Bottega Veneta incentiva pequenos produtores artesanais
Aproveitando a época de Natal e seguindo a tradição que começou ano passado, a marca de luxo Bottega Veneta lançou uma campanha que apoia os pequenos produtores artesanais.
A ideia partiu de Matthieu Blazy que acaba de assumir a direção criativa da etiqueta. A ação recebe o nome de “Bottega for Bottegas”. Inclusive o termo italiano “bottega” se refere à pequenas lojas, estúdios e worshops que valorizam as técnicas de trabalho manual.
Durante esse evento as vitrines da marca deixará de exibir suas desejadas bolsas e sapatos e passará a mostrar os trabalhos handmade de artesões das mais diversas áreas, que vão de itens de cerâmica até de comida como as famosas pastas da itália.
Além dos produtos desses pequenos produtores receberem divulgação online através das redes sociais da marca, será feita também a comercialização desses itens nas próprias lojas Bottega Veneta e também no e-commerce.
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A grife é conhecida principalmente pelo seu trabalho artesanal primoroso com o couro e há quem diga até que ela é a Hermès italiana.
Nada melhor e oportuno de promover os negócios independentes do que nessa época do ano, onde a procura por presentes aumenta, não é mesmo?
Você é fã da marca e conhece a sua história? Abaixo vamos contar algumas curiosidades que até você que já é consumidora pode não saber.
Bottega Veneta: a marca do intrecciato
A grife italiana começou com uma pequena loja em Veneza, na Itália, em 1966 e não é a toa que recebeu o nome de “Bottega Veneta” que traduzido para o português literalmente significa “Loja Veneziana”.
Fundada por Michele Taddei e Renzo Zengiaro se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da grife.
A história da criação do intrecciato é bem interessante. Logo no começo, quando ele foi desenvolvido pela marca, as máquinas de costura usadas nos ateliês não eram apropriadas especificamente para couro que normamente é uma matéria prima grossa.
Tal dificuldade, fez com que os artesãos da maioson fossem obrigados a procurar um novo tipo de couro que fosse extremamente fino e que se encaixasse nas agulhas das máquinas. O que resultou no maior sucesso da casa.
Pode-se dizer que a Bottega Veneta aposta num certo tipo de quiet luxury, já que suas peças são livres de logo e monogramas, diferente de inúmeras marcas de luxo do mundo da moda.
A grife prefere apostar em criações que sejam clássicas, elegantes e atemporais e que ainda assim as pessoas conseguem reconhecer de onde é a peça, sem ter a necessidade de algum indicativo exagerado.
A marca foi queridinha do artista Andy Warhol que comprava regularmente na loja de Nova Iorque. Sua obsessão era tão grande que ele chegou até mesmo a produzir um curta metragem para a grife.
Em 2018 a marca recebeu Daniel Lee como diretor criativo que foi responsável por uma nova era na maison. Sem redes sociais oficiais e com suas criações geniais ele conseguiu que a Bottega Veneta se tornasse a terceira e posteriormente a quarta marca mais lucrativa do grupo Kering, atrás apenas de de Gucci, Saint Laurent e Balenciaga.
Mas no mês de novembro do ano passado, a maison italiana anunciou a partida inesperada de Daniel Lee, e anunciou que Matthieu Blazy como novo diretor criativo.
O designer, já trabalhou anteriormente no time de Daniel e quer voltar seus olhares novamente para a tradição e história da marca, inclusive sendo mais ativo nas redes sociais, diferente do antecessor.
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