Best of Monogram: 5 Peças de Monograma no Etiqueta Única
Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”.
Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para criar um símbolo que quase sempre é usado como logo da marca ou usado como padrão em repetição para estampa. Acredita-se que os primeiros monogramas foram usados em moedas, por volta de 350AC.
Algumas das marcas que atualmente são referência no uso desta padronagem são Louis Vuitton, Gucci, Christian Dior e Fendi, que as usam em diferentes peças, desde artigos de vestuário, até calçados, acessórios e, é claro, em suas bolsas.
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Confira abaixo cinco peças de monograma que você encontra no Etiqueta Única:
05. Bolsa Saddle – Dior
Criada por John Galliano, que era diretor criativo da Dior na época, em 1999, a Saddle foi apresentada pela primeira vez no desfile de primavera/verão 2000 da marca. Acredita-se que a bolsa tenha sido inspirada por uma foto tirada pelo fotógrafo alemão Helmut Newton intitulada Saddle I, de uma modelo em uma cama com uma sela e botas de montaria.
Em sua primeira versão, a Saddle bag ganhou fama por seu monograma Diorissimo. Logo após, em outras versões de materiais e estampas. Não demorou muito para que a bolsa aparecesse sendo usada por Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker, na icônica série Sex and The City, aparecendo no quinto episódio da série, que foi exibido em 2000. A aparição da bolsa na série, que era um dos grandes sucessos da época, foi um dos primeiros momentos que estabilizaram o status da bolsa, tornando-a peça de desejo para muitas.
A volta da bolsa se deu em 2018, quando Maria Grazia Chiuri, atual diretora criativa da Dior e que vem homenageando clássicos da marca em suas coleções, a introduziu na coleção de Outono/Inverno 2018.
Atualmente, existem três tamanhos existentes da Saddle: micro, mini e clássico que são confeccionadas em couro ou inteiramente bordada com a estampa Toile de Jouy ou Dior Oblique. Ela está disponível em uma grande variedade de cores, desde as mais neutras e discretas, até os tons vibrantes.
04. Bolsa Petite Malle – Louis Vuitton
Um modelo com cara de vintage, a Petite Malle foi introduzida na coleção de Outono 2014 da Louis Vuitton e logo chamou a atenção de diversas fashionistas por conta de seu formato que foge dos tradicionais. O modelo foi inspirado nos icônicos baús da maison francesa e seu nome é traduzido, literalmente, como “pequeno baú”.
Todos os seus detalhes remetem a história dos clássicos acessórios, desde seu formato, até o canvas Monogram Reverse, o fecho, o forro em couro de carneiro, que traz um padrão clássico da Maison, e os detalhes dourados encontrados por toda a peça.
A Petite Malle possui alça longa ajustável e removível, fecho magnético e fecho S Lock. Está disponível em tamanho único com diferentes versões de estampas e cores.
03. Bolsa Triomphe – Celine
A Celine Triomphe é um dos modelos de bolsa mais recentes da Celine. Lançada em 2018 na primeira coleção de Heidi Slimane como diretora criativa da marca, ela é uma das it bags do momento e se tornou objeto de desejo para muitas após ser vista em looks de diversas celebridades como Angelina Jolie e Lucy Bolton.
Com um design clássico e atemporal, a Triomphe possui o logo original da marca, desenhado por sua fundadora, Céline Vipiana, em 1971. Está disponível em três tamanhos diferentes, além de diversas cores e materiais e se já se tornou um dos modelos mais icônicos da marca francesa.
02. Bolsa Dionysus – Gucci
Um dos maiores sucessos da Gucci, a Dionysus foi introduzida na coleção de Outono/2015 da marca, e foi uma das primeiras criações de Alessandro Michele ao assumir o posto de diretor criativo. Seu nome é uma homenagem ao Deus Grego Dionísio e uma maneira de trazer seu mito de volta a vida. O fecho com cabeça de tigre também é uma referência à Dionísio (que é o Deus dos vinhedos, vinhos, das festividades e do teatro) e se tornou um detalhe icônico do modelo.
A Dionysus também trouxe de volta um dos grandes marcos da Gucci: o clássico monograma em canvas, que é a principal estampa da bolsa. Com um estilo muito elegante, sofisticado e atemporal e já se tornou uma das bolsas mais icônicas da marca italiana.
Atualmente, está disponível em quatro tamanhos diferentes: super mini, mini, small e medium, além de diversos materiais, cores e estampas (que variam a cada temporada).
01. Mala Keepall – Louis Vuitton
Um dos modelos mais clássicos e antigos da Louis Vuitton, a Keepall foi introduzida em 1930 por Gaston Vuitton como uma mala de tamanho moderado para ser usada em viagens de final de semana.
O modelo é o reflexo do modo de viajar moderno: leve, flexível e sempre pronta para uma saída imediata. Com um design unissex (ou seja, que pode ser usado tanto por mulheres quanto por homens), a Keepall rapidamente se tornou a queridinha de muitas pessoas ao longo de suas décadas de vida por ser discreta, mas muito elegante e sofisticada.
Atualmente, a mala está disponível em 4 tamanhos: 45, 50, 55 e 60, os números indicando a largura de cada uma e em diferentes estampas monograma: clássica, damier ébène, damier azur, como também no icônico couro epi e modelos de coleções especiais.
Estas são apenas algumas peças de monograma que você encontra no Etiqueta Única! Qual delas é a sua favorita?