Beyoncé se torna a quarta mulher a usar o Diamante Tiffany
Foi anunciada na última segunda feira, 23 de Agosto, que a cantora americana Beyoncé e seu marido, o rapper e empresário Jay-Z, iriam estrelar a nova campanha da marca de jóias americana Tiffany & Co.
Batizada de “About Love” um fato que chamou grande atenção no mundo todo foi que a cantora estava usando o famoso Diamante Tiffany, que possui 128 quilates e é avaliado em mais de 30 milhões de dólares. Beyoncé se tornou a quarta pessoa e a primeira mulher negra a usá-lo.
Confiram abaixo um pouco mais sobre a história desse incrível diamante e sobre a campanha “About Love”:
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A história do Diamante Tiffany
O Diamante Tiffany foi descoberto em 1877 nas minas Kimberly, localizada na África do Sul e foi adquirido por Charles Lewis Tiffany pelo valor de US$ 18 mil. Originalmente, ele possuía 287,42 quilates, mas, após ser lapidado, ele passou a ter 128,54, um processo que levou um total de 12 meses.
Ao todo, o diamante possui 82 facetas, 24 a mais do que uma lapidação considerada tradicional. Ao invés de vender a pedra e obter um lucro grande, a marca decidiu expô-la na loja localizada na Quinta Avenida em Nova Iorque desde a sua inauguração, que aconteceu em 21 de Abril de 1940, podendo ser vista no piso térreo da mesma por qualquer visitante.
Como falamos acima, o Diamante Tiffany foi usado apenas por quatro mulheres desde a sua descoberta. A primeira delas foi Mary Whitehouse, uma amiga da marca, que o usou em um baile filantropo que aconteceu em 1957 que arrecadou fundos para a Sociedade de Preservação de Newport para ajudar a restaurar edifícios da área e reuniu personalidades como John F. Kennedy (na época ainda um jovem senador) e sua mulher, Jackie.
Alguns anos mais tarde, a jóia veio a ser usada pela icônica atriz Audrey Hepburn em 1961 durante as fotos promocionais feitas para o clássico filme “Bonequinha de Luxo”, muitas pessoas acham que a atriz usou o colar também no filme, mas, na realidade, foi apenas na sessão fotográfica.
Décadas se passaram e o Diamante Tiffany foi então usado pela atriz e cantora Lady Gaga na cerimônia do Oscar em 2019, onde esteve indicada em duas categorias e ganhou uma delas. E agora, em 2021, foi a vez de Beyoncé usá-la na campanha publicitária “About Love”.
Uma curiosidade é que a atriz israelense Gal Gadot irá usar uma réplica do colar no filme “Morte no Nilo” que está previsto para estrear em 2022.
Diferentes montagens
O diamante foi montado em diferentes jóias ao longo dos anos: ao ingressar na Tiffany & Co, em 1956, o icônico designer Jean Schlumberger foi quem mais imaginou diferentes formas do diamante ser usado – como o colar usado por Audrey Hepburn.
Para a exposição da retrospectiva do trabalho de Schlumberger que aconteceu no ano de 1995, oito anos após sua morte, o diamante passou a protagonizar o broche ‘Bird on a rock’, uma das criações preferidas do designer.
Já sua montagem mais recente, o colar usado pela cantora e atriz Lady Gaga no Oscar (que, além do diamante principal, ainda soma mais de cem quilates de diamantes brancos), foi criada em 2012 para celebrar os 125 anos da Tiffany & Co e adaptado especialmente para Gaga.
A campanha ‘About Love’
A campanha ‘About Love’ foi anunciada na segunda feira, dia 23 de Agosto, pela própria Beyoncé em sua conta no instagram. Nas fotos divulgadas pela cantora, ela aparece ao lado do marido, o rapper e empresário Jay-Z, com um visual inspirado na personagem de Audrey Hepburn no filme ‘Bonequinha de Luxo’, que o nome em inglês leva o nome da joalheria, sendo “Breakfast at Tiffanys”. Como falamos, acima, Beyoncé pode ser vista usando o icônico Diamante Tiffany, que foi usado apenas por três pessoas antes dela e ela se torna a primeira mulher negra a usá-lo.
No fundo de uma das fotos divulgadas da campanha, é possível ver a pintura Equals Pi de Basquiat, em Azul Tiffany– a pintura é parte de um acervo privado e nunca havia sido vista em público antes. Além da jóia poderosa, a cantora também usa vestidos de grandes marcas renomadas, sendo um deles Givenchy criado por Matthew Williams, que tem grande semelhança ao usado por Audrey (como mencionamos acima).
Já Jay-Z usa um tuxedo clássico preto, também adornado com diamantes da marca. A campanha foi fotografada Mason Pole e styling de June Ambrose (Jay-Z) e Marni Senofonte (Beyoncé). O vídeo da campanha deve ser gravado pelo mesmo diretor de Black Is King (filme musical e álbum visual lançado em 2020 por Beyoncé), Emmanuel Adjei.
O filme tem data de estréia marcada para o dia 15 de setembro e homenageia o filme “Bonequinha de Luxo” com uma nova versão da música Moon River, cantada por Beyoncé e gravada em Super 8 pelo próprio Jay-Z.
“Beyoncé e Jay-Z são o epítome de uma história de amor moderna. Como uma marca que sempre foi sobre amor, força e auto-expressão, não poderíamos pensar em um casal mais icônico e que melhor representasse os valores da Tiffany. Estamos honrados em ter os Carters como parte da família Tiffany,” disse Alexandre Arnault, Vice Presidente Executivo de Produto e Comunicação da Tiffany&Co.
O que acharam da campanha dos cantores americanos? Já conheciam a história do diamante? Nos conte nos comentários!