Dois anos mais tarde, lançou uma linha de acessórios muito elegante, com lenços, chapéus, bolsas e luvas. Em 1967, apresentou para o mundo sua primeira coleção de roupas femininas no estilo prêt-à-porter, que vinha com as linhas clássicas, atemporais, mas que não deixavam a desejar em nada no quesito de sofisticação e elegância.
Nesta época, a Celine tinha como clientela senhoras de fino trato e que compunham a alta sociedade dos bairros mais tradicionais de Paris. Para tanto, o slogan da maison neste período da história era “Moda para todos”, muito embora seus preços não fossem acessíveis e por tal, não conseguia, de fato, atingir a todos os públicos.
Reconhecimento no mercado
Mesmo ainda pequena se comparada as grandes maisons, em 1969 a marca conseguiu um grande feito: estava estampada na revista Vogue. A partir desse momento, ela saia, definitivamente, do anonimato e passava a conhecer e ser reconhecida pelo mundo à fora. Nos anos 70, lançou uma coleção esportiva chique, que ganhou as francesas como ninguém.
Tanto é que, em 1973, passou a comercializar seus produtos dentro de lojas de departamento, como a Bloomingdale’s. Três anos mais tarde, começou seu processo de expansão para o mercado exterior.
Existe uma frase da fundadora que marca e representa exatamente esse momento vivenciado pela marca de luxo:
As Mulheres conseguem pegar rapidamente o espírito da coisa. Percebem, naturalmente, que a Celine era bastante fácil de cuidar e prática para usar. A mulher que viaja bastante prefere usar e levar coisas que sejam leves e funcionais dentro da mala, que permaneçam novas, impecáveis e não amasse. Por exemplo, combinar a blusa e a saia, combinação essa que eu tornei famosa, não estava mais na moda. Todas preferem usar vestido devido a sua praticidade.
A aquisição pela LVMH
Nós sabemos que uma marca que começa a despertar o interesse das pessoas no seguimento de luxo, logo passa a ser alvo de investidores que desejam transformá-la num capital poderoso, principalmente na vertente financeira.
Foi diante a esses parâmetros que, em 1987, aconteceu a aquisição da marca pelo grupo LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy) pelo valor de US$ 535 milhões, em 1987. A partir desse momento, começa uma nova trajetória traçada para a Celine. Os planos de expansão e de criação eram enormes e apenas contribuíam mais ainda para a criação de uma marca forte e renomada no mercado.
Novos rumos para a Celine
Com a aquisição pelo maior aglomerado de marcas do mundo, a Celine passou a expandir sua linha de acessórios. Em 1997, lançou pela primeira vez uma coleção de relógios. Vipiana esteve sob o comando criativo da marca durante esse processo.
Com o passar do tempo, a Celine começou a tomar proporções gigantes e ganhou muito mais destaque no cenário quando o estilista Michael Kors passou a fazer parte do grupo, no cargo de diretor criativo. A partir desse momento, Kors passou a fazer lançamentos que foram aclamados pela crítica de forma unânime, levando a marca para um outro nível.
Em 2004, Michael deixa o cargo e então, Roberto Menechetti e a Ivana Omazic passaram a assumir a criação das novas coleções, que embora tivessem conteúdo, não foram obtiveram grande sucesso. Durante o período, lançou-se a primeira linha de coleção de óculos (2001) e também uma segunda linha de acessórios e roupas, que recebeu o nome delicado de Miss Celine, no ano de 2005.
A vinda de Phoebe Philo
Com os poucos resultados obtidos, chegou a hora de mudar mais uma vez a direção criativa da marca de luxo. Foi aí que chegou Phoebe Philo, em 2008. Embora fosse julgada por muitos por ser jovem, Philo tinha uma bagagem e tanto para representar este papel.
Filha de ingleses, ela nasceu em Paris, porém fora criada em Londres. Ganhou sua primeira máquina de costura quando tinha 12 anos. Foi colega de Stella McCartney, com quem aliás, trabalhou na Chlóe, onde depois de alguns anos, assumiu o cargo de diretora criativa da marca.
Já em sua primeira coleção, obteve inúmeras críticas positivas referente à suas criações. Em um curto espaço de tempo, a estilista passou a transformar a Celine numa marca que era o sonho de consumo de milhares de mulheres no mundo todo, justamente apostando em seus acessórios e claro, nas It Bags que viraram uma verdadeira febre mundial.
Em seu tempo no cargo, Phoebe transformou a Celine em uma marca moderna, que entende a mulher do dia a dia, que consegue ler suas necessidades e atendê-las da melhor forma possível. A grife se tornou um ícone e conquistou uma legião de fãs fiéis.
Saída de Phoebe e entrada de Heidi Slimane
No início de 2018, a marca anunciou como diretor artístico e criativo o francês Hedi Slimane, recém-saído de sua controversa passagem pela Saint Laurent. Em seus primeiros anos na marca, Slimane riou lojas conceituais da marca em Paris, Tóquio, Xangai, Los Angeles, Madri, Milão e Londres.
O estilista também ampliou a oferta da marca com o lançamento de moda masculina, moda surfe (incluindo prancha de surfe, jaquetas e acessórios como mochilas, chapéus e bolsas), alta costura, novas fragrâncias e até uma linha para animais de estimação (composta por bolsas de viagem, jogos, coleiras, trelas e potes em aço inox). Além disso, Slimane substituiu o estilo tradicional da Celine por sua assinatura pessoal, impulsionada pela cultura jovem e indie rock.
As famosas bolsas Celine
Grande parte do sucesso da Celine se deve as suas cultuadas e caras bolsas. Consideradas por especialistas como atemporais e ideais para serem usadas em qualquer ocasião, a marca oferece modelos sofisticados, acabamentos impecáveis e detalhes perfeitos, que culminaram com a criação de um estilo contemporâneo, transformando suas bolsas em uma das favoritas das celebridades, do público e da crítica moderna.
Entre os modelos de maior sucesso estão a Celine Boogie, a Celine Luggage Tote, Celine Trapeze e, mais recentemente a Celine Triomphe.
Curiosidades sobre a marca Celine
- Em 1971, deu-se origem ao famoso monograma com a letra C, de Celine. Ele foi utilizado como estampa em suas bolsas durante muitos anos, tornando-se um clássico referencial da marca.
- A Celine é uma das marcas que mais tem influência e tradição no seguimento de trabalho com o couro. O uso desse material é bastante recorrente em suas coleções e está profundamente enraizado na história e na cultura da marca, desde que ela fora lançada em 1945.
- Celebridades do mundo todo têm aderido seu estilo, principalmente no quesito bolsa. Práticas e versáteis, o ponto positivo da sua coleção é que são bolsas feitas para durarem, devido ao material elaborado e também são atemporais.
Já conhecia a história desta icônica marca? Nos conte nos comentários!